Banner topo

EDGAR FOUCHE: OVNIS TRIANGULARES TR-3B, METAMATERIAIS E QUASICRISTAIS - VERDADE OU MENTIRA?

[NOTA DESTE BLOG: Este artigo é, de longe, um dos maiores e mais complexos que escrevi até aqui, tendo levado mais de 2 meses do seu início até sua publicação final. Originalmente eu pretendia fazer apenas mais uma tradução de artigo como tantas outras que faço neste blog. O tema seria Edgar Fouche, já que artigos sobre ele em português são difíceis de encontrar. Porém, o artigo em questão era absolutamente extenso e pessoal, escrito basicamente como um relato em 1ª pessoa por alguém que teve estreito contato profissional e de amizade com ele: o Alien Scientist.


Assim, fiquei muito tempo refletindo se eu devia escrever um artigo baseado no original ou se eu devia apenas traduzi-lo (o que desde o início achei que ficaria estranho). Devido a quantidade de informações e a riqueza de detalhes do artigo original, optei por fazer um misto de ambos.

Desta forma, o que você lerá abaixo é, em essência, uma tradução direta do artigo original, preservando os mesmos tópicos e temas, assim como boa parte do texto original (mudando-o para 3ª pessoa). Em algumas outras partes tomei a liberdade de incluir algum texto adicional, com a finalidade de  melhorar a compreensão de certos trechos e temas dentro do escopo do artigo como um todo.]


Edgar Fouche em 1971, então com 21 anos de idade
Edgar Fouche foi um "suposto" informante que vazou inúmeras informações sobre projetos secretos do governo e das forças armadas norte-americanas. Com uma história ligeiramente semelhante à de Bob Lazar, Fouche alegou ter participado de projetos secretos militares por anos, os quais lidavam com a recuperação e a realização de engenharia reversa de tecnologia alienígena obtida de espaçonaves extraterrestres acidentadas, e que os trabalhos nesse sentido, assim como Bob Lazar também afirmava, eram todos realizados na Nellis Air Force Base - mais conhecida como Área 51

Diferente de Bob Lazar, Edgar Fouche apresentou várias supostas "provas documentais" (muitas questionáveis até hoje) e gostava de dar entrevistas e escrever sobre o assunto - ele inicialmente foi reconhecido como autor, por seu livro Alien Rapture - The Chosen. Porém, sobre Edgar pesam muitas dúvidas a respeito da veracidade de suas alegações, que normalmente já seriam questionáveis por natureza. Outros fatores a seu respeito despertaram muita desconfiança. Mesmo que ele tenha comprovado vários pontos de sua história no decorrer dos anos (com provas que convenientemente o colocava nos lugares e datas certas) muitas coisas que ele falou e muitas de suas atitudes inspiraram desconfiança no meio ufológico, com muitos pensando ser este apenas mais um caso de fraude elaborada, enquanto que outros desconfiavam abertamente que ele seria na verdade um agente de desinformação, trabalhando para alguma agência de inteligência como a CIA ou a NSA. Isso não seria novidade, afinal. Casos documentados dessa prática já foram denunciados antes, como o que ocorreu com o NICAP nos EUA.

Porém, uma coisa que não se pode negar é que a história de Edgar Fouche seja complexa e cheia de detalhes interessantes, sendo que um deles (provavelmente o mais famoso) é a sua alegação de que OVNIs triangulares que centenas de pessoas pelo mundo alegam ver não são aeronaves alienígenas, mas sim aeronaves humanas, criadas com tecnologia desenvolvida pelos projetos secretos dos quais ele fez parte, e que o nome código destes objetos é TR-3B. O vídeo onde ele apresenta isso (em inglês apenas), no seu debute no meio ufológico realizado no IUFOC (International UFO Conference) de 1998, pode ser visto abaixo (infelizmente sem legendas em português).



 

Alien Scientist 

Uma das maiores referências sobre Edgar Fouche atualmente é uma misteriosa figura, presente há anos na Internet (com seu website/fórum, e com seu canal de Youtube), chamado apenas de Alien Scientist, um suposto pesquisador e cientista que investiga uma grande gama de assuntos não convencionais - normalmente ligados ao fenômeno OVNI e à teorias de conspiração, sempre com um viés mais cético do que crente. O Alien Scientist é uma figura anônima, cuja identidade real não se tem confirmação pública. Ele alega ter sido amigo de Edgar Fouche por muitos anos após um dos seus assinantes do Youtube os ter apresentado em 2009, se desentendendo com ele anos depois (com uma breve reconciliação pouco ates da morte de Fouche em maio de 2017). 

Quem o Alien Scientist realmente é parece ser um mistério (alguns já tentaram confirmar quem ele é, e eu mesmo tentei obter informações sobre o registro de seu website, mas o nome do proprietário é protegido). Apesar disso, seus artigos são considerados fidedignos por parte relevante da comunidade ufológica e teórica de conspirações, e muitas das informações que ele revela sobre Fouche ele atribui ao próprio Edgar, obtidas em conversas e trabalhos que ambos compartilharam por anos.


Biografia

Para entender o peso de quem foi Fouche e porque ele acabou tendo tanto crédito junto a tantas pessoas da comunidade ufológica entre as décadas de 1990 e 2000 (a ponto de se tornar um personagem de destaque no meio ufológico norte-americano e mundial), é preciso conhecer um pouco de sua história de vida e de sua carreira militar.

Segundo o Alien Scientist (que alega que o próprio Fouche lhe relatou isso), Edgar Albert Fouche nasceu na região rural do centro-sul do estado da Geórgia (EUA), sendo membro da 5ª geração de americanos de origem francesa em sua família. Ele e vários membros de sua família, em diferentes gerações, estiveram envolvidos com o governo e as forças armadas, atuando em diferentes áreas de inteligência, projetos secretos, criptografia e comunicações.

Isso ocorreu pelo menos desde a revolução francesa e da era napoleônica. Joseph Fouche foi o primeiro-ministro de Napoleão, chefe de sua força policial, e é ancestral direto de Edgar Fouche. Joseph Fouche fundou e coordenou a primeira agência de inteligência organizada do mundo. A CIA, o KGB, o MI-5, a Mossad e outras agências de inteligência usaram e expandiram seus métodos de obtenção de informações, criação e manutenção de redes de informações e sobrevivência política. Alguns historiadores franceses o consideram um canalha pois sobreviveu a muitos de seus líderes, incluindo Napoleão e o rei da França, sem nunca se comprometeu realmente com nenhum deles, preocupando-se apenas com seus próprios interesses.


