Banner topo

O POUSO DE UM OVNI EM BENTILEE, STROKE-ON-TRENT (INGLATERRA) EM 1967


Surgiram na Inglaterra incríveis imagens de arquivo de testemunhas oculares de um pouso de OVNI em um campo na cidade de Stoke-on-Trent (Inglaterra), em um caso pouco documentado e conhecido até então.

O ano era 1967 e a febre espacial estava no auge por toda a Inglaterra. Discos voadores e naves espaciais alienígenas eram o assunto preferido nos bares, escritórios e nas famosas fábricas de cerâmica que dão fama à cidade até os dias atuais.

Já haviam ocorrido dezenas de avistamentos de discos voadores nos céus acima do condado de North Staffordshire enquanto o verão se aproximava do fim. Mas um incidente em particular, na noite de 2 de setembro de 1967, deixou até mesmo os especialistas intrigados, com dezenas de relatos independentes e coesos entre si informando um mesmo objeto voador não identificado brilhando na cor vermelha.

O site de notícias local, o StokeonTrentLive, adquiriu um clipe da ATV Today onde donas de casa, crianças e até um policial revelam exatamente o que viram naquela noite misteriosa em Bentilee - um subúrbio residencial naquela cidade.

O vídeo começa com o apresentador Gwyn Richards fazendo uma reportagem sobre um "evento extraordinário que foi testemunhado por diversas pessoas". Duas dessas entrevistas são das vizinhas Bowen e Stephenson, que viram o OVNI pousar próximo do local onde moram.




Na entrevista, em um tom bastante prático, a sra. Bowen lembra:

Se parecia um pires, você sabe. Ele mudava de cor - vermelho, verde e azul. Eu fiquei com medo dele quando ele pousou.

Sra. Bowen e Sra. Stephenson descrevem o avistamento com o UVNI em  Bentilee.



A sua vizinha, a sra. Stephenson, acrescentou:

O objeto brilhava em vermelho como se alguém tivesse acendido uma fogueira no meio de um campo. Ele atravessava metade do campo. Poderíamos ver claramente o seu contorno, com uma cúpula, mas não podíamos ver nenhuma porta. Não havia calor, era apenas um brilho vermelho. Não ouvíamos nem mesmo um pássaro, tudo estava morto.

Havia um homem parado atrás de nós. Ele disse 'Vocês viram?'. Dissemos 'sim'. Ele disse 'eu estava no quarto e pensamos que o campo estava pegando fogo porque o quarto estava iluminado por um brilho vermelho. Eu desci porque pensei que estava imaginando coisas'.

Enquanto eu e a sra. Bowen observávamos, vimos o objeto subir aos céus com a mesma cor de quando estava em solo. Suas cores brilhavam e ele passou a se mover em alta velocidade.

O apresentador Gwyn Richards do ATV Today no campo em Bentilee onde o OVNI supostamente pousou.

Um grupo de quatro meninos, incluindo Malcolm Bowen, também compartilhou o que viu naquela noite, enquanto um policial admitiu que estava tão preocupado que pediu às crianças mais novas que voltassem para dentro de suas casas. Malcolm lembra:

O resto dos garotos fugiu, mas eu fiquei lá. Era como um disco comum, com uma coisa redonda no topo. Pensamos que era um avião a princípio, mas todos ficamos calados. Vimos isso girando e depois dissemos que não podia ser um avião. Não ouvimos nenhum som. Vimos um brilho muito forte e então ele subiu direto no ar e começou a girar. Depois de 10 ou 12 segundos, ele desapareceu de vista.

Enquanto isso, um circunspecto policial local também deu seu relato do OVNI de Bentilee - e ofereceu uma possível explicação. Ele disse:

Chegamos lá e fomos recebidos por uma turma de crianças e um ou dois adultos que nos informaram que tinham visto esse brilho no céu viajando de leste a oeste ou de oeste a leste, não me lembro exatamente. E que ele tinha desaparecido sobre a escarpa da colina diante da qual estávamos. Começamos a escalar a colina. Ficamos um pouco apreensivos e mandamos algumas das crianças pequenas de volta. Essas coisas podem acontecer, mas eu não acredito nelas. Não posso provar nem uma coisa, nem outra. Seguimos colina acima e não conseguimos ver nenhum sinal do suposto objeto. Não conseguimos ver nada. À distância, havia um pub com uma considerável iluminação amarela. Supus inicialmente que essa iluminação pudesse ter sido o que todos viram.

Os investigadores de OVNIs Roger Stanway e Tony Pace também foram entrevistados para o programa, no Observatório Newchapel, onde descreveram a aterrissagem em Bentilee como "bastante incrível".

Quatro rapazes locais, incluindo Malcolm Bowen, dizem ter visto o OVNI.

Eles revelaram como levaram suas descobertas ao Ministério da Defesa, que confirmou que algo aconteceu na propriedade naquela noite. Pace disse:

O fato de algumas testemunhas estarem bastante preocupadas e perturbadas com o que ocorreu nos convenceu de que algo realmente estranho aconteceu naquela noite de sábado, em setembro de 1967.

