Banner topo

DEVÍAMOS PARAR DE USAR O TERMO "TEORIA DA CONSPIRAÇÃO"


Geralmente eu não falo com o meu aparelho de televisão, mas de vez em quando eu dirijo a ele algum comentário, embora saiba que ela não pode me ouvir. Algumas semanas atrás, minha esposa e eu estávamos assistindo a um noticiário, e o apresentador fez um bloco todo a respeito de alguma "teoria da conspiração" estúpida. No meio do bloco, de repente eu deixei escapar: "Não é uma teoria."

Não gosto do termo teoria da conspiração porque ela carrega como premissa o uso indevido da palavra teoria. De acordo com minha cópia bem usada do dicionário Merriam Webster, uma teoria é "um princípio geral plausível ou cientificamente aceito oferecido para explicar fatos observados". Teorias são baseadas na realidade e muitas vezes são revisadas quando novas evidências se tornam disponíveis. A teoria da relatividade de Einstein, por exemplo, foi refinada ao longo dos cem anos desde que Einstein a escreveu, a fim de levar em consideração novas evidências que agora estão disponíveis para astrofísicos, como resultado de avanços tecnológicos como o Telescópio Espacial Hubble.

Nem todas as teorias estão ligadas às ciências naturais. Na década de 1930, o economista britânico John Maynard Keynes desenvolveu uma teoria macroeconômica em resposta ao colapso financeiro global que veio a ser conhecido como A Grande Depressão. Keynes baseou sua teoria nas realidades econômicas que o mundo enfrentava naquela época.

Independentemente de as teorias se relacionarem com as ciências naturais ou com o domínio social, todas as teorias legítimas estão ligadas à realidade. As teorias reais não são feitas do nada. As teorias reais não encobrem as evidências observáveis. Teorias reais explicam fatos; eles não os ignoram ou contradizem.

Um termo mais apropriado para as assim chamadas teorias da conspiração, das quais se ouve falar nos noticiários hoje em dia, pode ser fantasia ou talvez delírio. Não tenho nada contra as fantasias em si. Algumas das minhas obras favoritas da literatura são frequentemente classificadas como fantasia ou ficção científica. Nas mãos de um escritor talentoso, uma história de fantasia pode falar a respeito de situações do mundo real. Por exemplo, o romance de ficção científica de Octavia Butler de 1993, Parable of the Sower, fala de uma forma profunda e profética sobre nossos problemas atuais de mudança climática. Histórias de fantasia podem comentar sobre a realidade, mas não substituem a realidade. Delírios são outro assunto. Meu dicionário define um delírio como "uma crença psicótica falsa e persistente". Os delírios estão separados da realidade e, como tal, podem fazer com que as pessoas que acreditam neles se envolvam em tomadas de decisão questionáveis ​​e, em alguns casos, até mesmo perigosas.

Quando a palavra teoria é associada a fabricações definitivas, isso implica que essas fantasias ou delírios têm algum crédito no mundo real. Todos nós sabemos que existem conspirações no mundo real, e a maioria de nós está familiarizada com termos como a teoria da relatividade ou a teoria da evolução, então quando as palavras conspiração e teoria se unem, parece que se referem a algo que pode ser plausível.

Não estou dizendo que os programas de notícias devam ignorar as histórias que geralmente se enquadram na categoria de teorias da conspiração, pois essas histórias estão tendo um impacto nos eventos atuais. Pessoas reais baseiam seu comportamento e sua crença em tais noções e, em alguns casos, suas ações são dignas de notícia. Eu só queria que os noticiários não usassem a palavra teoria ao cobrir essas histórias.

Como disse uma vez o falecido juiz da Suprema Corte, Antonin Scalia, : "As palavras têm significado". Muitas vezes discordei de suas opiniões e decisões jurídicas, mas compartilho sua opinião de que devemos respeitar o significado das palavras. Talvez por ser um professor de inglês, eu me importe muito com as palavras e seu uso adequado. Em meu livro, a palavra teoria é usada para descrever um conceito que se baseia em um raciocínio analítico e científico cuidadoso. Não deve ser aplicado a falsas fabricações politicas.


Mark I. West é o professor Bonnie E. Cone em engajamento cívico na UNC-Charlotte.


Live tradução do artigo We should stop using the term ‘conspiracy theory’ publicado por  MARK I. WEST em 28/11/2021 e disponível em https://www.charlotteobserver.com/opinion/article256064397.html

Postar um comentário

0 Comentários