Seus descendentes, no entanto, foram aparentemente menos frívolos. Os Fouches na geração de Ed se orgulhavam em ser descendentes de franceses liberais que se opuseram à escravidão ao custo de grandes prejuízos financeiros na época da Guerra Civil americana.
Uma foto mais recente de Ed


A família Fouche se mudou algumas vezes de cidade, indo de Americus, no estado da Georgia, para San Antonio, no estado do Texas. Isso trazia paralelos com o personagem do livro que Ed escreveu, Alien Rapture. Nele, o personagem Joe Green faz a mesma mudança. Isso tornou claro que o personagem era uma alusão ao próprio Ed.


Há alegações de Ed quanto a família de sua mãe ser da mesma linhagem franco-alemã dos Rothschilds, mas de um ramo diferente da conhecida família de banqueiros, sendo o ramo da mãe dele essencialmente rural e pobre. Por isso ele usou este sobrenome como pseudônimo na publicação de seu livro.

Edgar teve uma vida acadêmica normal, formando-se no colégio Longview, na região leste do estado do Texas, onde estudou teatro, foi capitão da equipe de futebol americano e membro do conselho estudantil. Viu muitos amigos serem recrutados para a guerra do Vietnã, e ele próprio acabou sendo recrutado anos depois, em fevereiro de 1968, enquanto frequentava o Kilgore College e trabalhava como torneiro mecânico, fabricando bombas para as Indústrias R. G. Le Tourneau.
 

Edgar se voluntariou, e foi então designado para a Lackland Air Force Base, onde realizaria o treinamento básico da USAF. Ele seria treinado para atuar como paraquedista de resgate, responsável por saltar de helicópteros a fim de resgatar pilotos abatidos, geralmente em meio ao fogo cruzado. Porém, se feriu com relativa gravidade durante os treinamentos, antes de ir para a escola no Fort Benning, e assim acabou sendo redesignado para a Keesler Air Force Base, no Mississippi. Uma vez lá, Edgar passou um ano aprendendo eletrônica, comunicações, inteligência e criptografia.

Durante o período que foi de 1967 a 1974, Edgar prestou serviço em várias bases da Força Aérea dos Estados Unidos, primeiramente no Tactical Air Command (TAC), posteriormente no Air Training Command - ATC e, por fim, nas Pacific Air Forces (PACAF). Nessa época, que durou cerca de três anos e meio, ele foi designado para Kenada Air Base (Okinawa, Japão), Udorn Royal Thai Air Force Base (Tailândia, usada pela USAF na Guerra do Vietnã), Ben Hoa Air Base (Vietnã) e várias outras no sudeste asiático por curtos espaços de tempo.

Edgar frequentou ainda várias universidades, incluindo a New Mexico University, o Air Force College e a University of Meryland. Ele se formou em engenharia eletrônica e em aviônica pela Força Aérea, e se tornou bacharel em administração. Em algum momento de sua vida, ele foi admitido junto à Maçonaria, mas abandonou a fraternidade após algum tempo. Tornou-se mergulhador marítimo de profundidade licenciado, com muitos certificados, e foi treinado por Rostelov Jukov (supostamente um desertor russo). Também recebeu treinamento como piloto e se tornou um ávido carpinteiro. 



Documentações e credenciais

Em um documentário feito sobre Edgar Fouche pela BBC, alguns documentos que comprovam seu passado foram exibidos, mas alguns foram comprovados como fraudes feitas por ele.


Note que nos documentos a inicial de seu nome do meio é "A" de Albert e não "R" de  Rothschild (nome que ele usou como autor do seu livro, Alien Rapture).


O pesquisador David Hilton solicitou, por meio da lei de liberdade de informação dos EUA (FOIA), acesso à ficha militar de Fouche. A seguir, as imagens dessa documentação (em inglês) comprovam diversas de suas alegações quanto a sua carreira militar.










Dúvidas a respeito de alegações sobre metamateriais e quasicristais

De todas as alegações feitas por Fouche em suas inúmeras palestras, vídeos, artigos e livros, as menções que ele fez aos assim chamados Metamateriais e aos  Quasicristais chamam a atenção por levantarem sérias suspeitas de que ele estava apenas inventando mentiras, ou criando-as para tornar sua narrativa mais fantástica e robusta.

Ambos os materiais, de características absolutamente exóticas, de fato são usados atualmente em tecnologias de invisibilidade e camuflagem de ondas de radar, mas existem suspeitas de que Ed não tenha conhecido estes materiais dentro dos projetos secretos dos quais ele alega ter participado, mas sim que ele possa ter tomado conhecimento sobre eles por meio de literatura técnica disponível abertamente na época - apesar de serem uma novidade ao público na ocasião.


Metamateriais:

Convencionalmente, a função ou comportamento dos materiais pode ser alterado através de sua química. Isso é conhecido há muito tempo. Por exemplo, adicionar chumbo altera a cor ou a dureza do vidro. No entanto, no final do século XX, esta descrição foi ampliada por John Pendry, um físico do Imperial College de Londres. Nos anos 90, ele foi consultor de uma empresa britânica, a Marconi Materials Technology, como especialista em física de materiais sólidos. A empresa fabricava uma tecnologia de invisibilidade feita de um tipo de carbono com propriedades de absorção de radiação, que por sua vez seria aplicado em embarcações navais. No entanto, a empresa não conseguiu entender a física do material, e questionou Pendry em busca de uma solução.
 

Pendry descobriu que a propriedade de absorção de radiação não provinha da estrutura molecular ou química do material, ou seja, do carbono em si. Esta propriedade vinha na verdade da forma física longa e fina das fibras de carbono. Ele percebeu que, em vez de alterar convencionalmente um material por meio de sua química (como o chumbo fazia com o vidro) o comportamento de um material poderia ser alterado mudando sua estrutura interna para uma escala muito fina. A escala muito fina era menor que o comprimento de onda da radiação eletromagnética. A teoria se aplicava ao espectro eletromagnético que estava (e está) em uso pelas tecnologias de radar. As radiações de interesse eram, portanto, ondas de rádio e microondas, passando pelo espectro infravermelho e indo até aos comprimentos de onda de luz visível.

