Banner topo

DESCOBERTAS SOBRE 2 FAMOSOS CASOS UFOLÓGICOS NO REINO UNIDO LEVAM A "SOLUÇÃO"


Um ufólogo afirma ter "resolvido" um dos casos ufológicos mais intrigantes do Reino Unido, 34 anos depois de suas fotos terem sido espetacularmente tiradas e divulgadas.

Apelidado de OVNI de Calvine, o objeto foi fotografado na área escocesa de mesmo nome por dois homens que estavam caminhando pelo lugar em 4 de agosto de 1990. Eles conseguiram tirar seis impressionantes fotografias, que mostram um estranho objeto em forma de diamante no céu, aparentemente escoltado por um ou dois caças Harrier.

As imagens teriam sido entregues ao Scottish Daily Record pelas testemunhas na ocasião, para que as publicassem. Porém, o jornal por sua vez entregou as fotos e os negativos ao Ministério da Defesa (MOD) para que pudessem comentar o caso. O MOD por sua vez supostamente os devolveu ao jornal, porém, estranhamente, a história nunca foi publicada, e as imagens e negativos parecem ter simplesmente desaparecido.


Simulação do OVNI de Calvine que tem estado em em circulação há anos pela Internet
(Imagem: Nick Pope)

A história só se tornou pública em 1996, quando Nick Pope, um ex-funcionário público do MOD, responsável pela investigação de fenômenos OVNIs, escreveu uma versão não classificada do evento em seu livro Open Skies Closed Minds. Pope afirmou que tinha uma cópia da foto ampliada na parede do seu escritório no MOD, mas esta foi posteriormente removida pelos seus superiores.

Em agosto de 2022, o assessor de imprensa aposentado da RAF (Royal Air Force, ou Força Aérea Real o Reino Unido), Craig Lindsay, divulgou à imprensa o que supostamente era uma das fotos originais. Uma nota manuscrita no verso dela indicava que o fotógrafo se chamava Kevin Russell, mas as tentativas de localizá-lo até agora foram infrutíferas.

Esta imagem foi analisada por Andrew Robinson, professor sênior da Universidade Sheffield Hallum, que concluiu que não houveram manipulações ou edições na fotografia, e que se tratava de uma  revelação fotográfica genuína da época.

Mas a pergunta que ninguém foi capaz de responder é: o que era essa nave em forma de diamante? E por que um jato militar a escoltava?

Esboço de outro avistamento de abril de 1978, em Essex
(Imagem: John Hanson - Grande Arquivo Britânico de OVNIs)

Agora, o pesquisador e cineasta de OVNIs Mark Christopher Lee acredita ter resolvido o mistério por meio de uma extensa pesquisa em um arquivo de avistamentos de OVNIs.

Lee disse:

Recentemente tive a felicidade de obter acesso ao arquivo de OVNIs do oficial aposentado do CID, John Hanson, em Stratford Upon Avon. É um tesouro de avistamentos de OVNIs que remontam à década de 1940.

Ao analisar todos estes documentos, me parece que houveram muitos avistamentos de OVNIs com forma de diamante começando na década de 1970, que apareciam sempre  nas proximidades de bases militares do Reino Unido.

Parece haver uma conexão aqui - seria o OVNI de Calvine uma tecnologia militar secreta do Reino Unido ou de uma nação inimiga que foi mantida em segredo? Por que outro motivo esta nave em forma de diamante seria aparentemente escoltada por jatos militares?

Nestes arquivos, há um avistamento de abril de 1978 onde uma garota de Essex chamada Janet Bull relatou ter visto um OVNI em forma de diamante sendo perseguido por dois caças da RAF. Já em 1979, Brett Lyne, um policial servindo na RAF Coltishall em Norfolk, relatou:

Às 7h eu tinha acabado de destrancar o cadeado quando ouvi um estrondo absurdamente alto vindo diretamente acima da minha cabeça. Eu instintivamente me encolhi e olhei para o céu, de onde vinha o barulho.

Notei que haviam algumas nuvens no céu, mas vi, movendo-se entre duas delas, uma nave muito grande em forma de diamante. Era certamente várias vezes maior do que qualquer aeronave que eu já tinha visto, e seu formato era diferente de tudo que eu já tinha observado antes.

Toda a parte inferior desta nave estava coberta por conjuntos de luzes com padrões de diamante igualmente espaçados. Várias luzes eram de cores diferentes, como vermelho, laranja, roxo, verde e amarelo, mas elas estavam todas agrupadas por cor. Não houve nenhum ruído, e a nave moveu-se no mais completo silencio pelo céu.

Hanson se pergunta se poderia haver uma conexão entre o avistamento de Lyne em 1979 e o subsequente caso de OVNI em Rendelsham, em 1980, apelidado de "Roswell britânico".

No verso da fotografia há essa anotação que indica que ela foi tirada por Kevin Russell
(Imagem:  Daily Record)

Por vários dias, oficiais militares dos EUA viram um OVNI pousando na Floresta Rendelsham, próximo à base Bentwaters da RAF.

Na época, Lyne acrescentou o seguinte ao seu relatório:

Muitos anos depois, relembrei deste avistamento a outro amigo policial, e ele me contou sobre o incidente de Rendelsham, do qual eu nunca tinha ouvido falar.

Ele me disse que houve um avistamento antes de Rendelsham, feito por dois homens que estavam parados à beira-mar durante a noite em Suffolk, a cerca de 20 milhas da base aérea  da RAF em Coltishall. Eles avistaram o que parece ser a mesma nave em forma de diamante sobrevoando a costa, e ela também era bastante silenciosa. O avistamento ocorreu cerca de 12 meses depois do meu.

