Banner topo

HOMENS DE PRETO - DIVAGAÇÕES PESSOAIS E 10 ENCONTROS ESTRANHOS


Como um ramo popular dentro do fenômeno OVNI, existe um folclore bastante intenso a respeito dos Homens de Preto (Man in Black, ou MIB) que envolve desde a questionamentos óbvios sobre sua real existência ou se trata-se de mero sensacionalismo, mentira, exagero ou simplesmente paranoia. Caso sejam reais, ainda resta a dúvida do que são, e as opções vão desde as mais populares (serem membros de uma agência secreta de acobertamento do fenômeno OVNI) às mais obscuras (serem híbridos humano/alienígena que estão trabalhando para seres de outro planeta como comentei neste post, ou ainda androides, clones ou demônios).

Homens misteriosos vestidos de preto que surgem em situações bizarras e ligadas a fenômenos paranormais são uma mitologia bastante antiga na humanidade, que ultrapassa e antecede em muito o fenômeno OVNI, fazendo parte de inúmeros folclores.

Os 7 Eternos de Neil Gaiman
Bruxas e bruxos não raramente eram retratados com vestidos e chapéus pretos. A Morte é retratada da forma clássica como um esqueleto em posse de uma foice e vestida inteiramente de preto. Mesmo os 7 Eternos, personagens de Neil Gaiman na premiada série de quadrinhos Sandman e que conta com a Morte como um dos personagens principais mostra ela e alguns de seus irmãos (Sandman - o Sonho -  e Desespero com destaque para a cor preta. Vampiros, em sua versão clássica, são retratados de preto.

Na mitologia grega as 3 Erínias (as Fúrias), do Hades, responsáveis por várias punições, eram normalmente representadas como figuras aladas com roupas pretas. Satanás e diversos demônios e entidades sobrenaturais maléficas, quando retratadas com roupas, as mesmas normalmente são escuras ou pretas. Vários rituais de magia negra e satanismo são praticados com vestes ritualísticas de cor preta. E a lista se estende.

Simbolicamente, a cor negra é a cor do medo, do mistério e da morte em inúmeras culturas. Em seu livro "Homens de Preto" (que nada  tem a ver com os Homens de Preto associados ao fenômeno OVNI mas sim com relação à moda de se vestir de preto), John Harvey explica que a cor negra na roupa é associada à formalidade, e e alguns casos, ao terror (como os homens da SS nazista que se vestiam de preto).

Paradoxalmente, clérigos dos primeiros séculos vestiam-se de preto por considerar esta uma cor de abnegação e servidão, e isso ainda ocorre até hoje (as roupas dos padres católicos e sacerdotes de outras denominações cristãs são pretas com colarinhos brancos), assim como preto é a cor dominante no vestuário de comunidades isolacionista cristãs abnegadas, como os Amish e os Quaker.

De qualquer forma, roupas e cores enviam mensagens. Qual mensagem os supostos Homens de Preto passam com tais roupas, se não a de que seus propósitos, ações, motivações e intenções são, de fato, obscuras, misteriosas e perigosas?
O assunto dos Homens de Preto deve voltar a tona em 2019 devido ao lançamento do novo filme da franquia MIB (Man in Black: Internacional) neste ano de 2019, portanto, julguei interessante traduzir o artigo originalmente postado em https://listverse.com/2014/05/27/10-creepy-stories-of-encounters-with-men-in-black/ que  por sua vez mostra que sua casuística é bastante antiga, ampla e, não raramente, bizarra e assustadora.

10 histórias assustadoras de encontros com Homens de Preto

Homens de preto têm sido vistos há tempos, geralmente sempre que alguém diz ter visto um OVNI. Logo após ver o OVNI, a pessoa em questão é visitada por homens estranhos que geralmente usam ternos pretos, gravatas pretas e camisas brancas.

