Banner topo

MORTE MISTERIOSA DA CEO QUE ACHAVA QUE VIVEMOS EM UMA MATRIX

 

Essa poderia muito bem ser chamada de "a mãe de todas as teorias da conspiração", ou pelo menos essa é a mais controversa de todas as ideias pseudocientíficas. Mas a verdade é que existem muitos filósofos de prestígio, físicos conhecidos e especialistas em tecnologia que consideram fortemente a possibilidade de que nós e o nosso Universo não sejamos reais, mas apenas parte de alguma espécie de videogame, uma simulação enormemente sofisticada, como um Second Life ou um The Sims futurista e absurdamente elaborado.

Essa teoria já foi tratada pela ficção científica em diversas mídias (games, filmes, livros, etc). Um dos exemplos mais populares é a saga cinematográfica dos (então) irmãos Wachowski, Matrix, na qual máquinas inteligentes mantêm os humanos imersos em uma simulação quase perfeita da realidade. Mas outro filme menos conhecido que ilustra essa questão de maneira ainda melhor se chama O 13º ANDAR (THE THIRTEENTH FLOOR) de Josef Rusnak, onde um programador de um universo virtual começa a se perguntar se a sua própria realidade também não é uma simulação.

Durante séculos, a questão de saber se a realidade é realmente como a vivenciamos cativou inúmeros filósofos. Já no século IV aC, o pensador cético chinês Zhuang Zhou sonhou que era uma borboleta e, quando acordou, não pôde deixar de se perguntar: ele havia sido uma borboleta no sonho do qual havia despertado, ou seria ele na verdade uma borboleta que havia acabado de adormecer e sonhava que era Zhou?

O Paradoxo da Borboleta de Zhuang Zhou:
Zhuang Zhou sonhando que é uma borboleta ou uma borboleta sonhando que é Zhuang Zhou?


Na era moderna, a hipótese da simulação é atribuída ao filósofo sueco da Universidade de Oxford (Reino Unido) Nick Bostrom, autor de uma obra publicada no ano de 2003 que gerou um debate interminável. Sob o título "Are you living in a computer simulation?" (Você está vivendo em uma simulação por computador?) Bostrom disse que pelo menos uma das seguintes proposições é verdadeira: ou os seres humanos desaparecerão antes de atingirem um estágio de evolução pós-humana, ou a civilização pós-humana descendente da nossa se interessará por seus antepassados e construirá simulações em computador para ver como viviam, ou para que eles mesmos possam experimentar como era viver dessa forma. Teria alguém descoberto a verdade?


A misteriosa morte de Erin Valenti

A família de Erin Valenti teve a pior notícia de todas em 5 de outubro de 2019, quando a polícia lhes informou que haviam encontrado o corpo dela em Almaden, um bairro residencial ao sul da cidade de San Jose, Califórnia, EUA. Valenti, uma empresária de tecnologia de 33 anos de idade, desapareceu em circunstâncias misteriosas logo após uma série de telefonemas estranhos a seus pais.

Valenti desapareceu na segunda-feira, 30 de setembro de 2019 à noite, depois de sair de um curso em Palo Alto para pegar um voo para casa, do Aeroporto Internacional de San Jose. O Departamento de Polícia de San Jose informou que encontrou um corpo sem vida dentro de um veículo estacionado no bloco 6500 de Bose Lane, a apenas meio quilômetro do último local onde Valenti tinha sido vista pela última vez. Os registros mostram que o Corpo de Bombeiros de San Jose respondeu a uma chamada de saúde às 15h56, perto do bloco 6582 de Bose Lane.

Parentes procuravam Valenti, pois disseram que ela havia feito uma série de telefonemas estranhos dizendo que “tudo é um jogo, um experimento mental, e que estamos todos na Matrix". E o mais surpreendente de tudo é que o marido de Valenti, um psicólogo, disse que ela não sofria de nenhum distúrbio mental que pudesse explicar o ocorrido.

Sua mãe, Whitey Valenti, descreveu sua filha como uma jovem intensa e brilhante, que se formou em Administração de Empresas com honras na Universidade de Georgetown antes de entrar no mundo das empresas privadas de tecnologia. Erin Valenti foi a fundadora e diretora executiva da Tinker Ventures, uma empresa de design e desenvolvimento de apps mobile onde gerenciou uma equipe global de 120 funcionários com escritórios em Salt Lake City e Paquistão. Antes de fundar a Tinker, ela havia sido diretora de desenvolvimento de produtos da Overstock.com, onde supervisionou uma equipe de 250 engenheiros. Valenti, que morava em Salt Lake City com o marido, também era uma excelente alpinista e esquiadora. 

Não havia nenhum sinal que pudesse prever seu fim trágico, até que ela ligou para os pais por volta das 15h30 na segunda-feira, 5 de outubro, depois que ela se encontrou com um ex-colega em Sand Hill Road e disse que não conseguia encontrar seu carro alugado. Depois de encontrar o veículo, ficou no telefone com os pais e foi quando a conversa se tornou estranha. Valenti perdeu o voo na segunda-feira e não pôde comparecer a uma cerimônia na terça-feira em Utah, onde devia receber um prêmio relacionado a “mulheres na tecnologia”.

