Banner topo

ASTROTEOLOGIA: DESCOBRIR ALIENÍGENAS INTELIGENTES PODE ACABAR COM NOSSAS RELIGIÕES?


A ASTROTEOLOGIA está se tornando um campo de estudo cada vez mais importante à medida que a descoberta de vida alienígena parece cada vez mais provável. Um teólogo especialista falou com o Express.co.uk sobre a possibilidade de vida alienígena desencadear uma crise existencial para as religiões do mundo.

A lógica comum determina que o espaço é tão incrivelmente grande que as condições certas para que vida alienígena exista devem ter ocorrido em algum lugar fora da Terra. Os cientistas também subestimam continuamente a capacidade da vida na Terra sobreviver ou até florescer em lugares mais inóspitos.

Mas a descoberta de vida alienígena não está em desacordo com a religião, e a fé pode prosperar, afirmou um teólogo.

O professor Ted Peters, do Centro de Teologia e Ciências Naturais de Berkeley, acredita que a criação de Deus pode se estender para além de um único planeta.

Ele disse à Express.co.uk:

A criação de Deus inclui todo o cosmo e quaisquer seres vivos que nele possam estar. Eu estava preocupado com isso, pois parecia ter sido tacitamente aceito por alguns estudiosos e cientistas, bem como pela mídia, que se encontrarmos criaturas no espaço mais inteligentes do que nós, nossas religiões sofreriam de alguma forma.

O que a Pesquisa  Peters de Crise Religiosa por encontro com ETI (Extra Terrestrial Intelligence ou em português Inteligência Extra Terrestre) encontrou não indica isso, seja com pessoas autodesignadas ou autodefinidas em suas mais variadas tradições religiosas.

Eles estão de fato um pouco preocupados com suas tradições, mas, na maioria das vezes, elas sobreviverão. Há um comentário que eu absolutamente amei, que veio de um protestante tradicional, onde ele disse "Eu dividiria o banco da igreja com um alienígena em qualquer dia".

O professor Peters realizou a Pesquisa  Peters de Crise Religiosa por encontro com ETI (Extra Terrestrial Intelligence ou em português Inteligência Extra Terrestre) nos últimos anos, e os resultados que encontrou demonstraram que todas as religiões estavam a vontade sobre uma possível descoberta de alienígenas.

Astroteologia: As condições certas para o surgimento da vida devem existir em algum lugar em um Universo infinito.


Ele ainda disse:

Muitos comentários feitos pelos entrevistados na pesquisa foram desta mesma natureza, a de que Deus é o criador de um Universo muito grande e esse Universo não foi feito apenas para nós, mas para ser compartilhado com outras criaturas de Deus.

Os budistas não tinham qualquer preocupação quanto este Universo ter outras formas de vida inteligentes. Mas houve um grupo que disse que "sim, as tradições religiosas sofreriam", e esse era o grupo de pessoas não religiosas.

Então, pessoas sem religião se preocupam que as religiões sofrerão um colapso ou uma crise, mas as próprias pessoas religiosas não prevêem isso.

Portanto, minha resposta objetiva para essa pergunta é que as coisas provavelmente continuarão do jeito que estão, sem muitas mudanças.

Os teólogos há muito tempo se perguntam se, por exemplo, tendo Jesus Cristo nascido na Terra, isso tornaria nosso planeta único no Universo. Alguns acreditam que é esse o caso, enquanto que outros argumentam que Deus encarnou várias vezes para cada uma das civilizações alienígenas inteligentes.

Publicamos um livro em 2018, chamado Astrotheology (Astroteologia), onde vários estudiosos abordaram esta questão.

Dos cinco artigos, quatro responderam que esperavam que Deus encarnasse várias vezes - uma para cada planeta com uma civilização inteligente. Mas um dos artigos dizia: "Não, o evento histórico de Jesus Cristo é suficiente para a obra expiatória de Deus para todo o cosmos". Então, temos que dizer que esta é uma pergunta aberta, pelo menos entre os cristãos.

Quanto à questão de saber se ele acredita que a vida alienígena exista fora da Terra, o Dr. Peters não tem certeza.

Acredito que a existência de vida alienígena seja uma questão científica. No momento, não há evidências empíricas de que exista vida alienígena. Mas como muitas pessoas disseram em suas respostas em nossa pesquisa de crise religiosa, o Universo é realmente grande. E certamente poderia haver vida lá fora. Nós apenas temos que nos preparar para conhecê-los.

Deus criou um universo insondável, grande e belo. E se pudermos compartilhá-lo com criaturas alienígenas inteligentes, melhor ainda.



Livre tradução do artigo de TOM FISH para o EXPRESS.CO.UK publicado em 25/12/2019.

Postar um comentário

0 Comentários