Banner topo

SATÉLITES DA STARLINK CONFUNDIDOS COM OVNIS



Diversos websites pela Internet tem relatado que os satélites da Starlink, iniciativa da empresa SpaceX do bilionário e empreendedor Elon Musk tem não apenas incomodado astrônomos pelo mundo como também tem provocado leigos a acreditarem estar vendo OVNIs.


Os satélites Starlink buscam criar uma rede que no futuro próximo oferecerá acesso de banda larga à Internet em todos os lugares do planeta, de maneira onipresente. Musk, CEO da empresa, relatou que os satélites orbitam em uma altura que pode variar de 350 a 1.150 quilômetros de altitude, e que devido a essa característica podem ser vistos facilmente no céu noturno.

O site Olhar Digital afirmou em artigo do dia 04/12/2019 que pessoas no Chile acreditaram estar observando OVNIs quando na verdade estavam apenas avistando os satélites da Starlink nos céus noturnos.

Já o site do jornal inglês The Independent relatou em 28/05/2019 que na ocasião - após o 1º lançamento que colocou os primeiros 60 satélites em órbita - sites especilizados em fenômeno OVNI na Holanda receberam uma quantidade anormal de relatos de pessoas que afirmavam terem visto objetos voadores não identificados, que mais tarde foram identificados como a constelação de satélites da Starlink.

O site do jornal norte americano The New York Times relatou em 11/11/2019 - ocasião em que o segundo lançamento do programa colocou mais 60 satélites em órbita lançados pela SpaceX a partir da base de lançamentos no Cabo Canaveral (Flórida, EUA) - que astrônomos ficaram negativamente surpresos ao constatar como os satélites eram muito brilhantes no céu noturno (devido a reflexão da luz solar), atrapalhando o trabalho de pesquisa astronômica com telescópios localizados na superfície da Terra.

A preocupação aumenta pois estes foram os impactos apenas dos primeiros 120 satélites (ainda desativados, pois só começarão a operar quando seu número for de no mínimo 800). A previsão é de que a constelação da Starlink tenha um total de 12.000 a 30.000 satélites, mudando para sempre o aspecto do céu noturno em todo o planeta, mesmo que a SpaceX esteja trabalhando com o Laboratório Nacional de Rádio Telescópios dos EUA para minimizar este impacto do ponto de vista astronômico, assim como repensando a pintura externa dos satélites para não refletirem tanta luz e, assim, ficarem invisíveis ao olho humano na altitude em que estão.

Caso a visibilidade dos satélites continue igual à destes 120 primeiros, relatos de OVNIs que poderiam ser facilmente descartados pipocarão aos montes, tornando a pesquisa ufológica muito mais difícil.

Postar um comentário

0 Comentários