Conversamos com ela por horas, segunda à noite. Ela falava muito rápido. Disse que voltaria para casa no Dia de Ação de Graças e depois disse que ela estava na Matrix.

Whitey Valenti - mãe

Durante sua viagem à Califórnia, na semana de 1º de outubro, Valenti e seu marido Weinstein conversavam todas as noites e segundo ele tudo parecia normal. Ela ficou no hotel Ritz Carlton em Laguna Beach para participar de um workshop de gerenciamento de negócios chamado Create the powerful, e na quinta-feira voou para San Jose e alugou um carro Nissan. Lá ela liderou uma conferência de tecnologia em Monterey antes de retornar à área da baía de São Francisco para conversar com alguns velhos amigos e colegas. O marido de Valenti, um psicólogo, disse que sua esposa deixou o hotel Nest em Palo Alto na segunda-feira à tarde.

Não há histórico de algo semelhante com ela antes, nenhum diagnóstico ou evidência de qualquer distúrbio mental, hospitalização, uso de drogas ou medicação, e nenhuma prisão. Nada do tipo pôde ser encontrado em seu passado. O que ocorreu é absolutamente atípico no comportamento dela, ela era uma pessoa muito bem-sucedida.

Weinstein - marido



Busca controversa por parte da polícia

Como se não bastasse, o desaparecimento da CEO não ficou isento de controvérsias. O pai de Erin Valenti, Joseph Valenti, chamou a investigação policial da morte de sua filha de "farsa". Ele disse ao jornal americano The Mercury News que a polícia não apresentou a denúncia de desaparecimento de sua filha antes da quinta-feira seguinte, dias após a família ter relatado seu desaparecimento, e que as autoridades descreveram o desaparecido dela como "voluntário". Joseph disse que o departamento de polícia não priorizou a busca de sua filha.

Estou totalmente frustrado e zangado com a forma como o caso foi tratado.

Joseph Valenti - pai

Curiosamente, a morte de Valenti é a segunda de um CEO do ramo de tecnologia no mesmo mês de outubro na região da baía de San Francisco. O cadáver de Tushar Arte, 50, CEO de uma empresa de web design chamada AtreNet, foi encontrado próximo a seu carro na cidade de Santa Cruz em 1º de outubro, segundo a polícia. Em um post no Facebook, o xerife do condado de Santa Cruz disse que Atre foi encontrado morto ao lado de seu veículo horas depois de ter sido sequestrado em sua casa durante um suposto assalto.




Queima de arquivo ou algo mais simples?

Teria Erin Valenti descoberto e obtido evidências de que vivemos em uma espécie de matrix, e devido a isso teria sido morta? Difícil saber e mais difícil ainda acreditar.

Elon Musk é um dos famosos do meio tecnológico que também acreditam nessa possibilidade.


A crença na Hipótese da Simulação é debatida como uma possibilidade estatisticamente real no Vale do Silício, com alguns famosos da alta tecnologia como Elon Musk (Tesla e Space X) declarando abertamente a possibilidade de que de fato estamos vivendo em uma simulação, assim como outros segundo artigo da revista New Yorker. Pessoas com muito mais recursos e contatos do que Valenti possuía para descobrir a verdade... e eles continuam vivos.

Infelizmente, tive conhecidos que morreram em circunstâncias parecidas, foram encontradas mortas dentro de carros após dias de buscas em circunstâncias a princípio misteriosas, mas que pouco tempo depois foram esclarecidas e se mostraram bastante óbvias: suicídio (acidental ou proposital).

Não estou afirmando que esse é o caso de Valenti porque obviamente as informações públicas são absolutamente escassas. Apenas não descarto a possibilidade. As notícias dizem que ela se encontrou com antigos amigos logo antes do desaparecimento, mas nenhuma informação de quem eram esses amigos e o que eles poderiam falar sobre o encontro é noticiado. Não é difícil imaginar que encontros com pessoas do passado despertam algum tipo de emoção (boa ou ruim), que emoções são gatilhos para pensamentos e que pensamentos são gatilhos para ações. Sem mais detalhes, essa é apenas mais uma interrogação.

Mesmo que o marido dela seja um psicólogo, há muitas pessoas deprimidas (e ela poderia estar deprimida devido a altas cargas de estresse e possível frustração a que sua profissão com toda certeza a submetia) que escondem totalmente suas dores, transparecendo normalidade, alegria e descontração atípicas à imagem de um deprimido, tornando difícil perceber os sinais da doença mesmo a pessoas treinadas até que seja tarde demais.

Na maioria das vezes um mistério tem uma resposta muito simples.

Que a família e seu espírito encontrem paz.


Artigo inspirado no artigo "Erin Valenti the CEO of a tech company died mysteriously after discovering that we live in Matrix" publicado no site infinityexplorers.com em 21/10/2019

Postar um comentário

0 Comentários