'They Live' é um filme de ficção científica dos anos 1980 que apresenta alienígenas, um lutador da WWF e muitos óculos de sol. Tem como não gostar? Embora, à primeira vista, o filme pareça um monte de bobagens, 'Eles Vivem' na verdade passa uma mensagem poderosa sobre a elite e seu uso da mídia para controlar as massas. Estaria este filme descrevendo aquilo que costumamos chamar genericamente de "Illuminati"? Este artigo analisa o significado mais profundo desse estranho porém fascinante filme de John Carpenter.
Aviso: há grandes spoilers neste texto - supere, o filme já tem 36 anos.
Assistir a They Live é uma experiência conflitante. É uma combinação estranha de mensagens reveladoras com uma atuação sem brilho e de comentários sociais poderosos com efeitos especiais de filmes B dos anos 1950. É acima de tudo uma sátira emocionante com piadas estranhas. Constantemente levando seus espectadores oscilarem entre “Uau, isso foi genial!” e “Uau, isso foi muito brega!”, é difícil avaliar adequadamente o filme do ponto de vista cinematográfico. No entanto, do ponto de vista da “mensagem”, They Live é puro ouro.
Baseado no conto de Ray Nelson, Eight O'Clock in the Morning , o filme é uma daquelas raras histórias subversivas que força o espectador a questionar a realidade de seu mundo. Porque, apesar do filme ser sobre alienígenas macabros, ele comunica aos espectadores verdades que nos filmes mainstream quase nunca o são. Na verdade, olhando com mais atenção para o enredo esse filme, pode-se perceber que provavelmente há mais “ciência” do que “ficção” na história de They Live … especialmente quando se usa um “óculos de sol para ver a verdade”.
O herói do filme, interpretado pelo lutador da WWF Rowdy Roddy Pipper, é um sem-rumo aparentemente sem nome. No conto e nos créditos do filme, ele é chamado de "Nada" (em inglês mesmo). Embora esse nada sem nome esteja falido e sem um lugar para morar, ele ainda consegue expor o domínio oculto do mundo pelos alienígena. Como ele conseguiu isso? Com a única coisa que ele precisaria: A Verdade. Ah, e também com armas. Ele usou muitas armas.
Mais importante ainda, apesar de Nada ter sido tentado várias vezes a calar-se em troca de “uma compensação generosa”, ele manteve a sua integridade e nunca concordou em vender-se aos alienígenas. Agora, isso é um modelo. Para completar, ele diz algumas das melhores falas.
“I’m here to kick ass and chew bubble gum … and I’m all out of bubble gum”. “Eu estou aqui para chutar bundas e mascar chicletes... e eu estou sem chicletes”. |
Os alienígenas do filme são uma forma particularmente criativa de retratar a elite mundial, aqueles que governam secretamente o mundo, aqueles que chamamos de Illuminati? Vamos revisitar este clássico cult e ver como ele descreve o domínio oculto da elite.
A premissa
Desde o início, quando vemos Nada andando por Los Angeles com sua mochila, o filme cria um clima bastante particular: algo não está certo. Embora Nada pareça ser um cara despreocupado, a cidade não é feliz e não é muito gentil com caras despreocupados. Muito pelo contrário, há uma sensação de destruição iminente no ar: a pobreza é galopante, helicópteros voam pela cidade e pregadores de rua falam de seres sem alma que governam o mundo.
A descrição dos “mestres” feita pelo pregador é aplicável aos Illuminati? Eu acredito que sim.
À medida que acompanhamos a caminhada sem rumo de Nada pela cidade, a câmera muitas vezes foca nas pessoas olhando fixamente para as telas de televisão, absorvendo inconscientemente as mensagens insípidas que ela transmite. Pessoas normais parecem realmente se entreter (quase hipnotizados) com seus programas de televisão... até que uma organização obscura hackeia o sinal da TV para transmitir mensagens subversivas sobre os governantes ocultos do mundo.