Os cientistas veem este material como "além" dos materiais convencionais. Assim, a palavra grega "meta" foi anexada, e estes são os chamados metamateriais.


Fonte: Metamaterials - por John Pendry

A partir deste trabalho, supostamente, foi desenvolvida a tinta absorvente de ondas de radar usada pela Marinha dos EUA. Nenhum cientista contratado pelas Forças Armadas americanas apresentou quaisquer documentos ou informações científicas contestando as alegações de Pendry sobre ele ser o primeiro a descobrir a física de como os metamateriais funcionavam, portanto, isso parece indicar que não haviam pesquisas militares a respeito do assunto sendo feitas, ou que elas existiam e eram infrutíferas.

Alegações de que o Exército dos EUA estava fortemente envolvido na pesquisa de Metamateriais em 1976-1979 (quando Ed estava na Nellis Air Force Base/Área 51) também são suspeitos, já que o termo "Metamaterial" não existia até alguns meses antes da apresentação onde Edgar exibiu estas informações no IUFOC (International UFO Conference) de 1998. O termo só foi cunhado por John Pendry quando ele fez seu derradeiro e famoso experimento com o ressonador de anéis divididos (split ring resonator).

Isso não impede, no entanto, que cientistas possam ter se deparado acidentalmente com diferentes tipos de metamateriais no passado, e embora não pudessem compreender totalmente a física por trás deles, ainda terem realizado experiências com revestimentos/pinturas absorventes de ondas de radar e semelhantes.

Da mesma forma, existem precedentes conhecidos de que estudos e descobertas feitas em condições de sigilo militar costumam ser mantidas como secretas por muito tempo, mesmo depois da mesma ciência ser "descoberta" por civis. No ramo da criptografia por exemplo, foi exatamente o que ocorreu com relação ao avanço da criação e  distribuição das chaves assimétricas (chaves públicas) que são usadas até os dias atuais, protegendo desde simples acessos a websites até compras e trafego de dados sigilosos. Pesquisadores de uma universidade dos EUA ( Diffie, Hellman e Merkle) descobriram como fazê-las e foram considerados os pais do algoritmo que ganhou o nome de RSA, patenteado em 1977. Mas na verdade a descoberta das chaves assimétricas e sua distribuição havia sido feita pelo menos 3 anos antes por matemáticos militares ingleses (James Ellis, Clifford Cocks e Malcolm Williamson), que a desenvolveram e pelo sigilo top secret da descoberta, não puderam levar o crédito, vendo os americanos redescobrindo o que eles haviam descoberto muito tempo antes.

Porém, Edgar nunca forneceu informações ou evidências que corroborassem suas afirmações de estar envolvido com grupos de pesquisa militar avançada sobre metamateriais. Ele não deu nomes de pesquisadores que pudessem ser consultados a fim de confirmar suas alegações, e todos os dados que ele forneceu a respeito do assunto foram superficiais e rudimentares, e poderiam ter sido obtidos em revistas científicas disponíveis na época.

Quasicristais:

Os itens a seguir foram retirados das notas pessoas de Fouche referentes a sua palestra no IUFOC em 1998:

  • Em 1984, foi publicado um artigo que marcou a descoberta dos quasicristais - dois cristais metálicos distintamente unidos de maneira simétrica.
  • Após a descoberta "oficial" dos quasicristais em 1984, uma semelhança entre o quasicristal icosaédrico e o padrão de mosaico 3D-Penrose foi notado.Antes de os quasicristais serem descobertos em 1984, o matemático britânico Roger Penrose inventou uma maneira de cobrir um avião de maneira não periódica, usando dois tipos diferentes de mosaicos. Um exemplo simples de mosaico 3D pode ser visto no SLIDE.
  • As peças do mosaico são organizadas de forma a obedecerem a determinadas regras de correspondência. Isso é chamado de mosaico 3D-Penrose, que é composta por romboedros ao invés de losangos.Uma dúzia de anos depois, o "Mosaico de Penrose" tornou-se um protótipo de modelo muito eficiente para explicar a estrutura dos quasicristais descobertos em ligas metálicas resfriadas rapidamente.
  • Quatorze anos de pesquisa sobre os quasicristais estabeleceram a existência de uma grande diversidade de quasicristais estáveis ​​e metaestáveis ​​com simetria de cinco, oito, dez e doze vezes, com estruturas estranhas e propriedades interessantes. Novas ferramentas tiveram que ser desenvolvidas para o estudo e descrição desses materiais extraordinários.
  • Os quasicristais são candidatos promissores para se tornarem materiais de armazenamento de altas quantidades de energia, componentes de matriz metálica, barreiras térmicas, revestimentos exóticos e sensores de infravermelho, que podem ser usados em aplicações de laser de alta potência e dispositivos eletromagnéticos. Algumas ligas de alta resistência e ferramentas cirúrgicas usando quasicristais já estão no mercado. 

Se os quasicristais foram "descobertos" em 1984, então onde está a prova de Fouche de que ele ouviu falar ou trabalhou em programas associados a eles em Groom Lake durante o tempo em que esteve destacado na Nellis Air Force Base por volta dos anos de 1976 a 1979? Como sabemos que ele apenas não leu algumas coisas sobre quasicristais em um artigo publicado em alguma revista científica da época e copiou suas informações de lá? Talvez, se Fouche tivesse botado a boca no trombone em algum momento entre 1979 e 1984, poderíamos dar alguma credibilidade à suposta fonte de suas informações.

De fato, diversas fontes de pesquisa sobre quasicristais, com informações semelhantes a aquelas dadas por ele em sua apresentação de 1998 no IUFOC, já estavam disponíveis na época em publicações de acesso público.


Este artigo falando sobre os quasicristais foi publicado pelo jornal New York Times na terça-feira, 5 de setembro de 1989, pelo repórter de ciências Malcolm W. Brown (clique na imagem para ampliar). A informação no artigo é semelhante ao que Ed escreveu em suas Notas de Aula do IUFOC de 1998, então é bem possível que Ed simplesmente tenha copiado as informações deste artigo do NYTimes ou outro artigo similar, o que implicaria que ele não obteve as informações de nenhum documentos ou fonte secreta que tenha tido acesso ao trabalhar nos projetos secretos que alega ter feito parte. Como Ed não pode identificar suas fontes (ele já é falecido), tão pouco pode prestar qualquer informação privilegiada que pudesse ser de fato verificável quanto a este assunto, não há como assegurar que sua narrativa é real ou se ele simplesmente copiou todas as informações sobre quasicristais de fontes publicamente disponíveis.

