Vi recentemente uma entrevista muito interessante de Gary Bates ao canal Creation Ministries International.
Quem é Gary Bates
Gary tem falado sobre questões ligadas à criação/evolução desde 1990. Com experiência em gestão e marketing, em 2002 foi convidado a ingressar no ministério em tempo integral em Brisbane e eventualmente se tornou o líder deste ministério. Muito requisitado devido a suas populares palestras sobre a criação, Gary e sua família se mudaram para a América para servir como CEO da CMI-US. Ele também foi eleito para o cargo de CEO da CMI-Worldwide, a Federação Internacional de Ministérios da CMI. Ele ocupou este cargo desde o seu início em 2008 até meados de 2016, quando decidiu renunciar e concentrar-se na tarefa de gerir o escritório dos EUA em rápido crescimento e expandir o alcance do ministério em outras áreas. Isso incluiu a co-escrita e produção do premiado documentário Evolution’s Achilles’ Heels (O Calcanhar de Aquiles da Evolução) da CMI.
Preocupado com o enorme interesse pelos OVNIs na sociedade e nas consequentes crenças extraterrestres associadas, Gary empreendeu uma pesquisa especializada na tentativa de resolver este fenômeno aparentemente desconcertante. Tal pesquisa se condensou em seu livro Alien Intrusion: UFOs and the Evolution Connection (Intrusão Alienígena: OVNIs e sua Conexão com a Evolução) que se tornou best-seller na Amazon.com - o único livro criacionista a alcançar tal feito até o momento.
Este livro, um marco na pesquisa ufológica, fornece respostas bíblicas para muitas questões intrigantes sobre OVNIs, discorrendo sobre a possibilidade da existência de vida alienígena inteligente e senciente em outros planetas (tema sobre o qual ele falou nesta entrevista).
Como uma importante autoridade cristã nesta área, Gary tem viajado extensivamente ao redor do mundo, falando e conduzindo literalmente centenas de entrevistas no rádio, na televisão e em vários meios de comunicação. Gary também assumiu a tarefa de escrever, produzir e dirigir um documentário estilo filme baseado em seu livro, chamado Alien Intrusion: Unmasking a Deception (Intrusão Alienígena: Desmascarando um Engano), que estreou nos cinemas de todo o mundo em 2018. Em 2019, Gary recebeu um doutorado honorário (Ds.C.) do Seminário Teológico de Whitefield por sua ampla pesquisa sobre fenômenos extraterrestres.
A entrevista
A entrevista completa (com legendas com opção de tradução automática para português) pode ser vista acima ou no link https://www.youtube.com/watch?v=6QovsfJikwA
Nela, Gary discorre sobre uma série de evidências investigativas coletadas e catalogadas por anos a fio que corroboram suas conclusões. Muitas destas evidências tem como origem diversas pesquisas e pesquisadores não cristãos, como a MUFON, Dr. Steven M. Greer e Dr. John E. Mack (ambos figuras célebres no meio ufológico e ambos pessoas não cristãs).
Indo na mesma linha dos insights que eu tive anos atrás em 2 artigos que publiquei neste blog (Sobre Ovnis e Satanás de 2011 e Alienígenas são Demônios? de 2018), Gary se aprofunda muito em como a casuística ufológica, em especial a dos assim chamados contatados e abduzidos, tem fortes indícios de não se tratarem de eventos físicos mas sim metafísico - espirituais.
A entrevista evoluiu então para a constatação dos padrões dos relatos de abduzidos (que foi estimado em cerca de 4 milhões só nos EUA), sua manifestação em diferentes culturas no decorrer da história humana e das possíveis motivações para sua realização por estas entidades, assim como a constatação de qual seria sua natureza: a hipótese interdimensional, que classifica que estes seres não vem de outros planetas mas sim de outra dimensão - no caso, anjos e/ou anjos caídos (demônios) vindos de uma dimensão espiritual, a qual as escrituras deixam claro que existe, chamando-a de "reino espiritual".
Não se trata de um tema de simples "digestão" para a maioria das pessoas como ele mesmo explica na entrevista. A constatação é carregada de vieses por cristãos e não cristãos - que acham que ele chegou a tal conclusão devido a sua cosmovisão cristã, o que ele explica em detalhes na entrevista não ser o caso já que demonstrou com bastante clareza que guiou-se por fatos.
Na verdade a cosmovisão é uma das coisas das quais ele trata com mais cuidado e compreensão na entrevista, explicando que o fenômeno OVNI é recente, mas ao mesmo tempo é muito, muito antigo, já que apenas nos últimos 200 anos o fenômeno passou a ser interpretados pela cosmovisão da sociedade como algo "de outro planeta" sendo interpretado no passado como outras coisas que a cosmovisão da época e da sociedade permitiam (espíritos, deuses, alucinações, etc).
Com toda certeza o momento mais impressionante da entrevista é quando Gary revela ao entrevistador que, durante sua pesquisa, ele teve contato em entrevista com pelo menos 400 pessoas abduzidas que afirmaram que, profundamente aterrorizados com a abdução, durante seu desenrolar, clamaram pelo nome de Jesus em busca de ajuda, fazendo com que a abdução simplesmente parasse imediata e abruptamente. Complementou ainda dizendo que, em contato com outros pesquisadores não cristão - e ele citou em particular pesquisadores da MUFON - esse fato já era de conhecimento deles, mas por não serem cristão, ignoraram-no completamente por acharem que não era algo relevante.
Resta a questão: se as entidades são mesmo seres de outro planeta, qual seria o problema deles com o nome de Jesus?
A duração da entrevista é de pouco menos de 1h. Vale muito o tempo.
0 Comentários