A afirmação acima pode ser aplicada aos Illuminati? Eu acredito que sim.
Todos os cidadãos comuns que assistiam à esta transmissão de TV pirata ficam imediatamente com uma enorme dor de cabeça – a verdade crua foi realmente demais para a maioria das pessoas suportar. Um desses telespectadores muda de canal depois de dizer ao cara na TV: “Explode sua bunda”. Assim como hoje, a maioria das pessoas não quer ouvir falar desse tipo de coisa... elas só querem voltar a ver TV, sem terem que pensar.
Nada percebe então que o pregador de rua e o homem da televisão estão ligados através de uma igreja local. Quando ele entra furtivamente na igreja, descobre que na verdade é a sede de uma organização clandestina.
Nada descobre que a organização rebelde está tentando recrutar pessoas para derrubar os governantes. Porém, alguns dias depois, Nada descobre o que acontece com aqueles que conspiram contra quem está no poder.
Depois de testemunhar a violenta ação policial, Nada começa a perceber que algo está errado na América. O cara despreocupado que acreditava em trabalhar duro e seguir as regras está começando a acreditar que algo está errado aqui.
Determinada a aprender mais, Nada entra novamente na igreja e encontra algumas coisas interessantes.
A polícia pintou a parede onde estava pintado “Eles Vivem, Nós Dormimos”. Obviamente, “Eles” não querem que essa mensagem seja conhecida. |
Mais importante ainda, Nada descobre uma caixa cheia de óculos de sol que lhe permitem ver o mundo como ele é. Bônus adicional: eles também tem um visual bem maneiro.
Vendo a verdade
Embora os óculos de sol encontrados por Nada pareçam aparentemente inúteis, eles na verdade fornecem a ele o maior presente de todos: A Verdade. Quando Nada coloca os óculos de sol pela primeira vez, a experiência é chocante.
Nada também entende rapidamente a verdade sobre o dinheiro.
"Em Deus nós confiamos"? |
A descoberta mais chocante de Nada diz respeito às pessoas ao seu redor.
Algumas pessoas não são humanas. Eles são de outra raça que se infiltrou na sociedade. |
Nada percebe que eles estão por toda parte e que ocupam posições de poder, como este político fazendo um típico discurso de “político” na televisão. Esta é uma forma de retratar os Illuminati? |
Ao descobrir esta verdade, Nada ficou chateado. REALMENTE chateado. Como ele reagiu à situação? Ele não foi para casa e escreveu um poema sobre isso. Não, ele pegou uma espingarda e começou a atirar em alienígenas.
Quando os alienígenas percebem que Nada pode ver através do seu disfarce, eles imediatamente alertam as autoridades dizendo “Eu tenho um que pode ver”. Ser capaz de “ver” é obviamente desaprovado pelos alienígenas – eles não gostam de ser expostos. Nada rapidamente se torna um pária social e os alienígenas começam a se aproximar dele. Confrontada com esta situação, Nada diz palavras profundas e intemporais: “Não gosto disto nem um pouco”.
Nada e todos na cidade são constantemente monitorados por câmeras de vigilância voadoras que são estranhamente semelhantes aos drones não tripulados que não existiam na época em que o filme foi feito.
Câmeras de vigilância voadoras eram consideradas coisa de ficção científica em 1988. Mas são uma realidade hoje. |
O conceito dos óculos de sol que podem ver a verdade é uma forma interessante de ilustrar a importância do conhecimento na percepção do mundo. Duas pessoas podem olhar exatamente para a mesma coisa, mas perceber duas realidades muito diferentes, dependendo do nível de informação e consciência de cada pessoa. Os óculos de sol de Nada podem, portanto, representar o conhecimento da verdade, o que permite uma percepção clara da realidade.