Também no arquivo está outro avistamento de uma nave em forma de diamante pouco antes do Incidente de Rendelsham em dezembro de 1980.

Em 25 de outubro de 1980, um OVNI em forma de diamante foi visto sobrevoando Lowestoft, em Suffolk. A testemunha era um químico de Lowestoft, chamado James Edington, que disse:

Nunca vi nada parecido antes. Eu estava acompanhado por um vizinho idoso. Nós dois vimos o objeto e notamos uma luz piscando em cada ponta do diamante. Estava silencioso. Tudo o que podíamos ouvir era o farfalhar do ar enquanto ele passava.

Existem outros registros de naves em forma de diamante vistos nas décadas de 1980 e 1990.

Um relatório do Ministério da Defesa desclassificado, comprovando o recebimento das imagens
(Imagem: MOD)

Em setembro de 1981, em Lowestoft, Suffolk, Anna Sidle e seus filhos estavam de férias. Ao cair da noite, eles viram um objeto prateado em forma de diamante aparecer no céu. Ela se perguntou se isso tinha alguma coisa a ver com a base próxima da USAF (Força Aérea dos Estados Unidos, que tem bases em vários países estrangeiros).

Em setembro de 1990, um mês após o avistamento em Calvine, Deborah Jones estava dirigindo de Ipswich para Kirby Cross com o marido e dois filhos. Ela escreveu o seguinte a respeito:

À medida que continuamos nossa viagem, a estrada se abriu e todos nós vimos o objeto, que lembrava um diamante prateado achatado, com a metade superior girando, enquanto seguia ao longo da lateral de um campo.

Ele então voou paralelo a nós por cerca de dezesseis quilômetros, a uma velocidade de cerca de 60 quilômetros por hora. Quando começamos a ver as chaminés das docas de Ipswich, ele de repente acelerou a uma velocidade absurda, desaparecendo de vista.


Lee disse:

Estes são apenas alguns dos casos onde esta nave em forma de diamante apareceu, começando no final dos anos 1970 e avançando até a década de 1990. Poderia ser a mesma nave ou o mesmo tipo de nave que foi fotografada em Calvine, na Escócia.

Estamos lidando com a nossa própria tecnologia terrestre que ainda é secreta? Ou são extraterrestres? O Ministério da Defesa e os militares sabem a respeito dele?


Fotografia de Kevin Russell por volta de 1990 - ninguém conseguiu contatá-lo desde então
(Imagem: Daily Record)

Ele continua:

Além disso, seria esta a mesma nave que foi testemunhada na Floresta Rendelsham em 1980? Eu acho que sim. Parece haver uma conexão desta nave em forma de diamante com os militares, já que ela foi vista sendo acompanhada por nossos próprios jatos ou então sempre aparece perto de áreas que possuem bases militares.


Pope disse:

Enquanto meu antecessor no Departamento de OVNIs do MOD realizou a investigação original, eu herdei as consequências e me envolvi no trabalho de acompanhamento. Concluímos que as seis fotos eram genuínas e que mostravam uma nave grande e estruturada, que permaneceu sem identificação.

Muitos na comunidade OVNI acreditam que o OVNI de Calvine era uma nave espacial alienígena, enquanto os entusiastas da aviação pensam que era um protótipo secreto de aeronave.

Calvine estava a apenas cerca de 160 quilômetros da base secreta da RAF em Machrihanish, na Península de Kintyre, e era aqui que havia rumores de que um avião espião dos EUA de codinome Aurora estava operando.

É digno de nota que o OVNI de Calvine foi avistado apenas dois dias depois que Saddam Hussein invadiu o Kuwait, então isso pode ser uma grande pista.

Então a nave em forma de diamante avistada em Calvin e perto das bases da USAF no Reino Unido era na verdade o avião espião Aurora, e foi esta a nave ou versão anterior que eles viram em Rendelsham?


No mês passado, o chef aposentado Richard Grieve disse que trabalhou com os dois homens que tiraram as fotos de Calvine em um hotel na própria cidade de Calvine, e que alguns dias após o avistamento um “carro escuro” supostamente parou e duas pessoas vestidas de terno preto surgiram, para “bater um papo” com os dois homens.

Ele lembrou que eles ficaram "visivelmente abalados" com a abordagem e que seu comportamento mudou, pois muitas vezes eles não compareciam ao trabalho e um deles começou a beber muito.

Ele disse que eles foram embora mais tarde e que nunca mais os viu ou ouviu falar deles.

Mas Grieve disse que, estranhamente, não conseguia se lembrar de seus nomes, apesar de ser amigo deles. Então, sua afirmação é difícil de verificar.

As identidades dos dois homens que caminhavam e tiraram as fotos não foram divulgadas publicamente pelo MOD e não se espera que sejam reveladas antes de 2076, já que o Ministério da Defesa citou "preocupações com a privacidade" sobre a divulgação pública dos seus arquivos a respeito do OVNI de Calvine.

Um porta-voz do Ministério da Defesa disse:

Em mais de 50 anos, nenhum avistamento de inteligência sobre extraterrestre, objetos voadores não identificados e fenômenos aéreos não identificados que nos foram relatados indicava a existência de qualquer ameaça militar ao Reino Unido. Continua sendo mais valioso priorizar os recursos do MOD para outras atividades relacionadas com a defesa.


Você é Kevin Russell ou o outro homem que tiraram as fotos, ou os conhece? Entre em contato com jon.austin@reachplc.com 


Livre tradução do artigo UFO breakthrough as two of UK's most famous cases finally 'solved' publicado em 05/08/2024 por Jon Austin no site EXPRESS disponível em https://www.express.co.uk/news/weird/1931903/Calvine-UFO-Rendlesham-cases-solved

Postar um comentário

0 Comentários