Stanway acrescentou:

Não conseguimos encontrar nenhuma explicação das fontes que contatamos: controle de tráfego aéreo, polícia e órgãos dessa natureza. E como as pessoas em Bentilee queriam uma explicação, assim como nós mesmos, pensamos em ir ao Ministério da Defesa em Londres.

Um policial cético mandou as crianças de volta para casa.

Discutimos o episódio de Bentilee, pois havia uma quantidade impressionante de evidências e testemunhas independentes. Então eu confrontei as testemunhas com a ousada pergunta: 'Bem, senhor, você acha que de fato o que está descrito neste relatório realmente aconteceu?'. E a resposta foi 'sim'.

Bem, isso me surpreendeu um pouco, pois eu esperava que as testemunhas tivessem várias explicações diferentes umas das outras.

Minha próxima pergunta a elas foi 'Qual é a sua explicação quanto ao que eram esses objetos, esses fenômenos?'. Para minha surpresa, as testemunhas disseram 'não temos ideia'.

Minha reação imediata foi lhes perguntar 'Isso preocupa você?'. E eles responderam sim'.

O vídeo termina com Richards telefonando do aeroporto de Manchester em um telefone público, para relatar sua própria experiência, a de ter visto uma estranha aeronave em Derbyshire.

Os investigadores Roger Stanway e Tony Pace.

Não surpreendentemente, naquela época o jornal local The Sentinel acompanhou de perto todos os desdobramentos daqueles estranhos acontecimentos, onde Stanway e Pace registraram mais de 70 incidentes isolados de atividade OVNI dentro de um raio de 32 quilômetros em Stoke-on-Trent, os quais integraram seu relatório UFOs: Unidentified, Undeniable.

Falando ao jornal em 2006, Pace disse:

Em 1967 haviam muitos relatos de OVNIs nas olarias, e muitos pareciam estar centrados na área de Bentilee. Na época, o fenômeno OVNI era nacional, com avistamentos ocorrendo por todo o país. Você não pode simplesmente descartar coisas desse tipo quando tantas pessoas afirmam tê-las visto.

O historiador de North Staffordshire, Bill Cawley, também analisou aqueles eventos bizarros que ocorreram dentro e fora da vizinhança de Bentilee e arredores naquele passado não tão distante. Ele disse:

Relatos de coisas estranhas nos céus se estendiam de Cannock até as colinas acima de Leek. Mas o centro de maior atividade era de fato em Bentilee, e a mídia local estava cheia de relatos de avistamentos de OVNIs nos céus da cidade. Em 2 de setembro daquele ano, houve oito avistamentos diferentes entre 1h da manhã e o amanhecer, com a completa falta de som sendo a principal característica de todos os avistamentos. Um objeto em forma de pião foi visto por um morador da Beverley Drive.


Houve um relato muito interessante feito por uma senhora chamada Becanin. Ela era uma artista talentosa, e forneceu desenhos do que havia visto em sua casa em Hethersett Walk nas primeiras horas da manhã. Ela não conseguia dormir e, à 1 da manhã, depois de beber água, olhou pela janela para ver três luzes laranja no campo a alguma distância. Uma das luzes parecia mais próxima e maior, e estava piscando com uma luz mais brilhante.

Essa luz começou a subir, com uma chuva de faíscas verdes, desaparecendo no nordeste. As outras duas luzes também desapareceram sem seguida. Todo o incidente durou dois minutos.

Outro grupo viu um objeto em forma de bacia sobrevoando pelos céus. Ele estava brilhando na cor vermelha e amarela, e parecia aterrissar nos campos perto de Beverley Drive. Crianças e adultos correram na direção do local do pouso e uma das crianças disse que a área parecia ter sido queimada. Algo havia pousado no campo e permanecido ali por algum tempo.

Uma mulher telefonou para a polícia, que chegou em seguida. Eles não viram nada, mas, ao deixar a área, um homem na janela da sala do andar superior os chamou lá de cima e disse que o disco estava decolando. O objeto subiu a cerca de 300 pés de altura e depois desapareceu.

Um esboço do pouso do OVNI em Bentilee.

Quando foram entrevistados, os políciais permaneceram céticos e disseram que as luzes poderiam ter sido reflexos da iluminação pública ou das janelas de um pub local.

Então, em 4 de setembro daquele mesmo ano, Terry Bagnall, de 15 anos, morador da Beverley Drive, viu um objeto colorido em forma de charuto sobrevoar a área com uma luz forte, que aumentou em intensidade à medida em que subia no céu pela manhã.

O relatório apontou que jatos que usavam o aeroporto de Manchester como base voaram sobre a área naquela ocasião, e que isso poderia representar alguns dos avistamentos. Também é possível que muitas das testemunhas tenham confundido OVNIs com satélites (algo que aliás vem ocorrendo com frequência nos últimos meses).

Uma confusão com o planeta Vênus poderia ser outra possibilidade, assim como condições meteorológicas bizarras. No entanto, Stanway e Pace concluíram que 10% dos avistamentos eram de fato inexplicáveis.


Livre tradução do artigo Incredible archive footage of the time a UFO landed in a field behind the Bentilee estate publicado em https://www.stokesentinel.co.uk/news/stoke-on-trent-news/bentilee-ufo-landing-stoke-trent-3772263 no dia 02/02/2020

Postar um comentário

0 Comentários