Banner topo

INFORMAÇÃO PERDIDA OU CENSURADA?


Estou passando por um novo período ativo neste blog após meses de inatividade. Os motivos não importam, e nem sei por quanto tempo vou me manter ativa escrevendo aqui. Mas hoje, revisando este blog e seus posts antigos, eu percebi algo e resolvi escrever rapidamente a respeito.

Percebi que haviam muitas postagens quebradas, sem imagem. Fui investigar.

Quando eu compartilhava um vídeo do Youtube nas postagens antigas, a imagem padrão do vídeo virava a imagem dos thumbs de chamada das postagens, e eu percebi que vários estavam quebrados. Olhando um a um, percebi que o problema é que os vídeos haviam sido apagados. Em vários casos, o próprio canal onde o vídeo estava hospedado havia sido apagado.

O mais assustador de tudo é que há vários indícios de que não se trata de reclamação de direitos autorais nem nada do tipo, mas sim de pura censura.

Diversos Youtubers reclamam de uma sistemática censura, com a exclusão de vídeos e não raramente canais e contas inteiras, além de desmonetização de vídeos. Vídeos com conteúdo político contrário ao gestor do serviço, assim como vídeos que falam sobre assuntos como saúde alternativa (inclusive denúncias à indústria farmacêutica e alimentícia) tem sido especialmente atacadas em nome de um suposto combate às fake news.

Não é necessário explicar o que vem ocorrendo no mundo e como os conglomerados de mídia atuam. Apenas me dá nojo e preocupação, porque nos últimos anos a velocidade e amplitude dessa censura tem escalado de maneira geométrica.

Postar um comentário

0 Comentários