Os detalhes e motivos das visitas que eles fazem a algumas pessoas variam caso a caso, mas ainda mais estranhas são as diferenças nas descrições de suas fisionomias que essas pessoas fazem. Enquanto que em alguns casos eles são descritos como homens de idade frios e indiferentes, usando ternos pretos, em outros eles são descritos como portadores de uma vibração misteriosa. As histórias falam de homens que são absolutamente calvos, com vozes quase robóticas e que usam batom sobre bocas sem lábios. Algumas pessoas sugerem que eles são extraterrestres, se disfarçando como humanos para aprender nosso comportamento. Outros creem que eles são ciborgues experimentais a serviço do governo. Mas a verdade por trás dos homens de preto ainda é envolta em muito mistério, e talvez nunca saibamos a identidade desses estranhos espreitadores.

10 - O encontro telepático


Um homem conhecido apenas como Larry afirma que, certa noite, estava indo dormir quando foi contatado por uma presença estranha que se comunicava com ele telepaticamente. Essa estranha presença explicava que ele não era da Terra, mas além disso não dava motivos para contatar Larry. Um pouco cético, Larry pediu que a presença fornecesse alguma prova de sua existência além de simplesmente enviar pensamentos para sua cabeça - ele queria um encontro face a face. A presença concordou em fornecer-lhe mais provas - ele apareceria durante o dia, quando Larry estivesse com seu melhor amigo.

No dia seguinte Larry não sabia o que pensar a respeito do ocorrido e, enquanto tentava viver sua vida normalmente, tornou-se obcecado com o que julgava ter sido um sonho, pensando nele durante os meses seguintes. Eventualmente, ele se encontrou com seu melhor  amigo para a celebração do Dia da Independência nos EUA em um parque próximo. Enquanto Larry conversava com seu amigo, uma van preta estacionou nas proximidades e dois homens vestidos de preto saíram. Mais dois homens vestidos de modo semelhante saíram da van atrás deles, mas não pareciam ser totalmente humanos. Os homens estranhos sentaram-se em uma mesa de piquenique próxima, olharam para Larry e então entraram de volta na van, indo embora tão misteriosamente quanto haviam chegado. Larry nunca descobriu por que o contataram.

09 - Os Homens de Preto teleportados


Albert Bender era o diretor de uma organização de pesquisa ufológica amadora chamada International Flying Saucer Bureau, e ele acreditava ter finalmente descoberto os segredos do fenômeno OVNI com sua investigação. Ele tinha sua própria publicação, chamada Space Review, na qual planejava divulgar sua descoberta. Depois de compilar todas as informações que levantou sobre o assunto, ele enviou o artigo a um amigo pelos correios antes de publicar o material. Infelizmente, isso atraiu a atenção dos Homens de Preto, que decidiram que era hora de visitá-lo e evitar que ele revelasse aquilo ao mundo.

Alguns dias depois de enviar o artigo a seu amigo, Bender estava em sua cama quando, de repente, foi acometido de uma enorme e estranha tontura. Ele notou então vários vultos escuros na sala com ele, que lentamente se materializaram em homens vestindo ternos pretos e com chapéus negros obscurecendo seus olhos e rostos. Ele notou, em particular, que os olhos dos homens tinham um brilho incrível, e que pareciam capazes de falar diretamente dentro de sua mente. Eles o fizeram prometer destruir suas descobertas e cessar toda a sua pesquisa sobre o assunto - Bender estava tão assustado que ficou muito feliz em obedecer.

08 - Supostos Homens de Preto filmados em hotel


Um vídeo de segurança capturou a presença de dois supostos Homens de Preto que, supostamente, entraram em um hotel no Canadá e começaram a fazer perguntas a respeito de um dos funcionários do estabelecimento. Os relatos dizem que o funcionário em questão havia compartilhado a amigos e colegas sua recente experiência vendo um OVNI. Pouco tempo depois, esses dois homens apareceram no seu local de trabalho. Felizmente para ele, aquela visita ocorreu em seu dia de folga.

