Banner topo

TIMELINE DO CASO VARGINHA - QUID EST VERITAS?


O Caso Varginha é, de longe, o caso mais famoso da ufologia brasileira e quiça um dos mais famosos da ufologia mundial.

O site ETs&ETc publicou um vídeo muito bom sobre o caso, que trás uma timelime bastante completa relatando tudo o que ocorreu naquele começo de ano de 1996, com todos os fatos documentados que puderam ser checados.



O mais interessante sobre o caso Varginha é sua consistência: a história não pôde ser desmentida mesmo com o passar de 20 anos (apesar de todas as tentativas para tal), e todas as informações novas que foram surgindo no decorrer do tempo não eram contraditórias entre si e nem com as informações anteriores, pelo contrário, se encaixavam, tornando o quadro do caso mais e mais claro, de tal forma que atualmente existam poucas lacunas sobre o que ocorreu naquela ocasião.

É claro que os envolvidos oficiais (militares, policiais, médicos, universidades e outros) negarão sempre, seja porque a história realmente é falsa, seja porque é real e estão obviamente obrigados a manter segredo e a negar veementemente.

Como eu sempre defendo, provas evidenciais são incontestáveis e infelizmente não há nenhuma neste caso. Não há uma foto, um vídeo, um pedaço de metal, uma análise laboratorial, nada que sustente a alegação.

Em seu livro "A Desconstrução de um Mito", o principal ufólogo do caso, Ubirajara Rodrigues, faz uma "mea culpa" e deixa claro que ele mesmo não crê com 100% de certeza que de fato o caso Varginha seja sobre extra-terrestres, deixando a HPS (Hipótese Psico-Social) como uma explicação tão plausível quanto a HET (Hipótese Extra-Terrestre) justamente por falta de provas e evidencias físicas e incontestáveis.

Porém, do próprio ponto de vista psico-social, este caso é tão rico e as informações se encaixam tão bem, com provas testemunhais tão consistentes e não antagônicas, demonstrando a movimentação absurdamente estranha na cidade naquela ocasião e o testemunho de criaturas com descrições tão semelhantes em locais e situações, que é difícil imaginar que tudo seja fruto de histeria coletiva.

Não sei se um dia teremos alguma confirmação oficial sobre o caso Varginha, mas nos dias atuais, com toda essa ebulição social e o sentimento de anarquia se instaurando na sociedade, com a destruição da reputação dos órgãos de Estado, com o esfacelamento da confiança popular nas instituições ditas "públicas", não vejo porque devamos considerar como verdade apenas o que estes ditos órgãos "oficiais" assim declaram.

Se é notório e comprovado que tais órgãos mentem sistematicamente a fim de acobertar fatos e informações tão mundanas e obvias como casos de corrupção, por que afinal deveríamos pensar que não seria muito mais fácil e urgente a eles ocultar e negar informações tão mais complexas e perigosas, como a existência de seres alienígenas na Terra?

Pense bem: a verdade só é verdade se o Estado assim declara? "Quid est veritas?"

Postar um comentário

0 Comentários