Banner topo

"O MUNDO SOMBRIO DE SABRINA" E SUAS MENSAGENS DOENTIAS E DISTORCIDAS

Livre tradução do artigo originalmente publicado no site The Vigilant Citizen em 12/12/2018

Destinada ao público adolescente, a série transmite valores perturbadores com claras mensagens sobre satanismo, feminismo, sexualidade e muito mais. Esta é uma análise detalhada das reais intenções desta produção da Netflix.



AVISO: muitos spoilers a frente!

Com o surgimento dos serviços de streaming - dentre eles o mais famoso, a Netflix - o entretenimento é cada vez mais consumido na forma de longas séries que não raramente são "maratonadas". Com dezenas de horas de duração, essas séries não contam apenas uma história: elas criam mundos bastante complexos e imersivos, nos quais os espectadores se envolvem e passam muito tempo. De fato, se observá-las com atenção, você perceberá que as séries modernas não são estruturadas apenas como uma simples narrativa: elas são experiências imersivas que se tornam parte da vida de quem as assiste e acompanha.

A primeira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina - uma série destinada ao público adolescente - contém dez episódios de uma hora cada. Nestas dez horas de conteúdo, muitas palavras, mensagens e simbolismo são despejados na mente dos espectadores. E, como alguém que assistiu a essa temporada duas vezes, posso confirmar: há muitas coisas realmente maléficas e obscuras sendo tratadas nas entrelinhas dessa série.

Há alguns meses atrás, foi escrito (no site do The Vigilant Citizen) um pequeno artigo intitulado "O Mundo Sombrio de Sabrina será extremamente satânico", onde se descreve todo o simbolismo satânico que podia ser visto já no trailer inicial da série.

O trailer mostrava Sabrina celebrando seu 16º aniversário com Satanás em pessoa.

Lançada imediatamente antes do Halloween - o feriado mais importante nos círculos satanistas - a série leva seus jovens espectadores a uma aventura ocultista misturada a todo tipo de mensagens sociais: os telespectadores aprendem o básico a respeito do satanismo; que a bruxaria é a melhor maneira de revidar o "patriarcado"; e que o canibalismo não é algo tão ruim assim. Em suma, a série na verdade é uma tentativa da elite ocultista em fazer uma lavagem cerebral em prol de seus ideais satânicos em milhões de jovens.


A Premissa

Até a abertura é repleta de simbolismo.

A série é baseada nos quadrinhos da Archie Comic, chamada Sabrina the Teenage Witch. No entanto, a série foi "re-imaginada" para ser mais obscura, ousada... e adequada aos objetivos da elite ocultista. A história se passa no mesmo universo de Riverdale - outra série que é extremamente popular entre os adolescentes (e provavelmente terá seu próprio artigo analisando seus problemas futuramente). Ambas as séries foram desenvolvidas por Roberto Aguirre-Sacasa, um escritor que também é conhecido por criar Glee (um terror musical) e por uma peça intitulada Say You Love Satan (Diga que Você Ama Satã, em livre tradução), que é descrita como uma “comédia romântica demoníaca gay”.

O Mundo Sombrio de Sabrina também podem ser descritas como uma “comédia romântica demoníaca”, mas vai muito além.

No primeiro episódio, a premissa do enredo é descrita da seguinte forma:

Na cidade de Greendale, onde sempre parece ser Halloween, vivia uma menina meio bruxa, meio mortal, que, no seu 16º aniversário, teria que escolher entre dois mundos: o mundo das bruxas de sua família, ou o mundo humano de seus amigos.

A trama é ajustada para ser atraente aos adolescentes. Trata-se de uma menina de 16 anos que frequenta o ensino médio, ama seu namorado e se diverte com seus amigos. Mas, também, ela é uma bruxa e seus familiares são orgulhosos satanistas. Ao longo de suas aventuras infernais, muitas coisas perturbadoras acontecem e muitas mensagens entrelaçadas à trama são jogadas aos telespectadores. Eis a seguir algumas destas mensagens exploradas pela série.