De acordo com os relatos das testemunhas, os homens estavam perguntando às pessoas no hotel não apenas sobre o empregado em questão, mas também sobre conspirações em geral. Não tinham sobrancelhas nem cílios, e seus olhos eram estranhos e hipnóticos. Suas cabeças eram carecas, possivelmente disfarçadas com perucas, e suas roupas pareciam ter sido feitas para se passarem por despercebidas, mas despertavam certa estranheza. Esses dois homens foram definitivamente filmados em câmera - a questão é se eles eram agentes clandestinos do governo, seres de outro mundo disfarçados ou simplesmente o produto de uma fraude inteligente. Independentemente da resposta, há algo bizarro sobre dois homens de terno entrando em um hotel no meio do dia e fazendo perguntas estranhas sobre um dos funcionários, para depois saírem do local tão misteriosamente quanto entraram.

O vídeo deles entrando no hotel pode ser visto abaixo:


07 - A terrível experiência de um carteiro


Um carteiro anônimo em Washington, DC, estava entregando correspondências em um dia qualquer quando decidiu parar e comer uma maçã. Quando ele a terminou, procurou por uma lata de lixo, e sem sucesso, jogou-a no chão. Antes que ele pudesse deixar a área, um guarda de segurança de um prédio próximo se aproximou e lhe deu uma grande bronca devido a aquilo, explicando que todo o prédio e os terrenos adjacentes estavam sob constante vigilância. O carteiro pensou sobre isso e começou a sentir que que havia algo obscuro no lugar.

Certo tempo depois, o carteiro estava fazendo suas entregas de correspondência habitualmente quando passou novamente pelo mesmo edifício. Desta vez, no entanto, ele viu três homens caminhando em direção ao prédio, mas eles não se pareciam exatamente como seres humanos. Eles bambaleavam quando andavam ao invés de colocar um pé na frente do outro, e eram estranhamente magros - era essa magreza, mais do que qualquer coisa, que assustou o carteiro. Embora abalado, ele decidiu seguir em frente e marchar até a porta do prédio para entregar a correspondência.

Quando ele entrou no prédio, encontrou um grupo de homens que começaram a interrogá-lo sobre o que ele havia visto momentos antes. O carteiro ficou estupefato e incapaz de responder, até que um dos estranhos seres que ele vira antes se aproximou, momento no qual sentiu-se ainda mais aterrorizado. Depois dos homens na sala atormentarem-no com mais perguntas por mais algum tempo, e depois do carteiro repetir que não havia visto nada, ele foi autorizado a sair. Sua rota postal foi alterada pouco tempo depois.

06 - O Homem de Preto que gostava de socializar


Na maioria das histórias, os homens de preto são mal intencionados, seres intimidantes que só aparecem brevemente depois que alguém vê algo que não devia ter visto. Mas isso nem sempre é verdade. Há um relato em que uma mulher afirma que, quando ela era criança, seu pai, engenheiro, era regularmente visitado por um homem de preto, que era simplesmente chamado de Lev. Este homem era completamente careca, o que ela notou ser algo muito peculiar na época. Quando ela apertou a mão do homem, notou que ela era incrivelmente lisa, como se ele não tivesse nenhum pêlo em seu corpo.

O homem usava constantemente seu famoso terno escuro, óculos e chapéu, mesmo em dias de verão escaldante. Ele era conhecido por visitar vários engenheiros da região e seu pai sempre o visitava em uma pequena casa perto do supermercado local. A mulher que conta a história diz que tem certeza de que seu pai sabia que Lev era um alienígena, embora ela nunca tenha descoberto o que eles falaram durante suas reuniões.

05 - Uma visita ao Departamento de Estado


Um homem anônimo contou sobre uma estranha experiência que teve enquanto passeava por Washington, DC. Sem perceber que realmente não havia nada de interessante para um civil ver, ele entrou no prédio do Departamento de Estado. Ele vagou pelo saguão por algum tempo até que a segurança suspeitou dele e o abordou, levando-o para fora prédio. No entanto, durante o incidente, ele viu algo que nunca mais esqueceria.

