(Crédito: PeopleImages.com - Yuri A/Shutterstock) |
Em julho de 2023, militares veteranos testemunharam sobre avistamentos de OVNIs perante o Congresso, gerando debates e investigações sobre Fenômenos Anômalos Não Identificados.
Em julho de 2023, três militares veteranos testemunharam perante o Congresso dos EUA sobre suas experiências com OVNIs. Um piloto de caça da Marinha descreveu ter visto uma espaçonave escura em forma de cubo perto da costa da Virgínia em 2014. O piloto estava pilotando um F-18 sob ventos com a força de um furacão, e ficou surpreso ao ver o objeto escuro pairando, sem ser incomodado pelas rajadas.
Outro piloto da Marinha relatou como viu uma aeronave perto de San Diego cujo formato lhe lembrava de um Tic Tac. O suposto OVNI era totalmente liso, sem asas ou rotores. E quando o piloto da Marinha tentou se aproximar, este objeto simplesmente desapareceu de vista.
O Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara também ouviu um ex-membro da força-tarefa do Pentágono sobre OVNIs. Ele testemunhou que o governo tinha naves espaciais extraterrestres em sua posse e sabia exatamente onde elas estavam escondidas.
Mas e então? O que aconteceu desde aqueles testemunhos bombásticos?
Relatórios governamentais sobre OVNIs
O Departamento de Defesa e outras agências governamentais preferem usar o termo Fenômenos Anômalos Não Identificados (ou Unidentified Anomalous Phenomena - UAP), e o depoimento de 2023 fez parte de um interesse crescente do Congresso para que as agências de inteligência passem a compartilhar o que sabem sobre o assunto.
Em 2022, o Departamento de Defesa criou o Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios (ou All-Domain Anomaly Resolution Office - AARO) para servir como agência de referência em relação a assuntos extraterrestres.
Desde então, o escritório recebeu centenas de relatos de avistamentos de UAPs do público. Mas este ano, a AARO deixou claro que não ficou impressionado.
Desenvolvimentos recentes de avistamentos de UAP
No final de fevereiro, a AARO divulgou um relatório afirmando não ter visto nenhuma evidência de UAPs. O relatório pretende ser a primeira de duas investigações públicas.
Os investigadores do relatório dizem que analisaram todas as provas recolhidas desde 1945, entrevistaram testemunhas e analisaram arquivos.
Na semana seguinte, o major-general Pat Ryder, secretário de imprensa do Pentágono, divulgou um comunicado dizendo que não havia “nenhuma evidência verificável” de que os avistamentos de UAPs eram legítimos. A declaração também negou que houvesse qualquer evidência de que o governo ou grupos privados tivessem acesso a “tecnologia extraterrestre” (também conhecida como discos voadores), que pudessem estudar ou mesmo fazer engenharia reversa.
Legislação mais recente sobre UAP
As agências governamentais de inteligência podem não dar crédito aos avistamentos de UAPs, mas alguns membros do Congresso ainda querem mais transparência para o público americano. Em maio, o Comitê Seleto de Inteligência do Senado aprovou a Lei de Autorização de Inteligência, que incluía uma seção sobre UAPs.
Então, em julho, o senador Mike Rounds, de Dakota do Sul, propôs ao Congresso a Lei de Divulgação de UAPs de 2024. Se aprovada, a lei estabeleceria supervisão, um conselho de revisão e um plano de divulgação pública para os próximos sete anos.
Interesse público na vida extraterrestre
Como a maioria dos projetos de lei apresentados ao Congresso, a Lei de Divulgação de UAPs estará sujeita a debate, tanto entre políticos quanto entre cidadãos com fortes opiniões a respeito. Embora algumas pessoas não acreditem em vida extraterrestre, outras não apenas acreditam em OVNIs como também alegam ter tido algum tipo de encontro com eles.
Pessoas que dizem ter visto um OVNI tornaram-se de interesse para cientistas que desejam saber sobre esses encontros, bem como os traços de personalidade que os "crentes" podem compartilhar.
Traços de personalidade de testemunhas de OVNIs
Num artigo de março de 2024 no Journal of Scientific Exploration, uma equipa de investigação internacional dos EUA e do Reino Unido, procurou identificar traços de personalidade partilhados entre pessoas que dizem ter visto OVNIs.
Dos 206 participantes, metade disse ter visto um OVNI. Os participantes responderam a vários questionários medindo os seus traços de personalidade, bem como a sua crença em ETs. Aqueles que disseram ter visto OVNIs também descreveram seus encontros. A maioria disse ter visto luzes estranhas e indefinidas ou naves espaciais semelhantes a orbes.
Os autores do estudo observaram que, embora a maioria das pessoas presuma que as testemunhas de OVNIs são neuróticas ou estranhas, o estudo descobriu que a maioria das testemunhas se enquadrava em uma categoria de personalidade na qual obtiveram pontuações altas em abertura, amabilidade e extroversão. Este grupo também obteve pontuação mais baixa em traços de neuroticismo e esquizotipia.
Por que os cientistas estão interessados em avistamentos de OVNIs
O principal autor do estudo, Daniel R. Stubbings, disse que os participantes do seu estudo tiveram encontros semelhantes aos das testemunhas da audiência no Congresso. No entanto, ele diz que muitas pessoas não são levadas a sério quando contam aos outros sobre suas experiências.
“A razão mais ampla para a pesquisa é que o tema dos OVNIs está sendo considerado seriamente nos mais altos níveis do governo dos EUA; essa é uma reviravolta intrigante”, diz Stubbings, professor principal de psicologia clínica na Universidade Metropolitana de Cardiff, no País de Gales.
Stubbings diz que o atual interesse público nos OVNIs é uma excelente oportunidade de pesquisa. Se os avistamentos forem eventualmente refutados, há uma oportunidade de estudar o evento a partir de uma perspectiva de histeria em massa ou desinformação. E se os avistamentos forem comprovados como corretos, então os cientistas também terão possibilidades de pesquisa de outro mundo.
“É um dos poucos tópicos da ciência em que todos ganham, mas precisamos nos ater os dados e inspirar outros cientistas a aplicar as suas competências, em vez de acrescentar conjecturas, especulações ou crenças”, diz Stubbings.
Livre tradução do artigo What the UAP Disclosure Act of 2024 Means For UFO Sightings publicado em 29/07/2024 por Emilie Le Beau Lucchesi no site Discovery Magazine disponível em https://www.discovermagazine.com/the-sciences/what-the-uap-disclosure-act-of-2024-means-for-ufo-sightings
0 Comentários