Banner topo

ILUSÕES


"O mundo anda estranho."

Quantas vezes você já pensou sobre isso? Com qual frequência? Ela vem aumentando?

Não me refiro neste editorial a aquilo que muitas pessoas podem atribuir a aquelas coisas que muitos classificam como teorias da conspiração, pois seria enveredar-me por trilhas mais nebulosas do que a já nebulosa "realidade". E digo "realidade" assim, entre aspas, porque a cada dia que passa estou mais convencida de que a "realidade", como postulado por diversos filósofos no decorrer do tempo, realmente é impossível de ser plenamente capturada por nós, seres humanos.

A vida é uma experiência basicamente sensorial.

Podemos obviamente ampliar este conceito à metafísica  e inferir que temos experiências que extrapolam nossos sentidos, entrando no domínio espiritual. Mas mesmo este é interpretado por nossa mente, que queiramos ou não, evoluiu em cada um de nós de acordo com aquilo que experimentamos no mundo físico. O mundo espiritual é, portanto, interpretado com base naquilo que experimentamos no mundo físico por meio de nossas capacidades sensoriais. E tudo daí e diante, entendemos por meio de metáforas e correlações.

Por exemplo: quando o cristianismo, em suas escrituras sagradas, cita que Deus é nosso pai, inferimos a Ele características não apenas de originador e criador, mas sim todas as demais características que  normalmente são observadas (pelo menos esperadas) na relação entre pai e filho, como amor, proteção, carinho, perdão, educação, correção, ensino e exemplo. Se a relação entre pai e filho não existisse (se fossemos "filhos de chocadeira" como alguns gostam de falar) como poderíamos atribuir a Deus estas características?

Estranho pensar então que nossos sentidos (por mais avançados que sejam) e os fragmentos de informação que obtemos através deles são completamente incapazes de nos permitir uma observação da realidade como ela é, em sua plenitude, nos permitindo apenas interpretá-la de maneiras muito limitadas e particulares, e não raramente nos confundindo e enganado com certas ilusões.

A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de ambiente, deformação do ambiente, mudança de clima, etc) ou artificiais (camuflagem, mimetismo, efeitos sonoros, ilusionismo, entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes.

Wikipedia

Diante disso, observe o mundo a sua volta e tome aquilo que você tem por realidade como objeto de análise por alguns instantes. Há uma espiral de eventos ocorrendo neste momento que nós todos não podemos compreender completamente. Tal qual um iceberg, vemos apenas sua menor parte.

Crise sanitária levando a uma crise financeira das piores já vistas. Crises sociais e políticas que levam milhões à morte por falta de dinheiro da população e consequente fome e impossibilidade de acesso a serviços de saúde, seja pelo embate social, seja pela guerra. Eliminação de direitos individuais e a implementação de controles estatais que fariam qualquer fascista da história humana até aqui ficar com inveja. Guerra de informação levando ao embate de narrativas tão diversas que entender o pouco da verdade que somos capazes de compreender tornou-se uma tarefa desestimulante de tão complexa e incerta.

Existem pessoas que afirmam que o ocidente em especial está vivendo a maior operação de psyop da história. Visando nosso controle por meio de uma constante sensação de insegurança, desorientação e medo. O fato de que a crise sanitária que acelerou nossa degradação a nível pessoal e coletivo é obvia. A humanidade vinha decaindo pouco a pouco em diversos aspectos a uma taxa que, depois de 2020, se acelerou intensamente.

Como publicado neste blog no artigo A ORDEM SURGIDA DO CAOS, existem muitos indícios que nos levam a crer que há um objetivo para toda esta degradação.

Postar um comentário

0 Comentários