Banner topo

JORDAN PETERSON, A DARK WEB INTELECTUAL E A MÍDIA CONVENCIONAL



O vídeo abaixo (em inglês apenas) se trata de um importante documentário feito pelo ex-produtor da BBC4, David Fuller, onde ele explora o que chama de “o lado sombrio do liberalismo” (traduzindo para o bom português, "o lado sombrio da esquerda"), que supostamente é uma ideologia aberta e inclusiva, mas que na verdade, uma vez tendo vencido a guerra cultural, tornou-se a nova burguesia elitista, tão rígida, reacionária e delirante quanto qualquer hegemonia anterior a ela.


Estamos em um momento cultural divisor de águas. Os vieses institucionais da mídia dominante os tornam literalmente incapazes de reconhecer as forças que estão desafiando seu consenso. Fuller destrincha as várias camadas políticas e psicológicos, além dos arquetípicos mais profundos deste confronto, que está sendo discutido pelos integrantes do que está sendo chamado de "Dark Web Intelectual", cujos membros mais conhecidos incluem o professor de psicologia canadense Jordan Peterson e personalidades da mídia David Rubin e Ben Shapiro.




Como Peterson diz no vídeo, chegou a hora de discutir nossas suposições fundamentais, como a dignidade da alma humana.

Você não pode lidar consigo mesmo de maneira adequada sem assumir isso. Você não conseguirá ter um relacionamento verdadeiro com outras pessoas. Você não conseguira trazer estabilidade para sua família. Você não poderá ter uma sociedade funcional. Então, o que significa para essa alma humana "ter dignidade"?

Bem, parte da ideia é que você está participando da Criação, e faz isso com suas ações e seu idioma. E você decide se está direcionando o mundo um pouco mais em direção ao Céu ou um pouco mais em direção ao Inferno, e percebe que isso é REALMENTE o que você está fazendo. Então, este é o lugar onde a verdade literal e a verdade metafórica se encontram. E as pessoas estão apavoradas com essa ideia, e deveriam mesmo, porque é uma responsabilidade enorme.

Peterson fala que muito se diz a respeito de direitos sem que haja uma discussão proporcional a respeito de responsabilidades, sendo que ambos são dois lados da mesma moeda, embora quase nunca isso seja visto como tal. Apenas metade dessa discussão vem acontecendo.

Ele pergunta: o que você está deixando de fora da discussão quando não está falando sobre as responsabilidades? Você pode estar deixando de fora o sentido da vida? Quando em sofrimento, o que faz tudo valer a pena para um humano? Direitos? É quase impossível descrever o quão ruim é essa ideia! Responsabilidade. É isso o que dá sentido à vida.

Jordan Peterson diz ainda que a nova contracultura é a ideia de que você pode crescer para se tornar totalmente responsável e engajado na vida, e fazer algo útil. Que a auto-responsabilidade é a chave para a cura, e a auto-capacitação é paz.

Aparentemente, os esquerdistas no Twitter encontraram uma maneira de desprezar por unanimidade esta mensagem e seus mensageiros.



Postar um comentário

0 Comentários