Promovendo o Satanismo

Em todos os episódios da série, os principais “pontos de promoção” ao satanismo estão entrelaçados à trama e são apresentados de uma forma bastante palatável aos adolescentes. As duas tias e as primas de Sabrina são bruxas convictas que gritam “Louvado seja Satanás” sempre que algo de bom acontece. No entanto, elas não são harpias de nariz pontudo andando em vassouras, mas sim mulheres simpáticas e inteligentes que agem como mães atenciosas com Sabrina. Na verdade, todas as bruxas da série são espirituosas, carismáticas e sensuais, têm a mente aberta e são tolerantes com todos os estilos de vida.

"Louvado seja Satanás! Eu sou jovem novamente!"
Na série as bruxas vivem vidas longas e envelhecem devagar.
Vende-se a ideia de que há muitas vantagens em servir a Satanás.

Quando era uma “boa cristã”, a Sra. Wardwell era retratada como uma senhora pequena, chata e tensa.
Mas depois que a "concubina de Satanás" assumiu seu corpo, ela se transformou
em uma bruxa espirituosa, sensual e poderosa.


Como dito acima, Sabrina tem um dilema: ela deve se tornar uma bruxa super-poderosa com todos os tipos de poderes legais? Ou ela deve ser uma garota comum e sem nada demais? É assim que a série apresenta o “dilema”. Como Sabrina diz: “há tantas coisas deliciosas sobre ser uma bruxa”.

Para se tornar uma bruxa, Sabrina deve passar por um "batismo sombrio" e entregar-se a Satanás. No entanto, Sabrina tem algumas perguntas que são usadas para educar os espectadores a respeito  do satanismo. Em certo momento, Sabrina pergunta ao Sumo Sacerdote de sua congregação de bruxas:

- Mas o Diabo… ele é uma encarnação do mal.
- Incorreto. Ele é a personificação do livre arbítrio. Bem. Mal. Essas palavras são importantes para o Falso Deus, mas o Lorde das Trevas está além de tais preceitos.

Sim, no decorrer da série, se referem a Deus como o "Falso Deus" - uma figura paterna impotente e opressiva. Para tornar o batismo sombrio ainda mais atraente, o Sumo Sacerdote acrescenta o seguinte:

Em troca de seu serviço e devoção, as bruxas estão isentas do inferno.


Logo antes do batismo, o Sumo Sacerdote fornece mais material de introdução ao satanismo:

- Nosso Lorde das Trevas nos ensina: Não existe lei além de "Faça o que tu queres". Nosso Senhor das Trevas pergunta: “Você gostaria de ser feliz, criança? De ser livre? Livre para amar e odiar? Ser aquilo que a natureza estipulou que você fosse, ser verdadeira às leis dela e a você mesma apenas?
- Sim, Pai.
- Você acredita em Lúcifer, o arcanjo, que preferiu perder os Céus do que perder seu orgulho?
- Sim, Pai.


Mais adiante na série, os espectadores são ensinados quanto a interpretação satânica do livro de Gênesis.

Eva morreu quando comeu a fruta, crianças? Não, claro que não. O Falso Deus mentiu para Eva porque desejava mantê-la nua e ignorante em seu jardim. Mas nosso senhor Satanás, habitando uma cobra, deu a Eva conhecimento, e a libertou.


Como veremos mais adiante, Satanás é frequentemente descrito como uma figura libertadora e empoderadora para as mulheres.

Dentro da "Escola de Artes Ocultas", onde as bruxas aprendem invocações e demonologia, uma gigantesca estátua de Baphomet fica com uma "luz divina" brilhando sobre ela. Trata-se de uma réplica exata da estátua de Baphomet instalada pelo Templo Satânico em Michigan.

A série também é repleta de pequenos e distorcidos detalhes. Por exemplo: o coro satânico da escola canta uma canção que começa com estas palavras:

Sempre é sempre para sempre
Como um é um é um
Dentro de você mesmo por seu pai
Tudo é nada tudo é nada tudo é nada

O nome da música em questão é I'll Never Say to Always e ela foi escrita por… Charles Manson. Sim, o insano líder de seu culto, assassino serial e escravo/manipulador MKULTRA, Charles Manson.

A canção é do álbum de 1970 “Lie: The Love and Terror Cult” de Charles Manson.
A elite oculta adora Charles Manson.

Conforme Sabrina aprende sobre as artes das trevas, as vezes ela se rebela contra sua educação satânica e tenta se libertar dela. Ela consegue? Claro que não. De fato, Sabrina acaba assinando o Livro da Besta (dando sua alma a Satanás), que a transforma em uma bruxa super-poderosa. E esses super poderes acabam salvando a cidade inteira de Glendale. Obrigado Satanás.

