Banner topo

PALESTRA DE BOB LAZAR NA IUC EM 2015


Se você não conhece Bob Lazar e sua história, veja estes dois posts do blog antes de continuar:


O super resumo, se não teve disposição para ler, é que Bob alega que, entre os anos de 1988 e 1989, ele trabalhou para o governo como físico pesquisador nas bases militares conhecidas como Área 51 e S4 (Groom Lake) tentando fazer a engenharia reversa de um gerador de campo gravitacional retirado de uma espaçonave alienígena, já que o objetivo dos militares era conseguir entender como a espaçonave e sua tecnologia funcionavam a fim de usá-la em seus futuros projetos.

Vi, estes dias, uma palestra que ele concedeu a George Knapp (o jornalista que cobriu sua história em 1989 e desde então o acompanha) no Congresso Ufológico Internacional (International UFO Congress) edição 2015, realizado de 18 a 22 de fevereiro em  Fountain Hills, Arizona, EUA. No vídeo, ele conta novamente toda a história.

É muito interessante o vídeo, assista:



A história de Bob Lazar é uma das mais icônicas da ufologia mundial por trazer alguns detalhes que são "anormais" nesse tipo de ocorrência, o que na minha opinião (e na de muitas pessoas) reforçam a tese de que ela é, por mais fantástica que seja, real:
  • Bob conta exatamente a mesma história complexa e cheia de detalhes desde o início, há quase 30 anos, e nunca se contradisse tão pouco a mudou (o que costuma ocorrer em mentiras).
  • Muitas provas periféricas e testemunhas surgiram e surgem a cada ano.
  • Bob não gosta de dar entrevistas e nem ir a eventos, ele acha que  que tinha para falar já falou, e que o que ele guarda de informações não divulgadas de sua história é para sua própria segurança.
  • Ele nunca disse ter visto um alienígena, apenas espaçonaves que eram feitas para pilotos de estatura muito baixa segundo ele. Na verdade, ele diz que quando viu a primeira nave, achava que era uma nave experimental da USAF e que isso explicaria os avistamentos de pessoas que alegavam ver OVNIs (achava seria um jato secreto, mas ele percebeu, pouco tempo depois, que estava enganado). Isso reforça que ele não parece ter tentado inventar uma história colocando elementos mais comuns nela.
  • Bob nunca quis saber de frequentar eventos ligados a ufologia e tão pouco se interessava pelo assunto antes ou depois do ocorrido, e isso se manteve assim até pouco tempo atrás.
  • Bob não colhia frutos de sua história, pelo contrário, foi ridicularizado e enfrentou e ainda enfrenta muitos problemas profissionais por conta disso com sua empresa de equipamentos científicos e suprimentos. Apenas depois de 2015 ele começou a palestrar em eventos sobre o assunto e agora em 2018 ele resolveu fazer um documentário que deve ser lançado em 2019 (o trailer pode ser visto abaixo). Com certeza para levar sua história a um público maior, mas também, provavelmente, em busca de dinheiro, já que diz enfrentar problemas para conseguir contratos já que muitos o menosprezam e o chamam de "homem dos discos voadores".
  • Ele de fato é um físico e pesquisador extremamente capaz e inovador.
  • O motivo que o levou a contar a história toda é bastante plausível e realista. Não se esperava que alguém dentro  de um projeto secreto tão importante fale sobre o assunto até porque ele diz ter assinado vários termos de confidencialidade, mas ele o fez por problemas bastante humanos, com sua esposa achando que ele tinha um caso, ela mesmo começando a ter um, a segurança da base ouvindo as conversas dela com o amante pelos grampos telefônicos que ele descobriu mais tarde, e a administração do projeto não o chamando mais para trabalhar temendo pela sua estabilidade mental caso soubesse do caso da esposa, associado ao trabalho de cunho fantástico no qual estava inserido. Como a base não entrava mais em contato para ele ir trabalhar e nem respondiam a seus chamados, ele achou que estava sendo colocado para fora do projeto e que o eliminariam, o que o levou a, gradativamente, ir revelando a história à pessoas próximas e, depois, à mídia.
  • Ele realmente sofreu atentados, e George Knap revelou que na época, quando gravaram uma matéria jornalista sobre o tema e o nome de Bob seria revelado ao mundo, Bob entrou em pânico e, apavorado, mudou de ideia e queria destruir a fita por temer por sua vida caso a matéria fosse mesmo ao ar (o que acabou ocorrendo, sem prejuízo a sua vida como pode-se constatar).
Enfim, é uma história e tanto, e a palestra foi bastante interessante.

Abaixo o trailer do documentário de Bob que deve sair em 2019.


Postar um comentário

0 Comentários