O elevador se abriu no saguão e cinco homens saíram de dentro dele. Dois destes homens eram muito profissionais e usavam ternos cinzentos formais e comuns. Porem, os outros três homens que lhe escoltaram para fora do prédio lhe chamaram  muito a atenção. Eles usavam chapéus pretos puxados para baixo sobre os olhos, e longos casacos negros, embora fosse o meio do verão. A aparência deles era tão estranha que ele só podia descrevê-los como “caricaturais”.

Enquanto o levavam para fora do prédio, um dos homens estranhos perdeu o equilíbrio e caiu no chão de mármore, deixando cair uma pasta no processo. Ao ajudá-lo a se levantar, ele notou que as pernas do estranho homem pareciam extraordinariamente fracas, e parecia haver uma grossa camada de lã por baixo de seu terno. Ainda mais estranho era a expressão do homem, que nunca pareceu mudar, mesmo com a queda. Perto da pasta caída, ele encontrou uma pequena moeda com palavras cunhadas em uma língua que ele não conseguiu identificar, e em um lado ela tinha a figura de um homem com as características de um lobo, e no outro haviam linhas de navegação e duas luas crescentes.

04 - Homem de Cinza 


Geralmente os homens sorrateiros que aparecem após os avistamentos de OVNIs estão vestidos de preto, mas em um caso ocorrido em Essex, Inglaterra, eles estavam usando ternos cinza. William Shearer afirmou ter visto um OVNI e, alguns dias depois, dois homens apareceram em sua casa. Um dos homens ficou ao lado do carro e manteve uma presença intimidadora enquanto o outro interrogava Shearer a respeito de sua experiência. Nessa primeira visita, no entanto, o homem parecia muito mais interessado em obter a permissão de Shearer para entrar em sua casa  nas respostas que Shearer lhe dava.

Os homens conversavam em uma voz estranha, monótona e sem emoção, e tinham a pele extremamente pálida. Isso, associado ao comportamento estranhamente intimidador que tinham, foi o suficiente para assustar Shearer e não deixá-los entrar em sua casa. Infelizmente para ele, sua experiência ainda não estava no fim. Os homens, ameaçadoramente, falaram que voltariam a visitá-lo, e pouco tempo depois, eles apareceram em seu trabalho. Eles deixaram claro que queriam falar sobre OVNIs e novamente pediram permissão para entrar. Quando Shearer recusou-se novamente, os homens desapareceram e nunca mais retornaram - embora Shearer acredite que, desde então, seu telefone esteja grampeado.

03 - O mistério de Loch


Loch Ness sempre foi um lugar misterioso e intrigante. Muitas pessoas acreditam que as profundezas do lago abrigam uma antiquíssima  criatura da era dos dinossauros, e algumas dedicaram suas vidas a provar sua existência. Um homem chamado Frederick Holiday era conhecido por ser apaixonado pelo estudo da criptozoologia, e passou anos procurando evidências do Monstro e Loch Ness. Talvez fenômenos paranormais estejam mais ligados entre si do que podemos pensar, porque ao investigar o lago em busca da criatura, Holiday teve uma experiência que nunca esqueceria.

Holiday olhou para o topo de uma colina perto do lago e avistou um homem estranho vestido com um terno preto. Embora não fosse anormal ver pessoas à margem do lado naquele dia, Holiday ficou impressionado com o fato de que o homem, diferente das outras pessoas, parecia olhar diretamente para ele. Holiday ficou profundamente perturbado com aquilo, e relatou sentir malevolência do ser que o estava encarando. Antes que ele pudesse fazer alguma coisa, ele ouviu um ruído estranho e então o homem desapareceu tão misteriosamente quanto aparecera. Apenas um ano depois, Holiday estava de volta à Loch Ness para mais estudos quando sofreu um infarto - quando estava sendo levado para a ambulância, ele passou por cima do lugar exato onde o homem estranho estivera.