Para tornar o satanismo ainda mais atraente, a série também o relaciona e iguala ao feminismo.


Satanismo: um aliado do feminismo e LGBQ

Quase todos os homens retratados na série são brutamontes raivosos, agressivos, violentos, homofóbicos e críticos.

"[risos] É a garotinha do açude."

Quando não estão intimidando o amigo de Sabrina, esses atletas chamam as meninas de "cães" e "santinhas".

Uma das primeiras cenas da série mostra os atletas batendo na amiga de Sabrina, Susie, que pode se tornar transexual. Para piorar as coisas, o diretor da escola, descrito como um misógino, não faz nada a respeito. Quem vai salvar essas garotas da "masculinidade tóxica"? Bruxas, é claro (movidas por Satanás). A mensagem é clara: “Como os homens são mais poderosos fisicamente que as mulheres, a bruxaria é a melhor maneira de revidar”.

Depois de usar sexo para atrair os atletas para dentro de uma caverna, Sabrina e seus amigos bruxos usam bruxaria para atormentá-los e humilhá-los. As bruxas até lançaram um feitiço para deixar os garotos impotentes por um período indeterminado de tempo.

O pai de Harvey (namorado de Sabrina) é um idiota violento e cheio de ódio. Nesta cena, ele está prestes a dar um soco na cara do seu próprio filho. Felizmente, uma bruxa o impede de acertar seu soco por meio de um feitiço. Mais uma vez, obrigado Satanás.

Diversos atos de feitiçaria da série são precedidos por momentos #metoo.

"Então pare de se fazer de difícil"

A Sra. Wardwell precisava sacrificar um virgem para lançar um poderoso feitiço.
Então ela se transforma em uma jovem e sai com um atleta que tenta forçá-la a fazer sexo.

A Sra. Wardwell, em seguida, volta a sua forma real e corta a garganta do rapaz de maneira ritualística. A mensagem? Ele mereceu ser sacrificado porque estava sendo inapropriado.

"Estou repleto de excitação"

O diretor da escola de Sabrina é retratado como uma figura opressora e misógina. Além disso, ele está constantemente excitado e o tempo todo assedia a Sra. Wardwell, como um porco. Ela acaba por matá-lo e então o come. Literalmente. Como podemos ver mais adiante, a série mostra muito canibalismo. Mas ele mereceu, certo? CERTO? Ser comido?

O season finale da temporada - momento crucial  quando Sabrina finalmente assina o Livro da Besta e entrega sua alma a Satanás - é estabelecido como um momento de poder feminista. A Sra. Wardwell diz o seguinte para Sabrina:

Eu sei que você está com medo, Sabrina. É porque as mulheres são ensinadas a temer o poder. Possua o seu poder. Não aceite isso de mão beijada do Lorde das Trevas. Tome-o por si mesma. Empunhe isto. Salve seus amigos.

A relação entre bruxaria e feminismo também envolve seus amigos humanos comuns, não envolvidos com bruxaria.


O Clube Escolar WICCA

Para proteger Susie de valentões da escola, Sabrina cria um clube para “mulheres que protegem mulheres” e para combater a “cultura do puritanismo machista”. O nome do clube é WICCA, que significa  “Women’s Intersectional Cultural and Creative Association” (ou, em livre tradução, Associação Cultural, Criativa e Interseccional de Mulheres”.

A palavra "interseccional" não é aleatória. Refere-se a um conceito muito específico em "teorias críticas sociais".

Interseccionalidade é um conceito frequentemente usado em teorias críticas sociais para descrever as maneiras pelas quais as instituições opressivas (racismo, sexismo, homofobia, transfobia, capacidade, xenofobia, classismo, etc.) estão interconectadas e não podem ser examinadas separadamente uma da outra. O conceito surgiu com a estudiosa jurídica Kimberlé Crenshaw em 1989 e é largamente usado em teorias críticas sociais, especialmente na teoria feminista, quando se discute a opressão sistemática - Interseccionalidade, Definição.

