Banner topo

INDEXAÇÃO DE MAIS DE 50.000 HORAS DE AUDIO E VIDEO SOBRE TEMAS UFOLÓGICOS


Se você crê que "a verdade está lá fora", ela poderia muito bem estar enterrada em dezenas de milhares de horas de conversas em podcasts e vídeos do YouTube disponíveis on-line sobre avistamentos e teorias de OVNIs.

A maioria dessas histórias é preservada apenas na forma de áudio - e, para conseguir realizar uma análise detalhada do contexto geral e das possíveis correlações que todos estes casos podem apresentar, pesquisadores teriam que examinar todos os áudios individualmente e indexá-los manualmente fazendo todo um terrivelmente gigante trabalho de tratamento de dados para, aí sim, iniciar um trabalho de análise de fato.

Para tornar essa tarefa um pouco mais fácil, um entusiasta de OVNIs na Inglaterra, que usa o pseudônimo de Isaac Koi, está transcrevendo via soluções automáticas de software arquivos de programas relacionados a OVNIs. Até agora, ele catalogou nada menos do que 50.000 episódios e vídeos de podcast.

Koi (que usa esse nome para projetos on-line relacionados a OVNIs a fim de  proteger sua reputação em seu trabalho diurno), disse ao site Motherboard que cada podcast e vídeo varia de cerca de três minutos a três horas, então ele calculou o número de horas transcritas até o momento. Até agora, tudo isso representa cerca de dois milhões de páginas de transcrições automáticas pesquisáveis (um deleite para os pesquisadores).

Ele postou seu projeto no fórum de discussão AboveTopSecret.com, completo, com um índice de pesquisa para shows e vídeos. Todas as transcrições também são indexadas para download aqui.

A solução de casos sobre OVNIs é como montar um quebra-cabeças, mas sem ter todas as peças. As lacunas podem dificultar a visão geral. Essas lacunas nas informações disponíveis geralmente resultam em muitos argumentos improdutivos entre céticos e pesquisadores de OVNIs. Ao facilitar a busca de pelo menos outras informações relevantes, os pesquisadores tem acesso a um quadro muito maior, ou pelo menos encontram pistas a serem exploradas para resolver disputas.

Isaac Koi

Koi disse que usou uma combinação de ferramentas de software de transcrição disponíveis ao público para criar um sistema que compila transcrições pesquisáveis ​​de centenas de gravações de áudio enquanto ele dormia ou trabalhava. As transcrições não são perfeitas, mas incluem carimbos de data e hora e palavras-chave, para que os usuários possam identificar rapidamente tópicos em episódios específicos e em que momento do áudio ou vídeo o termo foi citado.

Este não é o primeiro projeto do tipo do qual Koi participa - de acordo com seu post na ATS, ele trabalhou com o Archives for the Unexplained na Suécia, junto a mais de 100 outros pesquisadores e grupos de pesquisa ufológica, para digitalizar e compartilhar revistas, boletins, documentos oficiais (incluindo coisas como registros oficiais do FBI) ​​e outros materiais online em um banco de dados semelhante.

A grande maioria das pessoas que se deparou com seus esforços de indexação e arquivamento de áudio o apoia, disse Koi. Mas alguns céticos se voltaram contra ele: "Um pesquisador britânico de OVNIs sugeriu há alguns anos que eu deveria ser um departamento do governo, porque estava compartilhando mais material do que uma pessoa poderia produzir", disse ele. "Mais recentemente, um pesquisador americano sugeriu durante uma entrevista em podcast que eu poderia estar trabalhando para alienígenas".




Livre tradução e adaptação do artigo SOMEONE TURNED 50,000 HOURS OF UFO PODCASTS INTO A SEARCHABLE DATABASE publicado em https://www.vice.com/en_uk/article/g5x547/ufo-podcasts-searchable-database-transcripts em 10/02/2019 por Samantha Cole.

Postar um comentário

0 Comentários