Pular para o conteúdo principal

BALÃO DO GOOGLE É CONFUNDIDO COM OVNI EM SERROLÂNDIA


Réplica de notícia publicada em 16/02/2019 no Portal de Serrolândia


Balão sobrevoa Serrolândia e população confunde com Óvni

foto de Sandro Matos

Um balão do Google, empresa multinacional de serviços online dos Estados Unidos, sobrevoou o céu de Serrolândia (Bahia, a 320km a noroeste de Salvador) no final da tarde deste sábado, 16, e chamou a atenção de dezenas de serrolandenses nas redes sociais. Alguns confundiram o objeto com um OVNI (Objeto Voador Não Identificado). Sandro Matos, divulgou uma foto em suas redes sociais mostrando o bolão.

Balão do Project Loon

O balão visto a olho nu em questão faz parte do Project Loon, que é um projeto de pesquisa e desenvolvimento que está sendo desenvolvido pelo Google com a missão de fornecer acesso à Internet para áreas rurais e remotas. O projeto usa balões de alta altitude colocados na estratosfera, a uma altitude de cerca de 20 km para criar uma rede sem fio com velocidade semelhante a de 3G das redes de telefonia móvel. Por falar nisso, o funcionamento é através de conexões a smartphones com suporte ao LTE. Por causa dos objetivos da missão aparentemente bizarros do projeto, o Google apelidou de “Projeto Loon”, como um trocadilho loon de balloon.

Os balões são manobrados ajustando a sua altitude para flutuar em uma camada de vento depois de identificar a camada de vento com a velocidade e direção desejada usando dados de ventos da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Os usuários do serviço se conectam à rede de balões usando uma antena especial de Internet ligada à sua residência. O sinal viaja através de balão a balão, em seguida, para uma estação em terra conectada a um provedor de serviços de Internet (ISP), em seguida, para a Internet global.

No ano de 2017 um dos balões do Projeto Loon do Google caiu na zona rural de Macaúbas na Bahia.

Comentários

Romualdo disse…
manobra pra confudir os avistamentos reas