Aeronaves Triangulares TR-3B

Edgar Fouche afirmava que a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) possuía pelo menos duas aeronaves triangulares super secretas baseadas em tecnologia antigravidade alimentada por energia nuclear, que eram designados pelo nome código TR-3B. De acordo com Edgar, a USAF possui um protótipo menor, que tem 60 metros de comprimento, e uma versão operacional maior, com 182 metros de largura (praticamente 2 campos de futebol). Edgar Fouche afirmava que esses veículos eram usados como plataforma espacial por um programa espacial secreto. Em conversas privadas, Edgar disse ao Alien Scientist e a outras pessoas ligadas a ele que ele viu um TR-3B com seus próprios olhos em 3 ocasiões diferentes enquanto esteve em  Groom Lake a serviço da Força Aérea.



Ed Fouche e sua empresa, a Fouche Media Associates, produziram várias representações gráficas do TR-3B, mas nenhuma fotografia verossímil ou outra documentação foi produzida para confirmar a existência da aeronave ou mesmo os detalhes técnicos de como o alegado sistema de propulsão antigravitacional funcionaria.

Através das investigações do Alien Scientist sobre os detalhes mais minuciosos do que Ed Fouche forneceu a respeito do sistema de propulsão do TR-3B, foi concluído que a informação não tem valor técnico algum, e provavelmente foi inventada por Ed na tentativa de combinar histórias sobre o Dispositivo de Sino Nazista com o Onda Belga de avistamentos de OVNIs triangulares para que sua história fosse mais crível na comunidade ufológica.


Investigando a alegação que Ed Fouche fez a respeito do "Plasma à base de mercúrio"

Um acelerador circular (sic) que rotaciona plasma baseado em mercúrio à 60.000 rpm e pressurizado a 200.000 atm, super-resfriado a 150K.

Edgar "Rothschild" Fouche em "Riddle of the Skies" (Enigma dos Céus), documentário de 1999 da BBC (o 1º episódio em inglês pode ser visto aqui)

Não se sabe onde Ed conseguiu esses números, mas eles são completamente absurdos em termos científicos, e parece que ele fez todas essas afirmações apenas para impressionar com um falso conhecimento técnico, enganando qualquer um que não tivesse formação técnica para entender o que ele estava falando. A pressão que ele sugere é tão absurda que rasgaria qualquer material conhecido pela humanidade.

Uma pessoas escreveu sobre os Sinos Nazistas e sobre Plasma de Mercúrio rotacionado antes da revelação de Ed em 1998. Ele se chamava Tim Matthews, e ele atacou Ed de maneira feroz quando ele deu sua palestra e trouxe sua história ao mundo, acusando-o de plágio. Haviam algumas outras fontes de informação sobre o mesmo tema (Sinos Nazistas e rotação de mercúrio), todas anteriores à "revelação" de Ed em 1998 e que poderiam ter lhe servido de "fonte de inspiração". Há ainda um texto indiano com mais de 100 anos chamado "Vaimānika Shāstra" que mencionava uma nave que voava graças a um certo metal líquido em seu interior. Ed pode ter facilmente unido todas essas informações para criar e elaborar sua própria história, sabendo que isso causaria grande impacto em muitas pessoas no meio ufológico.

De fato, o Alien Scientist alega ter conversado com Ed por anos a respeito desses detalhes, e nunca ter conseguido obter de Ed qualquer informação científica ou técnica capaz de proporcionar qualquer entendimento sobre a engenharia da tecnologia da aeronave, nenhuma informação sobre os empreiteiros que a construíram, nem fotografias, nem documentos, nem patentes, sem informações verificáveis ​​ou provas que sustentassem suas alegações.


As experiências pessoais do Alien Scientist com Ed Fouche

No início de 2009, um dos assinantes do canal de Youtube Alien Scientist, chamado Ellamcoy, lhe contatou dizendo poder colocá-lo em contato com Edgar Fouche, já que o Alien Scientist havia citado Fouche em algum de seus vídeos sobre o TR-3B e os conceitos de anti-gravidade. O Alien Scientist concordou, e depois de alguns e-mails começou a conversar com Ed via Skype com certa frequência e proximidade, conhecendo mais detalhes da história de Ed do que a grande maioria.

O Alien Scientist é um grande crítico de Bob Lazar e o acusa de ser uma fraude há tempos. Obteve ajuda de Edgar Fouche em algumas ocasiões para desmascar algumas de suas afirmações, assim como fez com Dan Burisch e alguns que alegaram (sem comprovação alguma) serem ex-militares ou ex-funcionários do governo envolvidos em programas secretos. O Alien Scientist luta muito contra mentirosos e fraudadores, pois segundo ele, essas pessoas destroem totalmente qualquer chance de credibilidade que pesquisas e fatos sérios relacionados à ufologia possa ter.

Porém, por anos o Alien Scientist desenvolveu amizade Ed Fouche, acreditando que isso o estava ajudando a obter informações legítimas de um informante real. Ele realmente acreditava que Ed havia tido acesso a programas secretos de engenharia reversa ligados a tecnologias de invisibilidade, anti-gravidade e propulsão avançada, porque Edgar falava (ou tentava falar) sobre a verdadeira ciência por trás destas tecnologias, e possuía histórico militar real e comprovado para apoiá-lo.

Assim, apesar de todas as falhas que o Alien Scientist encontrou nas histórias de Fouche ao longo dos anos, ele continuou (e continua) achando que Ed ainda é um dos informantes/denunciantes mais legítimos de toda a história da ufologia. Mesmo com evidências que apontam que Ed obteve muitas das informações (que alegava serem de origem secreta) por meios públicos e nada restritos, ele também pode ter criado toda sua história propositalmente falha, com a finalidade de trazer à tona  algumas informações legítimas.