02 - O Homem de Preto furioso


Um professor de folclore chamado Peter Rojcewicz falou sobre uma experiência que lhe ocorreu em 1980  certa noite na biblioteca da faculdade da Pensilvânia enquanto lia um livro sobre OVNIs que lhe haviam sido recomendados por um colega. Ele estava apenas relaxando em uma cadeira e lendo seu livro quando percebeu o que parecia ser uma perna e um sapato com o canto do olho. Antes que se desse conta, percebeu que havia um homem sentado em uma cadeira na frente dele. O homem imediatamente perguntou a Rojcewicz sobre o livro que ele estava lendo e perguntou-lhe se ele tinha visto OVNIs ou se estava interessado no fenômeno.

Quando o professor declarou que inicialmente não estava interessado no assunto e que estava lendo o livro apenas para satisfazer a sugestão de um colega, o homem ficou furioso, e bravo, perguntou-lhe como ele não poderia estar interessado "nos mais importantes fatos do século". Aparentemente satisfeito que o professor não iria se debruçar sobre o assunto dos OVNIs, o homem partiu, mas não sem antes dizer ao professor para "tenha sucesso em seus propósitos." Porém, apesar desse parecer que este seria o fim da história, ela ganha uma reviravolta.

Depois do encontro, Rojcewicz se levantou, assustado, e começou a andar pela biblioteca para se recompor, já que havia ficado bastante assustado com o ocorrido e com a presença do homem, que sentia ser não natural. No entanto, percebeu que estranhamente estava completamente só no prédio. Nenhum dos bibliotecários podia ser achado em qualquer parte, nem os guardas do prédio, nem outros alunos e estudantes. Na verdade, até onde ele podia ver, a biblioteca estava completamente deserta, exceto por ele. O professor voltou a sua cadeira em uma tentativa de se recompor. Cerca de uma hora depois, de acordo com ele, decidiu se levantar e olhar em volta novamente - e dessa vez ele descobriu que tudo estava como deveria estar, com o prédio repleto de pessoas novamente.

01 - O fotógrafo abandonado no meio do nada


Nos anos 60, Jim Templeton tirou uma foto de sua filha perto de Burgh Marsh, e em pouco tempo ela se tornou uma grande notícia. Você já deve ter ouvido falar desta foto sob o nome de Solway Firth Spaceman, onde pode-se ver atrás da menina uma figura inexplicável em um traje semelhante ao de um astronauta que tanto ela quanto o pai juram que não estava lá no momento da foto (mas que algumas pessoas dizem que era apenas a mãe da menina se distanciando dela, de costas.


Estranho no entanto foi a experiência que Templeton teve pouco depois de tirar a foto. Ele estava no seu trabalho quando um carro chegou com dois homens que alegavam estar trabalhando para o governo. Quando perguntados, eles recusaram a se identificar, fornecendo apenas os códigos  #9 e #10. Mesmo que seus distintivos não apontassem para nenhuma agência governamental específica, Templeton concordou em entrar no carro com eles e dirigir de volta ao local das fotos para responder a algumas perguntas.

As perguntas feitas a ele foram bem estranhas. Além das perguntas esperadas, como o local exato da foto e se havia outras pessoas no dia além dele e da filha, eles também queriam saber sobre as condições climáticas e o comportamento dos animais existentes na área. Templeton disse aos homens que os animais domésticos da área pareciam assustados no dia em questão, e se juntavam em busca de proteção.

Depois que ele lhes disse isso, os homens tornaram-se muito mais hostis e começaram a questionar a validade de sua história. Claro, Templeton não enfrentaria tudo isso para simplesmente admitir a derrota, mesmo que sua história não fosse totalmente honesta, e alegou que estava falando a verdade até onde sabia. Os homens pareceram não estar convencidos, e voltaram para o carro. Eles foram embora e simplesmente deixaram o fotógrafo perplexo na poeira, para voltar do lugar a pé.

Postar um comentário

0 Comentários