Procurando por outros que conheçam a verdade
Ao descobrir a chocante verdade sobre o mundo, Nada sente a necessidade de compartilhar esta informação vital com seu amigo Frank Armitage. Nada, entretanto, rapidamente percebe que algumas pessoas não querem ouvir falar sobre isso. Na verdade, muitos ficam irritados e ofendidos com a simples menção de algo que faz alusão a isso. Quando Nada pede a Frank que coloque seus óculos escuros para que ele possa ver o que vê com sues próprios olhos, Frank recusa firmemente e o chama de “filho da... maluco…”. Nada responde então com outra frase clássica “Ou você coloca esses óculos escuros ou vai começar a comer aquela lata de lixo”.
Segue-se então uma das mais longas cenas de luta um-contra-um que já vi no cinema (oito minutos de socos e chutes), uma cena que se arrasta por tanto tempo que se torna totalmente absurda e até cômica. Embora a cena possa parecer ridícula, ela diz algo sobre a dificuldade de fazer com que pessoas normais e comuns acordem de sua feliz ignorância.
É preciso muito esforço da parte de Nada, mas Frank finalmente vê os alienígenas controlando o mundo. Os dois amigos são então convidados para uma reunião secreta da organização clandestina que está tentando livrar a Terra dos alienígenas.
Durante o encontro, Nada e Frank descobrem que humanos estão sendo recrutados pelos alienígenas em troca de riqueza e poder. Como diz o líder da organização clandestina: “A maioria de nós vende tudo imediatamente”. É bastante fácil fazer uma correlação entre o filme e os políticos e celebridades reais que vemos o tempo todo por ai, que se vendem prontamente aos Illuminati em troca de riqueza, poder e celebridade.
A reunião não dura muito, pois a polícia invade o local e começa a atirar em todos que estavam ali. Eles são designados como “organização terrorista” pela elite. Nada e Frank conseguem escapar e acidentalmente se encontram atrás das linhas inimigas, na base subterrânea do alienígena.
Atrás das linhas inimigas
Enquanto exploram a base subterrânea dos alienígenas, Nada e Frank se deparam com uma festa organizada pelos alienígenas para que colaboradores humanos os agradeçam por sua “parceria”. Embora os humanos nunca sejam considerados iguais aos alienígenas, aqueles que se vendem a eles obtêm benefícios monetários... tal como aqueles que não fazem parte da elite de hoje e que, no entanto, se vendem para promover a Agenda da Nova Ordem Mundial da elite.
Frank e Nada então descobrem a fonte dos sinais de lavagem cerebral dos alienígenas: um estúdio de televisão. Os alienígenas usam a rede para transmitir sinais hipnóticos e subliminares aos humanos, cegando-os da verdade sobre seus governantes e o mundo. A mensagem que é comunicada aqui é: os meios de comunicação de massa são a ferramenta favorita da elite para doutrinar as massas e mantê-las em servidão.
A estação de TV 'Cable 54' é usada pelos alienígenas para hipnotizar humanos. Isso é ficção científica? Só um pouco. |
Nada percebe que a única maneira de salvar a humanidade das garras dos alienígenas é ir até o telhado do prédio da emissora de TV e derrubar o transmissor das mensagens subliminares, disfarçado de antena parabólica. Na verdade, sem meios de comunicação de massa controlados pela elite, doutrinar as massas será muito mais difícil. Então Nada e Frank começam a atirar em direção ao telhado, o que não é uma tarefa fácil.
O Agente de Desinformação
Embora esta senhora parecesse legal no início, ela tentou enganar e até matar Nada durante sua busca. Ela acaba atirando na cabeça de seu amigo Frank. |
Nada conheceu Holly Thomspon, executiva da rede Cable 54, no início de suas ações de violência selvagem. Embora Nada pareça estar um tanto apaixonado por ela, ela sempre traz problemas de alguma forma. Durante a reunião da “organização terrorista”, Holly infiltrou-se no grupo, fazendo-se passar por simpatizante e alegando que o canal Cable 54 “estava limpo” e não era a fonte do sinal dos alienígenas, o que era mentira. Hoje, a desinformação é amplamente utilizada pela elite para confundir e enganar aqueles que tentam descobrir a verdade sobre o mundo.
