Banner topo

GALÁXIA PODE ABRIGAR CERCA DE 36 CIVILIZAÇÕES EXTRATERRESTRES


Existe alguém lá fora? Esta é uma antiga pergunta a qual pesquisadores lançaram uma nova luz, por meio de um estudo que calcula que poderia haver mais de 30 civilizações inteligentes em toda a nossa galáxia. Este é um enorme avanço em relação às estimativas anteriores, que variam de zero a bilhões.

Uma das maiores e mais antigas questões da história do pensamento humano é se existem outras formas de vida inteligentes em nosso Universo. Obter boas estimativas do número de possíveis civilizações extraterrestres tem sido, no entanto, muito desafiador.

Um novo estudo liderado pela Universidade de Nottingham e publicado hoje no Astrophysical Journal adotou uma nova abordagem para esse problema. Usando a suposição de que formas de vida inteligentes em outros planetas são parecidas com as da Terra, os pesquisadores obtiveram uma estimativa do número de civilizações inteligentes e dotadas de capacidade de comunicação na nossa própria galáxia - a Via Láctea. Eles calculam que poderia haver mais de 30 civilizações inteligentes e comunicativas ativas em nossa galáxia.

O professor de Astrofísica da Universidade de Nottingham, Christopher Conselice, que liderou a pesquisa, explica: “Deveria haver pelo menos algumas dúzias de civilizações ativas em nossa galáxia, partindo do princípio de que são necessários 5 bilhões de anos para a vida inteligente se formar em outros planetas, como na Terra. " Conselice também explica que: “A ideia é olhar para a evolução, mas em escala cósmica. Chamamos esse cálculo de limite copernicano astrobiológico. ”

O primeiro autor, Tom Westby, explica:

O método clássico para estimar o número de civilizações inteligentes se baseia em adivinhar valores relacionados à vida, em que as opiniões sobre tais questões variam substancialmente. Nosso novo estudo simplifica essas suposições usando novos dados, fornecendo uma estimativa sólida do número de civilizações em nossa galáxia.


Os dois limites astrobiológicos copernicanos consideram que espécies inteligentes capazes de comunicação sejam semelhantes à existente na Terra e que sejam 5 bilhões de anos mais novas ou 5 bilhões de anos mais velhas, sendo que na Terra uma civilização com capacidade de comunicação se formou após 4,5 bilhões de anos. Segundo esses fortes critérios, é necessário que essa vida se desenvolva em um sistema solar com um Sol semelhante ao nosso no sentido de haver disponível conteúdo metálico (o nosso Sol é relativamente rico em metais). Assim, calculamos que deve haver cerca de 36 civilizações ativas em nossa galáxia.

A pesquisa mostra que descobrir o número de civilizações depende fortemente de há quanto tempo eles estão ativamente enviando sinais de sua existência ao espaço, como transmissões de rádio de satélites, televisão etc. Se outras civilizações tecnológicas durarem tanto quanto a nossa, que atualmente é de 100 anos, haverá cerca de 36 civilizações tecnicamente inteligentes e ativas em toda a nossa galáxia neste momento.

No entanto, a distância média que devemo estar dessas civilizações é de cerca de a 17.000 anos-luz de distância, dificultando a detecção e a comunicação usando de nossa tecnologia atual. Também é possível que nós sejamos a única civilização ativa dentro de nossa galáxia, a menos que os tempos de sobrevivência das demais civilizações semelhantes a nossa sejam longos.

Nossa nova pesquisa sugere que a busca por civilizações extraterrestres inteligentes não apenas revela a existência de como a vida se forma, mas também nos dá pistas de quanto tempo nossa própria civilização durará. Se descobrimos que a vida inteligente é algo comum, isso revelaria que a nossa própria civilização poderia existir por muito mais do que apenas algumas centenas de anos; alternativamente, se descobrirmos que não existem civilizações ativas em nossa galáxia, isso será um mau sinal para a nossa existência a longo prazo. Ao procurar vida inteligente extraterrestre - mesmo que não encontremos nada - estamos descobrindo algo sobre o nosso próprio destino e futuro.


Professor Christopher Conselice






Livre tradução do artigo Research sheds new light on intelligent life existing across the Galaxy publicado em 15/07/2020 por Jane Icke em https://www.nottingham.ac.uk/news/research-sheds-new-light-on-intelligent-life-existing-across-the-galaxy

Postar um comentário

0 Comentários