Pular para o conteúdo principal

CASO MENG ZHAOGUO: UM DOS CASOS UFOLÓGICOS MAIS EMBLEMÁTICOS DA CHINA


Uma noite em junho de 1994, Meng Zhaoguo foi acordado por um visitante interplanetário. O trabalhador madeireiro de 26 anos alegou que o extraterrestre era uma mulher, com cerca de três metros de altura, tinha seis dedos em cada mão e havia entrado em sua casa na província rural de Heilongjiang flutuando através da parede.

Meng contou mais tarde que o alienígena o fez levitar acima de sua cama enquanto sua esposa e filho continuavam dormindo, e fez sexo com ele. Um mês depois, ele se viu a bordo da nave espacial do alienígena, que pousou na Phoenix Mountain, perto da plantação florestal onde ele trabalhava. Lá, outro alienígena lhe disse que em 60 anos, o filho de Meng nasceria em seu planeta.

Esta história, relatada pela primeira vez em várias revistas locais, fez de Meng uma celebridade menor durante uma época em que a curiosidade sobre OVNIs , ficção científica e o universo estava começando a crescer na China. À medida que a economia e a sociedade se abriam nas décadas de 1980 e 1990, e o acesso à mídia estrangeira trouxe fenômenos da cultura pop como Star Wars ao público, o interesse pelo espaço e pelo sobrenatural cresceu. 

À medida que o controle da mídia afrouxava, revistas e jornais científicos se espalhavam pelo país. Logo, entusiastas fundaram clubes e associações para “pesquisa” de OVNIs, com dezenas de milhares de membros no auge do movimento. Avistamentos de OVNIs também proliferaram: o South China Morning Post contou 5.000 relatos de OVNIs na China na década até 1995.

A história de Meng era fantástica, mas pelo menos alguns dos novos entusiastas de OVNIs da China acreditaram nele, e várias organizações até enviaram equipes de pesquisa ao local onde a nave alienígena supostamente pousou e também à casa de Meng para obter a história completa dele. Sua história ainda é provavelmente o avistamento de OVNI mais famoso na China, e um dos mais investigados e discutidos. Transformou a Montanha Phoenix em Heilongjiang em um local de peregrinação para outros entusiastas de OVNIs, alguns dos quais também relataram avistamentos de objetos não identificados no céu, incluindo dois supostamente capturados por câmeras em 2005 e 2012.

Meng Zhaoguo passou pelo detector de mentiras em 2003 (captura de tela do vídeo Haokan)

A maioria dos cientistas se alinhou para chamar a história de Meng de absurda, acusando-o de ser delirante ou doente mental. No entanto, alguns alegaram acreditar nele, e um deles até administrou um teste de detector de mentiras em 2003 — no qual Meng aparentemente passou. Seja fato ou ficção, sua história continua sendo a favorita entre os entusiastas de OVNIs e ficção científica , e aqueles que gostariam de acreditar que não estamos sozinhos no universo.

Conforme a história, Meng era um simples fazendeiro e depois um lenhador, com educação de quinta série e aparentemente nenhum registro de falta de confiabilidade. Quando ele tinha 26 anos, ele e outros moradores notaram algo saindo da encosta de uma montanha à distância. Meng e o marido de sua sobrinha foram investigar, pensando que um helicóptero poderia ter caído e que eles poderiam retirar algo dos destroços.

Mais tarde, Meng descreveu ter visto um grande objeto oval com uma cauda longa, totalmente lisa, sem portas visíveis — uma nave espacial gigante.

Meng e seu parente se aproximaram, e quando estavam a cerca de 150 metros de distância, sentiram uma onda percorrendo-os, como eletricidade, paralisando-os como se estivessem caminhando contra uma barreira invisível — algum tipo de campo de força cercava a nave. Mais tarde, Meng disse que um raio de luz o atingiu, e ele caiu no chão. Quando Meng visitou um médico, ele sentiu a eletricidade surgindo através dele novamente quando o estetoscópio foi colocado em seu peito. Na verdade, qualquer coisa de metal desencadearia essa reação por horas após o incidente.

A visita da alienígena supostamente ocorreu alguns dias depois. Enquanto relatos anteriores sugeriam que eles tiveram relações sexuais por 40 minutos, Meng declarou em uma entrevista em novembro do ano passado que a sensação durou apenas três ou quatro segundos — "Eu estava sendo experimentado", ele alegou.

Poucos dias depois disso, Meng acordou uma noite na nave espacial dos alienígenas. Os alienígenas, vestidos da cabeça aos pés com curiosas capas pretas sem costuras, (convenientemente) falavam chinês quebrado. Meng perguntou por que eles estavam ali, ao que eles responderam "para escapar do perigo" e "para observar você e seu planeta". Eles então mostraram a ele, por meio de algum tipo de tela, um cometa atingindo Júpiter.


A queda do cometa Shoemaker-Levy 9 em julho de 1994 ocorreu um mês após a suposta visita de Meng à nave alienígena (VCG)

Este raro fenômeno celestial realmente ocorreu em 17 de julho de 1994, quando o cometa Shoemaker–Levy 9 colidiu com Júpiter. Isso foi citado por crentes em Meng como evidência da veracidade de sua história. Afinal, como um camponês sem educação como Meng poderia ter qualquer conhecimento de tal evento em uma era antes da internet?