Durante a corrida de Nada em direção ao telhado do prédio da rede, Holly aparece novamente, alegando que quer ajudá-lo. No entanto, ela está simplesmente tentando matá-lo antes que a missão seja cumprida. Ela é, portanto, outro humano que se vendeu aos alienígenas, sendo usada para perturbar os humanos não corrompidos que tentam libertar a si mesmos e aos outros.
Derrubando os Alienígenas
Aqui está o maior spoiler de todos: Nada consegue derrubar o transmissor dos alienígenas e salva a humanidade. Este movimento heroico o mata no entanto, quando um policial dentro de um helicóptero o abate a tiros. Nada, portanto, torna-se o herói por excelência, sacrificando a sua vida pelo bem da humanidade – um mártir pela liberdade humana dos governantes sem alma.
Uma vez desligada a antena parabólica dos alienígenas, as massas são capazes de ver o mundo como ele é: os rostos feios dos alienígenas ficam expostos ao mundo.
Os telespectadores de todo o mundo percebem agora que aqueles que davam as notícias diárias eram também aqueles que as controlavam. |
Concluindo
Embora They Live seja geralmente descrito como "um filme de ficção científica que critica a cultura do consumo", o escopo de sua mensagem na verdade vai muito além da mensagem simplista de "consumismo é ruim". They Live pode de fato ser interpretado como um tratado sobre o condicionamento completo e sistemático da experiência humana para que uma elite oculta controle, manipule e explore secretamente as massas. No filme, os governantes são retratados como uma raça completamente diferente, que percebe os humanos como inferiores - algo que pode ser facilmente correlacionado às atitudes sobre as linhagens dos Illuminati. A presença dessas mensagens fortes no filme é uma das razões pelas quais "Eles Vivem" se tornou um clássico cult, apesar do fato de ter sido criticado pelos críticos de cinema. Com o passar dos anos, a mensagem do filme está se tornando cada vez mais relevante... e assustadoramente realista.
Muitos daqueles que buscam a verdade sobre o mundo percebem que suas rédeas são seguradas por uma elite não eleita, que está essencialmente escondida dos olhos do público. Como diz o pôster promocional do filme: "Você os vê na rua. Você os assiste na TV. Você pode até votar em um neste outono. Você acha que eles são pessoas como você. Você está errado. Completamente errado.” Trabalhando nos bastidores, essa elite secreta trabalha constantemente para a criação de um sistema global que serviria aos seus interesses: uma Nova Ordem Mundial, governada por um governo mundial. Como um colaborador humano diz no filme para justificar sua traição: “Não há mais países. Não há mais mocinhos. Eles estão comandando o show inteiro. Eles são donos de tudo. O maldito planeta inteiro!” Para facilitar o trabalho dos governantes, as massas são mantidas no escuro e distraídas pelo falso show de marionetes que é a política e a programação de “nenhum pensamento independente” que é a mídia de massa. Apatia, ignorância e indiferença são os melhores amigos da elite.
Apesar de seus efeitos especiais nada impressionantes e diálogos estranhos, "Eles Vivem" consegue descrever os motivos e a estratégia da elite mundial de uma forma que pode ser entendida por todos. E isso não é uma tarefa simples. No entanto, para entender completamente a mensagem do filme, é preciso usar óculos escuros que vejam a verdade. Você está com o seu?
Livre tradução do artigo “They Live”, the Weird Movie With a Powerful Message publicado em 17/04/2012 por The Vigilant Citizen no site The Vigilant Citizen disponível em https://vigilantcitizen.com/moviesandtv/they-live-the-weird-movie-with-a-powerful-message/
0 Comentários