Um objeto voador não identificado literalmente colidiu com um caça americano durante uma missão de treinamento sobre o Arizona — e parece que nossa vida real está se aproximando mais e mais de um enredo do seriado Arquivo X. Mais do que gostaríamos. Isso real e é apenas um entre dezenas de incidentes aéreos incrivelmente bizarros que pilotos militares têm relatado em espaço aéreo restrito no sudoeste dos EUA.
A colisão aconteceu em janeiro, quando um jato F-16 Viper atingiu o que as autoridades mais tarde descreveram como um "sistema aéreo não tripulado laranja-branco", ou UAS. A FAA confirmou que o objeto atingiu o canopy do avião em pleno voo. Essa é a bolha transparente que protege o rosto do piloto. Ainda não se sabe o quão danificado ele ficou, mas se isso lhe parece absurdo, saiba do seguinte: este foi apenas um dentre quatro encontros com drones relatados só naquele dia.
E isso é só a ponta do iceberg.
OVNIs estão por toda parte — o que está acontecendo?
Desde 2020, pilotos militares que voam em rotas de treinamento sobre o Arizona relataram dezenas de encontros com objetos estranhos. Alguns foram registrados como drones. Outros desafiavam explicações fáceis — esferas metálicas movendo-se em grupos, oito "UAS prateados" voando em formação cerrada a 6.000 metros de altitude e um objeto suspeitosamente rápido rasgando o céu a uma velocidade de Mach 0,75, ou cerca de 800 km/h, a 10.000 metros de altura. Para contextualizar, um drone comum de fábrica mal ultrapassa 150 metros e atinge a velocidade máxima de cerca de 45 nós.
Em 25 de março de 2021, dois pilotos de F-35 perto de Casa Grande (cidade no Arizona, EUA) descreveram um "grande UAS branco" pairando imóvel a 7.300 metros — algo que, segundo eles, se assemelhava a um pequeno avião ou a um drone realmente grande. Outra tripulação de F-35 avistou um objeto azul-esverdeado brilhante enquanto voava a 10.000 metros de altitude. Nessa altitude, você geralmente compartilha o espaço aéreo com jatos comerciais. Não com OVNIs.
"Esses relatos chegam constantemente", disse o ex-investigador de UAPs do Pentágono, Luis Elizondo, à NewsNation, apontando a fronteira entre o Arizona e o México como reincidente. Algumas autoridades suspeitam de drones avançados de vigilância de cartéis. Outras acham que é algo mais misterioso. De qualquer forma, a tecnologia não condiz com o que é conhecido publicamente.
"Talvez eles tenham uma tecnologia que não estamos acostumados a ver no setor de drones", disse o ex-oficial da CBP, Ron Vitiello. Ele citou o dinheiro do cartel e sua tendência de inovar rapidamente "para continuar vendendo seu veneno".
De maio de 2023 a junho de 2024, o governo dos EUA registrou 757 avistamentos de fenômenos aéreos não identificados. Apenas 49 foram marcados como "caso encerrado".
Com mais objetos aparecendo em espaço aéreo restrito — e um deles agora confirmado como tendo atingido um caça — a questão não é mais se há algo lá fora, mas quem está por trás disso e quão próximos esses encontros chegarão.
Livre tradução do artigo UFOs Are Swarming U.S. Military Zones—And One Just Crashed Into a Fighter Jet publicado em 19/05/2025 por Ashley Fike no site VICE.COM disponível em https://www.vice.com/en/article/ufos-are-swarming-u-s-military-zones-and-one-just-crashed-into-a-fighter-jet/
Comentários