No geral, Ed nunca forneceu nenhuma informação inédita que não pudesse ser encontrada em artigos de revistas e jornais, websites ou em livros, como explicado anteriormente nos casos dos metamateriais e dos quasicristais. Isso pode, claro, ser explicado pelo fato de que vazar informações classificadas dessa natureza constitui-se um crime, e como veterano, Ed não estava interessado em perder sua aposentadoria. Essa foi a razão para ele ter escrito seu livro, Alien Rapture, como um trabalho de ficção e nada mais.

Ambiguamente, apesar de discorrer essas hipóteses sobre a legitimidade de Ed, o Alien Scientist deixa claro que em quatro anos de convívio, Fouche se mostrou como uma das pessoas mais enganadoras e manipuladoras que ele conheceu pessoalmente. Ed lhe comprava coisas e lhe enviava presentes apenas para usá-los como algum tipo de chantagem emocional e em tentativas de manipulação. O Alien Scientist disse que Ed causou mais problemas no fórum de seu site do que qualquer outra pessoa, fez mais postagens do que qualquer um (a maioria com o intuito de desinformar os leitores), e criava intrigas homéricas entre os administradores do site, jogando uns contra os outros até que ele foi desmascarado e colocado contra a parede, causando grande decepção ao Alien Scientist.

O momento em que a "ficha caiu" para o Alien Scientist foi quando Ed sabotou um acordo que havia sido fechado com os produtores de NASA Undisclosed Files (um programa de TV em que Ed Fouche e Dan Benkert apareciam). Ed escreveu um e-mail bastante desagradável contando todo tipo de mentiras aos produtores, que acabaram por tirar o Alien Scientiste do programa. Tudo ocorreu porque Ed queria que o Alien Scientist mentisse para os produtores a respeito de um suposto OVNI triangular rondando a missão STS-61C. Ed disse aos produtores da Wag.tv que esse OVNI triangular era o TR-3B, mas o Alien Scientist já havia encontrado imagens em alta definição do suposto objeto que provavam que nada mais era do que lixo espacial. Ed ficou furioso e lhe disse para não contar aos produtores aquilo, ameaçando-o.

Foto do objeto na missão STS-61C (janeiro de 1986) originalmente em https://www.seattlepi.com/national/article/Updated-with-odd-NASA-response-Solved-Strange-4937486.php#photo-5387135


Close do objeto na imagem acima, que alegam provar que se era apenas lixo espacial.

Ed não queria que o Alien Scientist mostrasse a imagem aos produtores, mas sim que o ajudasse a produzir e disseminar desinformação para o público, algo com o que o Alien Scientist não podia concordar.

Além disso, na noite anterior à entrevista de Ed na Wag.tv para o programa NASA UFO FILES do Discovery Channel, ele ligou via Skype para o Alien Scientist procurando identificar quais eram os detalhes técnicos absurdos do TR-3B que ele havia dado em sua entrevista ao documentário "Riddle of the Skies" (Enigma dos Céus) da BBC. Perguntou que outros tipos de coisas eram super-resfriadas, e o Alien Scientist ofereceu algumas ideias, incluindo "eletroímãs supercondutores".

Ed afirmou então que era isso que o TR-3B resfriava, eletroímãs, e não o plasma de mercúrio. Foi neste momento que o Alien Scientist percebeu que Fouche possivelmente o estava apenas usando para obter informações com a finalidade de ajustar sua narrativa e torná-la mais elaborada e crível. As mudanças em diversos detalhes da narrativa de Ed não paravam, e ele contou ao Alien Scientist, certa noite (bêbado como um gambá) que chegou a voar em um dos TR-3B.

O alcoolismo desenfreado de Ed (principalmente devido seus problemas com Estresse Pós-traumático) acabou por levar ao fim a amizade entre ambos, que a transformou em uma grande rivalidade, causando tanto desgosto ao Alien Scientist que ele abandonou a ufologia e até mesmo o Youtube por vários anos. A gota d'água foi a destruição do banco de dados do fórum do site do Alien Scientist, invadido por pessoas a quem Fouche concedeu privilégios administrativos.

O Alien Scientist alegava que Ed era um mentiroso patológico e um mestre na manipulação de pessoas, jogando contra ele amigos e colegas. Fingiu ser um bom amigo usando de charme e elogios, baixando sua guarda e nublando seu discernimento quanto aos absurdos que falava. O interesse por quasicristais e metamateriais, além de ver grande sentido na ligação entre a centrifugação de algum super fluido e antigravidade (que explicavam o formato discoide dos OVNIs e o zumbido que eles emitem de acordo com a maioria dos relatos) não lhe deixaram perceber as mentiras. Era algo muito mais crível do que a historia de Bob Lazar e seu Elemento 115.


O vídeo que Ed tirou do ar por expô-lo como mentiroso:

No final de 2013, David Hilton e Dan Bankart chamaram a atenção do Alien Scientist para um vídeo que eles tinham gravado de um chat no Oovoo (antigo serviço de conversa online semelhante ao Skype e ao Google Talk) com Ed, onde ele basicamente admitia ter metido sobre toda a sua história e que havia inventado tudo. Este vídeo foi gravado por David Hilton, e o original tem cerca de 2 horas de duração, mas o Alien Scientist separou alguns trechos-chave do vídeo e os publicou no seu canal do Youtube em 14 de novembro de 2013. Alguns dias depois, ele foi removido por Edgar Fouche, que registrou uma reivindicação de violação de direitos autorais contra o vídeo. Isso resultou na revogação da capacidade do Alien Scientist fazer uploads de vídeos com mais de 15 minutos por vários meses, após vários passos para regularizar sua situação junto ao Youtube.

Segundo ele, o vídeo ainda está em seu canal mas como vídeo particular, sem poder ser acessado pelo público.


As mentiras de Ed sobre ser um agenda da NSA:

Na quarta-feira, 6 de novembro de 2013, o Alien Scientist diz ter recebido um e-mail de Ed Fouche, que foi copiado também para um estranho e-mail do domínio @nsa.gov. O Alien Scientist estava convencido que Ed fez aquilo só para assustá-los com a ideia de que ele era um agente de desinformação da NSA, para que tivesse medo de expô-lo como mentiroso.



