Banner topo

OVNIs SOBRE A AUSTRÁLIA EM JUNHO DE 2016 + MITOLOGIA NATIVO-AUSTRALIANA



Neste mês de junho de 2016, na região de Menangle, que fica na região de Campbelltown, na Austrália, vídeos e fotos mostrando atividade ufológica com luzes brilhantes voando entre nuvens e se reunindo dentro de um outro objeto que parece ser uma nave mãe surgiram no canal do Section-51.

O vídeo, bastante impressionante, pode ser visto abaixo (não há confirmação se se trata de mais uma fraude ainda):



Mitos e lendas aborígenes (nativo-australianos) incorporam a ideia de "seres dos céus", sendo a entidade conhecida como "Wandjina" a mais interessante a ser destacada. Histórias sobre Wandjina tem sido preservadas na tradição oral deste povo há gerações, e representações dele estão presente em uma grande coleção de pinturas rupestres escavadas na região de Kimberley, no norte da Austrália.

As pinturas têm recebido todo o tipo de interpretação de estudiosos e entusiastas, indo desde interpretações baseadas em um sistema mitológico difundido e teoricamente embasado até teorias ingênuas de "antigos astronautas". No entanto, é fascinante ver que tribos de nativo-australianos representaram Wandjina como "o espírito na nuvem."

representação de Wandjina

Na verdade, o estilo original da pintura analisada mostra uma sequência lógica de figuras humanas mesclada a representação estilizadas de nuvens. Esta dualidade de forma antropomórfica e "nuvens" é muito difundida em culturas primitivas e encontra um paralelo interessante nos relatos bíblicos do  livro de Êxodo.

Embora esta linha de pensamento sugira seres superiores vindo dos céus que agem como catalisadores culturais para as sociedades primitivas, devemos salientar que fazer comparações baseadas em componentes mitológicos, apesar de ser um exercício instigante e emocionante, não passa de mera especulação.

Existem numerosos elementos do folclore nativo-australiano onde paralelos provocantes podem ser traçados com o fenômeno OVNI moderno. Argumentar que estímulos idênticos aos atuais podem ter ocorrido naquele povo naquela época pode ser algo tolo de se dizer, pois é impossível provar tal argumentação. Por outro lado, algumas afirmações mais prosaicas são muito mais prováveis. Mas algumas coisas devem ser levadas em conta para uma melhor analise.

Uma tribo nativo-australiana conhecida como "the Bad", que habita a região de West Kimberly, na Austrália Ocidental, reverencia "um ser supremo" chamado Djmar. Segundo a tradição oral desta tribo, ele se manifesta de uma forma altamente sugestiva, desembarcando de "algo" que deixa para trás rastros físicos de sua presença. É interessante notar no entanto que os nativo-australianos atribuem dimensões sobrenaturais a muitas coisas simples presentes em seu ambiente, e que tais "rastros físicos" poder não ser uma consequência da vinda de "algo" mas si que são eles próprios a origem do mito.

Por exemplo, os jovens iniciados da tribo são levados para uma região pedregosa próxima a um riacho onde existem estranhos buracos que os antigos lhes dizem ter sido formados pelo impacto da queda do "Bullroarer" de Djmar. Teria ele causado o buraco ou os buracos sugeriram a criação de uma história que os explicasse dentro de um contexto mitológico criado na pré-história?

diagrama de alguém usando um Bullroarer (ou Tjurunga)

Na tradição indígena, o som do "Bullroarer" - um ruído do vento que ruge - simboliza a aproximação de Djmar. As histórias originais indicam que o bullroarer de Djmar (ou "galuguru") é a representação do próprio Djmar.

De acordo com o antropologista E. A. Worms em sua obra de 1950 chamada "Djmar, the Creator" na página 643: "Os anciões transmitiam aos jovens a terrível força do Tjurunga de Djmar mostrando a eles a calvície das colinas circundantes e os danos às árvores alegando que tudo era devido a Djmar ter girado seu Bullroarer e quebrado com ele as rochas na costa do mar".

Após a manifestação de Djmar, que deixou pra trás todos estes danos à terra, o ser supremo subiu mais uma vez aos céu com a sua Tjurunga. Tais contos, cujas origens estão perdidas na pré-história nativo-australiana, estão cheias de semelhanças emocionantes com o que classificamos como "fenômeno OVNI", mas interpretações que tentam aproximar ambos são na verdade meros desvios do verdadeiro significado destas histórias do folclore nativo-australiano.

De acordo com a tradição oral da tribo Bundjalung, Salty Lagoon, um local que fica ao norte do Parque Nacional de Broadwater, perto Evans Head, na costa norte de NSW, foi o lar de um ser ancestral feminino chamado Gaungan.

Descrita como "alta e magra, com cabelos longos e esvoaçantes, belas mãos e unhas compridas", ela foi descrita como "uma luz que brilha" quando ela se mudou de lugar. As lendas indicam que ela tentava seduzir os homens para entrarem no mar ou na lagoa (algo parecido com a Sereia ou a brasileira Iara) e ainda dizem que ela voou de Woodenbong, desembarcando em uma praia perto de Salty Lagoon, transformando-se em uma rocha preta.

Voltando ao assunto sobre OVNIs de fato, mais recentemente foram publicados na Internet alguns relatos sobre avistamentos de OVNIs e de um possível disco voador pairando nos céus obre New South Wales na Austrália. Isso aconteceu em 18 de maio de 2016 em torno 17:00 e de acordo com a testemunha, este objeto ficou no céu por mais de 40 minutos.


Ou seja, a casuística ufológica na Austrália é bastante rica, assim como na maior parte do mundo.
  1. Este artigo é uma livre tradução do artigo original em http://www.section51-ufo.com/2016/06/ufo-sightings-reported-in-the-sky-of-australia-june-2016.html
  2. Este por sua vez fez referencia ao seguinte artigo (em inglês).

Postar um comentário

0 Comentários