Há um novo vídeo no nosso canal no Youtube, veja abaixo a transcrição ou assista ao vídeo se assim desejar.
Nos últimos, meses o telescópio espacial James Webb tem sido o centro de uma série de especulações que falam sobre um objeto vindo em direção à Terra. Você provavelmente já viu por aí vídeos com títulos chamativos, como por exemplo:
- "James web detecta um OVNI vindo em direção à Terra"
- "NASA esconde ameaça de um objeto"
- "Descoberta de James Webb poderia significar o fim do mundo"
Você já deve ter percebido que o que parece ser uma grande descoberta científica, na verdade, está sendo distorcido e exagerado por criadores de conteúdo sensacionalistas, com um só objetivo: o bom e velho e IBOPE. Ou seja, fazer você ver o vídeo ou ler o artigo porque o medo te desperta a curiosidade, e assim gerar views e receita . A mídia em geral, especialmente nesta época em que vivemos, é suja, e te manipula de todas as formas imagináveis para que você consuma o material deles. Muitas vezes, esse material é tendencioso, incompleto e mentiroso. Mas, neste caso em particular, há algum fundo de verdade nessa história? Assista este vídeo, que tentará separar o que é realmente ciência daquilo que é pura ficção.
Esses títulos sensacionalistas de vídeos e artigos, que tem circulado de forma massiva nas redes sociais e em diversos canais do YouTube, são no mínimo, enganosos. Eles pegaram um fato real, distorceram seu contexto e criaram uma narrativa apocalíptica. Mas então, o que foi realmente detectado pelo James Webb?
O James Webb, como você deve saber, é um telescópio projetado para explorar o cosmos de maneira profunda e detalhada, com um foco específico na observação de galáxias distantes, exoplanetas, e até atmosferas planetárias. Sua principal missão é fornecer uma visão detalhada do Universo em comprimentos de onda infravermelhas, revelando objetos muito distantes que antes eram invisíveis para telescópios de gerações anteriores, como o Hubble. Desta forma, o telescópio não está, de forma alguma, monitorando objetos que possam representar uma ameaça à Terra. No entanto, uma de suas descobertas recentes foi de um objeto gigantesco que vem sendo muito mal interpretado.
O que o James Webb realmente detectou foi um objeto colossal, que está a uma distância imensa de nós, e que está se movendo a uma velocidade impressionante, de cerca de 1,6 milhão de km/h. Esse objeto é massivo, com uma massa cerca de 27.000 vezes maior que a da Terra. No entanto, ele está há milhões de anos-luz de distância, ou seja, não há qualquer risco imediato para o nosso planeta. Este objeto não é uma ameaça, mas um mistério intrigante para os cientistas. Ele é classificado como uma ANÃ MARROM, um tipo de estrela falhada, que nunca teve massa suficiente para iniciar a fusão nuclear. Anãs Marrons são corpos celestes, que por não ter massa suficiente para se tornar uma estrela de pleno direito, ficam no limbo entre planetas e estrelas. Eles podem ser gigantescos e viajam através da galáxia, mas não representam perigo algum para a Terra.
Agora, você pode estar se perguntando: "Mas e se o objeto estiver se movendo em direção à Terra?" Bom, a resposta é simples: não está.
O James Webb observa apenas uma pequena parte do Universo, e até hoje não há nenhuma evidência que sugira que qualquer objeto detectado esteja em rota de colisão com o nosso planeta. De fato, vários objetos, como asteroides e cometas passam perto da Terra regularmente, mas o risco de impacto é mínimo. A NASA e outros órgãos científicos estão constantemente monitorando o céu em busca de objetos próximos à Terra, conhecidos como NEOs, que é a sigla em inglês para Objetos Próximos da Terra, sendo que o programa NEOWISE da NASA é um dos mais conhecidos. Além disso, diversas agências estão constantemente desenvolvendo planos de monitoramento e defesa planetária, como o programa "Planet Defense" da NASA, para garantir nossa segurança. Se algo representasse perigo, nós já estaríamos cientes disso há muito tempo.
Como eu disse no início do vídeo, esse tipo de desinformação surge do sensacionalismo, criando vídeos e artigos exagerados que geralmente são criados para gerar cliques e visualizações rápidas, apelando para o medo e a curiosidade das pessoas. Isso ocorre com frequência em relação ao espaço, um campo vasto e misterioso, que ainda gera muita incerteza e fascínio. Desta forma, questionar as fontes e buscar dados científicos verificáveis antes de aceitar qualquer informação como verdadeira é algo de extrema importância. Felizmente, a comunidade científica, incluindo astrônomos e astrofísicos renomados, está comprometida em compartilhar informações precisas e acessíveis ao público, explicando de forma clara as descobertas feitas. A NASA, por exemplo, diferente do tema dos OVNIs, sempre divulga dados e relatórios completos sobre suas descobertas neste campo de forma transparente. Pelo menos, é no que a gente acredita...
0 Comentários
Todos os comentários serão moderados e publicados o mais breve possível.