Uma investigação de acompanhamento sobre este endereço de e-mail está em andamento segundo o Alien Scientist, com vários FOIAs (lei de acesso à informação dos Estados Unidos) enviados para a NSA em busca dos registros relacionados a Ed Fouche e a esse endereço de e-mail em particular, que mesmo que não exista, pode ser rastreado por algum script que registra todas as mensagens do domínio @nsa.gov mesmo para endereços inexistentes.

Porém, de maneira geral foi o alcoolismo de Ed (devido ao seu transtorno de estresse pós-traumático), e as consequências da invasão do fórum - com a destruição de muitos dados - que minaram a amizade entre ele e o Alien Scientist, acabando com a amizade e gerando muito ódio e acusações de ambos os lados.

Embora tenham feito as pazes pouco antes de Ed morrer em 2017, o Alien Scientist diz que nunca resolveu totalmente o caso, e algumas pessoas ainda aceitam como verdadeiras algumas coisas que ele disse enquanto brigavam, onde ele chamou Ed de mentiroso e agente do governo. Algo que o Alien Scientist diz desejar esclarecer melhor, já que os registros militares de Ed mostram que ele realmente esteve servindo na Nellis Air Force Base, e que conhecia pessoas lá - isso não pode ser negado.

Ed e sua esposa Rebecca em 1995

Ed Fouche por volta de 1980 em Houston, Texas (USA).

Ed alegava que esta era uma fotografia dele em uma conferência do "Pentágono e da NSA sobre projetos secretos" em 1987... note que nas duas fotos acima dos anos 1980 Ed ostenta uma cabeça cheia de cabelo, sem nem um pouco de calvície sequer.

 

 As histórias de Ed

Clique aqui para ter uma transcrição completa da apresentação de Edgar Fouche no International UFO Conference de 1998. O Alien Scientist encontrou versões diferentes das histórias de Ed, como pode ser visto neste site aqui.

F-117

Ed alegava que esta foto mostrava ele (ao centro, careca, de costas, com camisa listrada), em um hangar dentro da Área 51.

Ed Fouche disse ao Alien Scientist que esteve envolvido com o desenvolvimento do caça stealth F-117, porém, isso se mostrou uma mentira. Ed enviou esta foto ao Alien Scientist pedindo que ele a divulgasse com uma história que ele lhe contou: a de ela havia sido tirada de um local altamente secreto ENTRE OS ANOS DE 1977 A 1981, e que aquela aeronave era uma prova de conceito menor do projeto do F-117 (que eles chamavam de Have Blue). Ed disse ainda na ocasião que era ele na foto, calvo, de costas, com calças jeans claras e agasalho listrado. De fato, Ed estava locado na Nellis Air Force Base na época, que é muito próxima de Groom Lake (onde Ed disse que o protótipo estava sofrendo testes de voo).

O cara à esquerda de Edgar Fouche, segundo ele disse ao Alien Scienytist, era  Bob Green, engenheiro de aviônica e computação. Já o rapaz à direita de Edgar Fouche era Billy Snodgrass (especialista em A & E). Fouche alegava que havia trabalhado com Bob no centro operacional de teste e avaliação de voo (FOT & E) da Edwards Air Force Base (Califórnia), onde fizeram pesquisa e desenvolvimento para os projetos do F-111, do F-15 e do F-15 Strike Eagle, do A-9, do A-10 e do B-1 original, além de outros protótipos secretos. Também alegou que trabalharam juntos na Nellis Air Force Base (Nevada), e que ambos tinham escritórios na Kelly Air Force Base (Texas) em meados dos anos 80.

Porém, o Alien Scientist disse que após ampla pesquisa, foi capaz de determinar que Ed provavelmente havia roubado a foto e fabricado toda aquela história. Depois de localizar e escrever à pessoa que havia tirado a foto, ela disse nunca havia ouvido falar em Ed Fouche, e que além disso, alguns dados que ele havia fornecido em sua história eram ridículos e fantasiosos, o que comprovaria que essa era mais uma das mentiras de Ed.


S-4 - Ed pego na mentira mais uma vez

Embora Ed tenha criticado Bob Lazar e sua história sobre o S-4 e o Elemento 115, Ed aparentemente roubou ou tomou emprestadas partes da história de Bob Lazar no começo de sua aparição pública. Porém, mais tarde, ele achou sensato admitir que mentiu sobre o S-4.


No vídeo acima, aos 6 minutos e 27 segundos, Ed fala abertamente sobre a base do S-4 no lago Pappoose próximo à Área 51.



Aos 48 segundos do vídeo acima (parte 7 de 7 da Apresentação de Ed no IUFOC) ele diz que no lago Papoose, onde armazenam um TR-3B, há um hangar escavado na rocha, na encosta de uma montanha, cuja abertura é protegida por uma projeção holográfica que impede que satélites russos possam identificá-la mesmo utilizando mais de um espectro de varredura, vendo apenas rochas. Porém, Ed já havia se pronunciado outras vezes dizendo coisas conflitantes, como quando disse (comentando a história de Bob Lazar, desqualificando-a) que "o S-4 não estava na Área 51 do Lago Papoose e nem ao alcance da Base Nellis da USAF".


Ed contou duas versões conflitantes da mesma história, provavelmente porque estava mentindo.


A verdade sobre o S-4

Seria real a existência de uma base ULTRA SECRETA, super invisível, completamente desprotegida, diretamente a favor do vento, em um local destinado a testes nucleares no deserto de Nevada (o que faz dele um dos lugares mais radioativos do planeta)?



A história de Jerry Freeman






A história de Jerry Freeman desafia completamente a narrativa apresentada por Bob Lazar sobre uma base secreta chamada S-4 no Lago Papoose. Pois, se a história de Bob fosse verdadeira, então Jerry Freeman certamente teria sido preso por ter chegado tão perto dela.

Até hoje, nenhuma evidência credível jamais foi apresentada para provar que uma instalação sequer tenha existido no lago Papoose, onde Lazar reivindicou que esse hangar de OVNIs, de propriedade do governo, existia de maneira secreta.




A queda do F-15

Por mais de um ano, o Alien Scientist e David Hilton perderam tempo e recursos preciosos investigando o acidente de um F-15 na região de testes da Nellis Air Force Base, o qual Ed repetidamente afirmava ter sido resultado de um encontro com OVNIs (o que não se mostrou ser o caso). Ed também insistia que o significado do acidente era "Maior que Roswell". Porém, depois de uma investigação meticulosa, o Alien Scientist descobriu que este não era o caso também. A investigação pode ser acessada em http://www.david-hilton.net).