Outras evidências que supostamente apoiam o relato de Meng incluem uma estranha cicatriz que um médico encontrou em sua perna, que alguns especulam ser evidência de algo que os alienígenas implantaram em sua pele. Meng também disse que os alienígenas o visitaram novamente em 2016, quando o presentearam com parte do cometa que atingiu Júpiter.

As notícias do encontro extraordinário de Meng em 1994 se espalharam rapidamente, e investigadores dos então florescentes clubes de OVNIs do país desceram até a pequena comunidade madeireira. Quando chegaram ao local suspeito de pouso da nave espacial, encontraram marcas de queimaduras nas árvores ao redor e algumas pedras partidas em pedaços. "Achamos que era de uma aeronave decolando ou pousando", lembrou Wang Fangchen, o primeiro presidente da Beijing UFO Research Organization, que foi estabelecida na década de 1980, no podcast Story FM em janeiro deste ano.

Durante a mesma investigação, Wang lembra como um pesquisador da Academia Chinesa de Ciências levou um contador Geiger para a casa de Meng, mas descobriu que o instrumento para medir radiação deu defeito e não fazia uma leitura precisa perto da parede por onde os alienígenas supostamente entraram na casa de Meng: "Eu vi isso com meus próprios olhos... Não consigo explicar esse fenômeno", disse Wang à Story FM.

Meng alegou que os alienígenas continuaram visitando-o. A rocha que os alienígenas supostamente lhe deram de presente em 2016 foi posteriormente analisada e considerada um metal precioso extremamente raro — térbio. Como Meng conseguiu tal rocha?


Meng Zhaoguo foi visto pela última vez trabalhando no refeitório da Universidade de Comércio de Harbin (captura de tela do vídeo Haokan)

Claro, sua história também foi amplamente ridicularizada. “Meng Zhaoguo não tem credibilidade... líderes locais disseram que ele é louco”, disse o ex-secretário-geral da Organização de Pesquisa de OVNIs de Pequim, Zhou Xiaoqiang, no podcast Story FM. “Muitas das pessoas que foram investigar já acreditavam nele, então foram facilmente enganadas.”

Hoje, a China não está mais tão tomada pela febre extraterrestre, e os caçadores de OVNIs são menos numerosos e menos organizados do que nos anos 90, quando os grupos podiam ter milhares de membros. Isso ocorre apesar do fato de que o interesse pelo gênero de ficção científica cresceu, e os escritores viram suas obras adaptadas para a tela de prata com grande aclamação, como Terra à Deriva (The Wandering Earth), de Liu Cixin , em 2019 que foi exibido na Netflix no Brasil. Requisitos de registro mais rigorosos para associações dificultaram a operação de alguns clubes, enquanto as autoridades abrigavam suspeitas contra alguns clubes que pareciam ter ligações com grupos espirituais de qigong  , alguns dos quais acabaram sendo rotulados como cultos.

Algumas organizações (em Pequim, Xangai e Dalian, por exemplo) ainda realizam reuniões e conduzem pesquisas sobre o potencial de vida extraterrestre, embora queiram ser vistas como cientistas "reais" e deixem a investigação de alegações mais absurdas de contato alienígena para entusiastas individuais.

O telescópio FAST na província chinesa de Guizhou começou a operar em 2020 (VCG)

A especulação sobre OVNIs continua online, com smartphones tornando mais fácil do que nunca registrar avistamentos em potencial e compartilhá-los online (onde eles geralmente são desmascarados por meteorologistas e outros especialistas). Pesquisas "sérias" sobre sinais de vida extraterrestre, no entanto, estão crescendo, particularmente desde a conclusão do Five-hundred-meter Aperture Spherical Telescope (FAST) , o maior radiotelescópio do mundo desse tipo, na província de Guizhou em 2016.

Meng, no entanto, nunca vacilou em sua história, mesmo quando sua celebridade diminuiu. Em uma entrevista de 2021 com um blogueiro de OVNIs na plataforma de vídeo Bilibili, ele recontou a história de seus quatro encontros com esses alienígenas. Independentemente de as pessoas acreditarem nele, Meng diz que a principal mensagem dos alienígenas para ele foi que os humanos devem cuidar de seu planeta ou ele será destruído — algo que ele acredita ter acontecido com o próprio lar dos alienígenas: “Nosso planeta já nos enviou sinais de socorro. Se não o valorizarmos, nós o destruiremos.”

Nota deste blog: estranho perceber similaridades com o famoso caso Vilas-Boas de 1957, um dos primeiros a descrever um relatado de abdução extraterrestre e um dos primeiros a relatar intercurso sexual com seres extraterrestres. Ambos os casos ocorreram com homens do meio rural, muito simples, que não teriam motivos para inventar a história e nem conhecimento ou contaminação cultural para a terem inventado, pelo menos não a princípio.



Livre tradução do artigo Greatest Mysteries: The Story of China’s Most Famous UFO Sighting  publicado em 24/09/2022 pelo Sam Davies no site THE WORLD OF CHINESE disponível em https://www.theworldofchinese.com/2022/09/greatest-mysteries-the-story-of-chinas-most-famous-ufo-sighting/

Comentários