A sigla WICCA também tem um significado claro: é uma forma de bruxaria pagã moderna. Mais uma vez, feminismo e feitiçaria são misturadas e apresentadas como algo único e coeso para “capacitar” as mulheres. Sabrina até compara o clube da escola a uma congregação de bruxas, onde “as irmãs se defendem”.

"Você quer dizer, tipo, um clube para derrubar o patriarcado branco?"

Quando Rosalind pergunta se a finalidade do clube é “derrubar o patriarcado branco”, Sabrina responde “Exatamente”. Todo o diálogo que segue parece artificial e não natural, concebido apenas para incluir tantos conceitos de justiça social e chavões quanto for possível.

Uma vez instituído o clube WICCA, seus membros descobrem que alguns livros foram banidos da biblioteca pelo conselho escolar. Eles fazem da obtenção dos livros banidos sua missão. Citando “fascismo”, eles afirmam que “ninguém deve decidir o que podemos ou não podemos ler”. Os livros em questão são estes dois: O Olho Mais Azul e Lolita.

O clube WICCA organiza uma sessão secreta de leitura do livro “The Blueest Eye”.
O clube é apoiado pela Sra. Wardwell, que por acaso é um demônio.

Mais uma vez, a série refere-se a obras e questões bastante reais. “The Blueest Eye” (O Olho Mais Azul) é um romance de 1970 escrito pela autora afro-americana Toni Morrison. Ao longo dos anos, o livro foi banido por vários conselhos escolares nos EUA porque contém descrições bastante explícitas de “estupro, incesto e abuso infantil”. Uma cena em particular descreve, em detalhes chocantes, o abuso de uma garota por parte de seu pai e foi considerada inadequada para ser lida por crianças em vários estados nos EUA. Por exemplo, em 2016, uma escola em Michigan baniu "The Blueest Eye" porque era considerado um livro “pornográfico” e continha “referências negativas contra a fé cristã”.

O clube WICCA também se opõe à proibição do livro Lolita, um romance sobre um homem de meia-idade que se torna obcecado por uma menina de 12 anos com quem se envolve sexualmente depois que ele se torna seu padrasto.

Por que eles estão defendendo especificamente livros com histórias onde adultos se envolvem com menores? Talvez porque a série inteira (e a elite ocultista que a patrocinou e criou) estejam empenhados nesse tipo de prática.


Sexualizando Menores

No momento de seu batismo sombrio, Sabrina ainda tem, tecnicamente, 15 anos de idade. Apesar desse fato, a série deixa bastante claro que o batismo dela envolve deitar-se com Satanás.

Antes de seu batismo sombrio, Sabrina usa um vestido de noiva branco.

Vestidos de noiva, brancos, simplesmente representam a pureza da noiva, e a virgindade de Sabrina era algo extremamente importante antes de seu batismo. Quando ela confirma que nunca havia sido tocada antes do batismo sombrio, sua tia reponde "Louvado seja Satanás!". Sabrina então pergunta “Por que ele tem que ter o domínio do meu corpo?”. Deste momento em diante, muitas insinuações são feitas.

Assim que adentra ao local do batismo sombrio, o vestido de Sabrina fica magicamente preto.
Mais uma vez, o símbolo do vestido branco que se torna negro aparece nos meios de comunicação de massa.

Sabrina é então despida por suas tias e se ajoelha diante do Sumo Sacerdote - representante de Satanás na Terra.

Sua assinatura do Livro da Besta é descrita como o “momento de consumação” entre Satanás e Sabrina, com a mesma conotação de quando os recém-casados vão à sua lua de mel. A partir de então, as coisas ficam ainda mais explícitas

Quando entra na Escola de Artes Ocultas, Sabrina flagra seus colegas estudantes empenhados em desenfreadas orgias onde acontece de tudo
.

Nesta cena em particular, Sabrina (que completava 16 anos) é convidada a participar de uma orgia, que inclui também sua prima pansexual e seu namorado.

A série também tenta quebrar o tabu de outra obsessão da elite ocultista: o canibalismo.


Quebrando o Tabu do Canibalismo

Em artigos passados do site The Vigilant Citizen, notei que o canibalismo é, por alguma razão insana, promovido pela mídia de massa de maneira velada. E a série O Mundo Sombrio de Sabrina está fazendo sua parte nessa campanha. Com bastante competência, aliás.