OVNIs Triangulares e a "Onda Belga"

O Alien Scientist suspeita que Ed fabricou sua história sobre o TR-3B para que ela combinasse a  Onda Belga de Avistamentos de OVNIs com o material do Programa Espacial Secreto do Sino Nazista e com a Operação Clipe de Papel. Pelo menos, Ed ficou muito aborrecido quando a pessoa que fraudou as fotos revelou que elas eram falsas.

Por mais de vinte anos os crentes no fenômeno OVNIs têm citado a onda de avistamentos de OVNIs que ocorreu na Bélgica entre os anos de entre 1989 e 1990 como um mistério inexplicável. Por vários meses, muitos belgas relataram avistamentos de uma nave triangular. Esse foi o tema central de um dos principais capítulos do mais recente best-seller de Leslie Kean, UFOs: Generals, Pilots, and Government Officials Go on the Record. Em sua revisão deste livro, o famoso psicólogo Michael Shermer sugere que os avistamentos belgas representam um "resíduo de anomalias" (Scientific American, 28 de março de 2011).


Um grande problema com a onda belga sempre foi a falta de fotos ou filmes mostrando o objeto, apesar de centenas de avistamentos relatados. De fato, em seu livro Kean tenta rejeitar a falta de evidência, observando que "vinte anos atrás, telefones celulares e câmeras digitais e de vídeo baratas e acessíveis ao público ainda não estavam em uso" (o que é verdade, mas as câmeras analógicas - de filme - já eram extremamente abundantes e generalizadas). De fato, apenas uma foto que afirma mostrar essa suposta "nave triangular" já foi vista (acima). Dizia-se que ela havia sido tirada em Petit Rechain, na Bélgica, em abril de 1990, por um homem de 20 anos conhecido apenas como "Patrick", embora isso não tenha sido revelado até quatro meses depois. O grupo de investigação ufológica belga SOBEPS investigou a foto e descobriu que ela era autêntica. O mesmo aconteceu com muitos outros "especialistas". Kean escreve em seu livro:

Uma equipe sob a direção do professor Marc Acheroy descobriu uma forma triangular se tornava visível ao super expor o slide. Depois disso, o slide colorido original foi posteriormente analisado por: Frangois Louange, especialista em imagens de satélite com o centro nacional de pesquisa espacial francês (CNES); pelo Dr. Richard Haines, ex-cientista sênior da NASA; e finalmente pelo professor Andre Marion, doutor em física nuclear e professor da Universidade de Paris-Sud e também do CNES. (página 30).

Os céticos a respeito do fenômeno OVNI há muito tempo fornecem razões pelas quais essa foto não é crível. Por um lado, ela não mostra nada no fundo para permitir que o tamanho ou a distância sejam determinados. Significa que o objeto na foto poderia ser tanto um pequeno modelo visto de perto quanto um gigantesco veículo flutuante. Na década de 1990, o cético belga Wim van Utrecht mostrou que a foto poderia ser facilmente reproduzida usando um modelo pequeno. Em uma edição recente do WebZine Sunlite de Tim Printy, um artigo de Roger Pacquay aponta várias inconsistências sobre a foto.

Mas agora há uma confissão. A organização de notícias belga RTL está relatando que o fraudador deu sua "mea culpa" e agora "levanta o véu": O repórter entrevistou "Patrick" em sua casa, onde ele mostrou-lhes muitos slides e impressões.

l OVNI de Petit-Rechain n'est pas un vaisseau spatial venu d 'une lointaine galaxie mais un panneau de frigolite peint e équipé de trois spots.

O OVNI de Petit-Rechain não é uma espaçonave de uma galáxia distante, mas sim um painel de isopor pintado com três pontos afixados.

A notícia onde ele revela isso pode ser lida aqui (em francês).

Conclusões a respeito de Edgar Fouche

Por meio das FOIAs (lei de liberdade de informação dos EUA) arquivadas por David Hilton, o Alien Scientist pode confirmar que Ed Fouche estava, de fato, servindo na Nellis Air Force Base (Área 51) de 14 de junho de 1976 a 16 de julho de 1979, onde trabalhou nos sistemas de teste de voo para o projeto do F-15.



Isso faz dele o único "denunciante" comprovado da Área 51 até o momento (Bob Lazar foi pego mentindo sobre sua formação acadêmica e nunca confirmou seu emprego lá). É possível que durante esse período trabalhando no projeto do F-15, Ed tenha entrado em contato com pessoas e informações relacionadas a programas secretos executados no mesmo local. No entanto, as informações (histórias) que ele contou não substituem provas e documentações concretas de tais programas e de seus detalhes de funcionamento interno.

Ed nunca apresentou provas substanciais para nenhuma de suas mais extravagantes alegações sobre holografia, invisibilidade ou para o triângulo voador TR-3B, embora o Alien Scientist não tenha nenhuma razão para duvidar de que os militares tenham trabalhando nesses tipos de coisas.

Não foi apresentada nenhuma evidência concreta de que Ed tenha trabalhado ou tido acesso a informações privilegiadas sobre programas secretos (há provas apenas relacionadas a sua participação em projetos de criação de equipamento de teste de voo do programa do F-15). Da mesma forma, ele não vazou informações técnicas ou científicas relevantes que pudessem ajudar o Alien Scientist e a outros pesquisadores a entender ou reverter a engenharia dessas tecnologias.

Sua história, mesmo que verdadeira, mostra-se essencialmente inútil na medida em que não fornece qualquer tipo de insight real sobre como essas tecnologias funcionam ou como a comunidade científica poderia replicá-las, tão pouco dá informações sobre como e onde o público poderia acessar ou solicitar acesso à informações por meio da FOIA junto ao governo dos EUA (Ed nunca apresentou nomes de programas secretos, nem de de seus diretores ou nem dos pesquisadores envolvidos).

Edgar Fouche pode ter tido algum tipo de exposição a programas secretos ou confidenciais durante seu tempo no serviço militar, mas é óbvio que ele não era um cientista, tão pouco alguém relevante dentro da cadeia de comando até onde se saiba. Assim, o nível de informação que ele forneceu pode, muito possivelmente, ter sido fabricado por ele a partir de informações disponíveis publicamente na época.

