Banner topo

Os NFTs e o Metaverso fazem parte do GRANDE RESET?

 


Em junho de 2020, o tema da 51ª Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial realizado em Davos, na Suíça, foi anunciado como O GRANDE RESET (The Great Reset). Este evento geralmente é frequentado pelas pessoas mais poderosas e influentes do mundo, incluindo bilionários, políticos e CEOs das maiores empresas do planeta.

Normalmente eu nunca presto atenção a eventos deste tipo, onde apenas os ricos e poderosos estão envolvidos. No entanto, uma manchete que realmente me chamou a atenção no ano passado foi dita por Klaus Schwab, o fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial. Ele é o magnata por trás do Fórum Econômico Mundial, que organiza a reunião anual na Cúpula de Davos.

Ele disse isso durante o evento:

Você não terá nada, e ficará feliz com isso.

Quando leio esta citação, sinto que se parece quando o seu tio-avô está te xingando quando você é apenas uma criança e está apenas tentando brincar com seus brinquedos - e ele te diz para você parar de brincar porque de alguma forma você o está irritando. "Se você não fizer o que eu digo, vou levar seus brinquedos embora".

A cúpula de Davos ocorreu em junho de 2020, há pouco tempo atrás portanto - e hoje, apenas alguns meses depois, temos todas estas novas tendências sobre produtos digitais, como os NFTs e agora o Metaverso. Não posso deixar de pensar: e se os NFTs e o Metaverso são o ponto de entrada para que, tecnicamente, não venhamos a possuir nada  no futuro e ainda assim ficarmos felizes com isso?

Existem tantos influenciadores ricos e empresas hoje que estão nos empurrando os NFTs goela abaixo, e agora, recentemente, o Metaverso de Mark Zuckerberg ¹, onde tudo o que fizermos será online ou se tornará parte digital. E também há o recente anúncio da Microsoft e da Nike sobre a criação de produtos  para o metaversos em seu ecossistema.

Imagine pessoas comprando tênis da Nike sem possuir os tênis físicos. Apenas as imagens digitais destes, que custarão o mesmo que os tênis reais. É uma loucura pensar que isso vai acontecer no futuro!

O que quero dizer é que os ricos sempre encontrarão uma maneira de cortar custos de produção e continuar aumentando as receitas, e convencer a nós, as massas, a comprar tudo e nos fazer pensar que elas valem alguma coisa. Eles já fizeram isso antes, com as compras de jogos em aplicativos: as skins em jogos como Fortnite. Então, o próximo nível disso podem ser os NFTs e o Metaverso. Acredito que este seja o início de uma escalada global para vender mais ativos digitais para as massas, e uma forma de cortar totalmente os custos de mão-de-obra e produção.

Eu sinto que isso é o que eles querem dizer com "Você não terá nada, e ficará feliz com isso". Porque na realidade não temos escolha. Trata-se apenas de  alguns bilionários e políticos querendo que pensemos de maneira diferente.


¹ Na verdade o metaverso não é uma invenção ou propriedade de Zuckberg ou da Meta (antiga Facebook). É um conceito e iniciativa de diversas empresas para a criação de um universo digital imersivo e compartilhado baseado em realidade virtual e realidade aumentada. De certa forma, podemos considerar isso como uma espécie muito rudimentar de Matrix (do filme do mesmo nome) ou de OASIS (do livro/filme READY PLAYER ONE). Aliás, o mundo de READY PLAYER ONE (Jogador Número 1), livro de Ernest Cline, mostra algo bastante parecido com o que se vislumbra nesse artigo: um mundo onde as massas pobres vivem em verdadeiras favelas, mas buscam no OASIS (metaverso) uma vida empolgante e divertida, como fuga da realidade massacrante do mundo real.



Livre tradução do artigo "Are the NFT’s and the Metaverse part of the ‘Great Reset’?" de DENDEN publicado em 10/11/2021 em https://denrubio.medium.com/are-the-nfts-and-the-metaverse-part-of-the-great-reset-7d45d928ce36

Postar um comentário

0 Comentários