No primeiro episódio da séria, as tias de Sabrina (que administram um necrotério) recebem o corpo de um menino que foi esfaqueado até a morte. Ao olhar para o cadáver, a tia Zelda suspira:

É uma pena que eles querem um caixão aberto - faz muito tempo que não temos um "long pig".

A expressão original em inglês usada por ela ("long pig", que não tem tradução para português) é  um termo originalmente usado por canibais da Polinésia Francesa para se referirem à carne humana que devorariam, e é usado por psicopatas para descrever a carne humana como alimento. Portanto, Zelda queria comer o menino que recentemente fora assassinado. Realmente, este é um ótimo entretenimento para nossa juventude.

Em um episódio mais adiante, Zelda sonha em receber Satanás para o jantar. E ela prepara seu prato favorito: criança assada.

Zelda observa uma criança particularmente gordinha e macia.

Ela assa a criança. É possível ver a cabeça do garoto.
Essas pessoas são doentes.

No episódio de Dia de Ação de Graças, ficamos sabendo que a congregação de bruxas de Sabrina celebra um feriado diferente: “O Banquete dos Banquetes”. Neste dia, uma bruxa "sortuda" é sacrificada ritualisticamente e então é devorada pelo resto de sua congregação de bruxas.

"Espere ai, estamos falando realmente sobre canibalismo?"

Sim, Sabrina. Estamos falando seriamente sobre canibalismo

Ao longo deste episódio em especial, Sabrina se opõe a essa “prática bárbara” e tenta pará-la. E ela é bem-sucedida: a amiga de Sabrina não é comida. No entanto, na noite do banquete dos banquetes, as bruxas ficam com raiva e exigem sangue. Então, uma bruxa particularmente zelosa corta sua própria garganta e oferece seu próprio corpo à congregação de bruxas.

Como uma alcateia de Hienas, a congregação de bruxas devora a bruxa ainda crua.

No mesmo episódio, a Sra. Wardwell diz que ela geralmente "pede comida em casa" no Dia de Ação de Graças.

Quando o entregador chega à casa da sra. Wardwell, ela pede para ele trazer a pizza para dentro. É ai então que ela o mata e devora. Bem, ele mereceu isso. Quando ela o chamou para entrar ele ficou com um olhar presunçoso no rosto, do tipo “Eu estou muito a fim de transar com essa MILF”.


Profanação do cristianismo

Os rituais e os símbolos satânicos baseiam-se principalmente na inversão, corrupção e perversão dos rituais e símbolos do cristianismo. O Mundo Sombrio de Sabrina profana minuciosamente o cristianismo de muitas maneiras - usando de referências sutis à mais escancarada blasfêmia.

Os rituais da congregação de bruxas (incluindo o Banquete dos Banquetes) ocorrem em uma igreja na qual foram pintados um pentagrama invertido e as palavras “Nesta direção para o Inferno”. No interior da igreja, as cabeças das várias figuras religiosas encontram-se decepadas.

Em um episódio anterior, quando Sabrina faz perguntas sobre Satanás ao Sumo Sacerdote, sua tia intervém e diz:

Pai, perdoe-a, ela não sabe o que diz.

Esta frase é uma clara distorção da passagem em que Jesus clama “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” enquanto é crucificado.

Em outro episódio, a tia Zelda pede ao Sumo Sacerdote por “orientação espiritual” e por uma confissão satânica. Então, as coisas ficam ... inapropriadas para menores.

"Você me flagelará, e então eu a flagelarei".

A confissão se transforma em BDSM (popularmente chamado de sadomasoquismo). O Sumo Sacerdote então acrescenta: “Juntos, vamos sofrer em um requintado êxtase”.



A confissão é um rito na Igreja Católica. A série subverte isso em fetiche. Além disso, Jesus foi flagelado antes de carregar sua cruz.

Mais tarde, Sabrina tenta fazer coisas parecidas com as que Jesus fez. Quando Tommy, o irmão de seu namorado morre dentro das minas, Sabrina decide que ela deveria ressuscitá-lo - igual ao que Jesus fez por Lázaro, ressuscitando-o dos mortos. No entanto, o método de Sabrina envolve a mais negra das artes: a Necromancia.

Sabrina executa um feitiço de necromancia usando o Livro dos Mortos, onde um sacrifício de sangue é demandado. Sabrina, então, corta a garganta de uma de suas companheiras bruxas.

