O Arquivo Nacional do Brasil divulgou recentemente possuir até o momento em que este artig foi publicado 893 registros de avistamentos de OVNIs, catalogados desde 1952 até 2023 e listados por ordem de aparição.
Cada casos ali documentado possui documentos, como fotos amadoras ou profissionais, desenhos, áudios e até mesmo reportagens em jornais e revistas.
Casos emblemáticos, como o maior avistamento de OVNIs coletivamente no país - numa partida de futebol entre Vasco e Operário, em 1982, no Mato Grosso do Sul.
Grande parte do acervo parece que nunca foi realmente investigado por especialistas ou ufólogos, mas parte dos casos foram identificados facilmente como satélites.
O Arquivo Nacional reforça que o termo OVNI não significam necessariamente a existência de discos voadores ou extraterrestres. OVNI é um termo usado para designar qualquer objeto voador que não teve sua origem identificada de maneira imediata. Podem ser satélites, drones, aeronaves, balões, fenômenos naturais, entre outros.
Para ter acesso ao conteúdo, é só entrar no site do SIAN, o Sistema de Informação do Arquivo Nacional. Depois de login, é só entrar em Favoritos e na aba "Objeto Voador Não Identificado". Por lá, cada um dos casos pode ser visto com toda a sua documentação.
Comentários