Mas mesmo que Ed realmente tenha escutado rumores sobre um triângulo voador chamado TR-3B - ou tê-lo visto com seus próprios olhos por três vezes como ele afirma ter visto em seu tempo nas forças armadas - suas especificações técnicas sobre o funcionamento interno do motor de centrífuga de mercúrio estão erradas e exibem um entendimento pobre de física e engenharia. Essas mesmas especificações técnicas por ele fornecidas também demonstram percepção nula da ciência e tecnologia da antigravidade, um assunto que o Alien Scientist diz ter estudado extensivamente em um esforço pessoal para separar o fato científico da ficção, chegando a uma compreensão mais coerente da física envolvida. Segundo ele, perseguir histórias a respeito do TR-3B já provou ser uma distração para outros trabalhos científicos legítimos.


O Trigo

As revelações de Ed sobre Quasicristais e Metamateriais, assim como seu uso para implementação de invisibilidade óptica/fotônica são, talvez, a coisa cientificamente  mais interessante de toda a saga de Ed Fouche. Faria todo o sentido que a pesquisa militar secreta pudesse estar muito interessada nessas coisas, e o fato de Ed falar sobre elas prova que pelo menos ele sabia de alguma coisa. Ed também mostrava um conhecimento prático das forças armadas, da estrutura e organização de programas secretos, e tinha documentos para respaldar seu registro de serviço militar, incluindo nisso sua alocação na Nellis Air Force Base.

Ed também foi o primeiro a divulgar a possível existência do TR-3B, e desde então inúmeras naves triangulares foram descobertas. Até o momento, nenhuma documentação oficial do TR-3B ou sua conexão com o programa de desenvolvimento do ASTRA foi encontrada. O Alien Scientist diz ter sido atraído originalmente pela descrição de Ed quanto a unidade anti-gravidade da nave, baseada em centrifugação de plasma de mercúrio, mas ele agora se pergunta se Ed possa ter criado essa parte da história com base no folclore ufológico disponível na época, como aqueles originados dos textos indianos (Vimanika Shastra), e das histórias do Sino Nazista. Ou ambas as histórias poderiam estar conectadas, evidenciando uma possível tecnologia ancestral de naves voadoras que remontam à Índia antiga até os dias atuais? Só o tempo e a pesquisa na área da física dirão se tais histórias tem alguma validade científica.


O Joio

Já o lado negativo da história de Ed Fouche é que todas as partes importantes de sua história, como o que ele falou a respeito de "motores de centrífuga de plasma de mercúrio" e "disruptores de campo de fluxo magnético" não forneceram insights significativos sobre a compreensão da física antigravidade ou a capacidade de replicar a tecnologia ou liberá-lo das profundezas dos programas governamentais secretos. E enquanto tais programas e aeronaves possam existir em algum hangar secreto na Área 51, Ed nunca forneceu os detalhes técnico/científicos para ajudar pesquisadores a fazer engenharia reversa e comprová-la.

O TR-3B também permanece um mistério para o Alien Scientist. O modelo de 182 metros parece quase impossível de existir, e até mesmo o modelo de 76 metros parece improvável. Ed nunca desistiu da existência deles durante todo o tempo em que foi amigo do Alien Scientist. Na verdade, em algumas ocasiões onde estava muito bêbado, revelou que não apenas trabalhou na coisa, mas que voou nela uma vez, como se estivesse contando uma mentira maior para encobrir uma mentira anterior, combinado com o fato de que ele foi pego admitido ter mentido sobre o S-4, dizendo que o diretor do programa de TV onde falou sobre o S-4 o persuadiu a mentir e adicionar essa parte à sua história. Isso mostrava que Ed tinha uma inclinação para a mentira e para o lucro pessoal. Isso foi demonstrado pelo incidente com o Discovery Channel, onde ele queria que o Alien Scientist  mentisse aos produtores sobre uma fotografia da NASA, apenas para entrar na TV, e não mostrar a eles a imagem de alta definição onde ficava claro que se tratava de mero lixo espacial.

"Nem todo mundo com quem você luta é seu inimigo, e nem todo mundo que te ajuda é seu amigo" - Mike Tyson

Andrew Johnson e o "Check the Evidence"

Depois do desentendimento entre Ed e o Alien Scientist (devido aos problemas no fórum, aos buracos nas histórias de Ed e ao caso do Discovery Channel), Ed decidiu traí-lo da melhor maneira, unindo-se a um cara chamado Andrew Johnson, um ávido partidário de Judy Wood que disse e escreveu algumas coisas bastante desagradáveis ​​sobre o Alien Scientist no passado, em retaliação a algumas das pesquisas que ele publicou sobre a validade científica da hipótese DEW (Armas de Energia Dirigida) de Judy Wood em relação ao uso delas na presumida demolição controlada do WTC em 11 de setembro de 2001.

Em vez de abordar os argumentos científicos do Alien Scientist e respondê-lo com provas ou experimentos - como um pesquisador respeitável faria - Andrew Johnson preferiu fazer ataques pessoais e acusações infundadas sobre conexões familiares do Alien Scientist com companhias de petróleo ou com a CIA, que mesmo que fossem verdadeiras, ainda não serviriam como evidência de que Armas Avançadas de Energia Dirigida seriam capazes de vaporizar uma estrutura de 110 andares com mais de 500.000 toneladas em menos de 13 segundos, tão pouco serviriam como substituto válido a provas concretas para uma aeronave super secreta da USAF chamada TR-3B, cujas provas nunca forma apresentadas. Andrew Johnson preferiu basear seu raciocínio lógico na falácia do Argumento da Ignorância, pelo qual se você não pode provar que algo é falso, então este algo é verdadeiro.

Enquanto Andrew Johnson acusa o Alien Scientist de "enlamear a água" com suas pesquisas e análises bem documentadas, este aguarda que Johnson forneça provas científicas e documentação de coisas como o Efeito Hutchison, Armas de Energia Dirigida, Energia Livre, o TR-3B, e outros fenômenos não comprovados em que ele acredita.




Artigo inspirado pelo artigo original Edgar Albert Fouche's Autobiography no site AlienScientist.com

Postar um comentário

1 Comentários

Todos os comentários serão moderados e publicados o mais breve possível.