Depois do ritual, Tommy ressuscita e volta para sua casa. No entanto, algo estava terrivelmente errado: Tommy retornou dos mortos como um zumbi sem alma que tenta matar toda a sua família. No final, o namorado de Sabrina tem que atirar na cabeça do próprio irmão. Em resumo, toda aquela situação não passou de uma versão corrupta da ressurreição do próprio Jesus.

Sabrina também quer ressuscitar sua companheira bruxa que foi sacrificada durante o ritual. Para tanto, Sabrina a enterra em pequeno pedaço de terra, supostamente mágico, chamado de Poço de Caim.

O Poço de Caim identificado com uma cruz de cabeça para baixo.

De acordo com sua tia, Sabrina fica sabendo que o poço mágico é feito de “terra colhida do jardim de Caim, que havia sido encharcada com o sangue de seu irmão, Abel”.

Enquanto este pequeno diálogo pode passar desapercebido diante dos olhos dos telespectadores, ele na verdade possui um profundo significado espiritual. Eis aqui uma rápida recapitulação da história de Caim e Abel.

No livro bíblico de Gênesis (capítulo 4), Caim e Abel são os dois primeiros filhos de Adão e Eva. Caim, o primogênito, era agricultor, enquanto que seu irmão, Abel, era pastor. Os irmãos fizeram sacrifícios a Deus, cada um de seus próprios produtos, mas Deus favoreceu o sacrifício de Abel em vez do sacrifício de Caim. Caim, enfurecido, assassinou seu irmão Abel, recebendo de Deus a punição de ter uma vida errante. Caim então morou na terra de Node, onde fundou uma cidade e gerou uma linhagem de descendentes começando com seu filho Enoque.


Essa história bíblica também permite interpretar que a terra ficou amaldiçoada assim que o sangue de Abel bateu no chão (Gênesis 4:10 - Exclamou o SENHOR: “Que fizeste? Ouve! Da terra, o sangue do teu irmão clama a mim). É nessa terra amaldiçoada que a família de Sabrina ressuscita bruxas mortas. Círculos ocultistas percebem a si próprios como descendentes de Caim, que construiu uma cidade e constituiu uma linhagem por seus próprios meios, sem a ajuda de Deus.


Concluindo

Considerando a gravidade e a natureza perturbadora dos tópicos discutidos acima, é difícil acreditar que este artigo discorre a respeito de uma série de TV destinada ao público adolescente (possivelmente com telespectadores nas faixas pré-adolescente e infantil também). De inúmeras formas, O Mundo Sombrio de Sabrina é uma típica série de TV para adolescentes, feita sob medida para que eles se identifiquem com ela. No entanto, além desta narrativa básica centrada nos adolescentes, a série acrescenta uma espessa camada de mensagens subversivas destinadas a vender ao seu público ideias muito específicas.

Todos os tópicos discutidos acima (promover o satanismo, estabelecer a bruxaria como aliada do feminismo e do movimento LGBTQ, sexualizar menores e idade, glorificar o canibalismo e profanar o cristianismo) foram, durante anos, empurrados pela mídia de massa nas mais variadas formas. O Mundo Sombrio de Sabrina é mais uma dessas tentativas, onde a Netflix busca moldar a mente dos jovens no sentido de que simpatizem ou adotem esses valores, ideias, e atitudes.

Simplesmente, O Mundo Sombrio de Sabrina é um retrato da cultura popular contemporânea: trata-se de propaganda social misturada claramente com satanismo.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Essa serie é um exemplo para entendermos as formas como o Senhor das Trevas trabalha na vida das pessoas e para questionarmos as lacunas sobre o que a igreja nos escondem sobre Satanas e o inferno. Quem quiser que fale... Mas o comercco grita!!

    ResponderExcluir
  2. O que mais vão falar??
    Que a Netflix agora é uma ceita satânica e que instiga os jovens a servirem o demônio??Me poupe!!!
    Em momento nenhum colocaram a bruxaria como aliada do feminismo,apenas incluíram assuntos atuais que precisam ser discutidos em uma série teen!!!não estariam reclamando se fosse uma série preconceituosa.
    Só falta dizer que Harry Potter é do demônio ou que a Xuxa fez pacto com o diabo ai ai kkkkkkkj

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados e publicados o mais breve possível.