Banner topo

SNOWDEN, CRIPTOGRAFIA E ALIENÍGENAS



Há alguns dias Edrward Snowden afirmou em entrevista que o motivo do porque a humanidade não foi capaz de encontrar sinais de inteligência vindos do espaço é porque as civilizações alienígenas usam criptografia em sua comunicação, uma vez que, segundo ele supõe, o período a que uma civilização se permitiria usar "sinais em texto claro" (sem criptografia alguma) seria muito curto. Pouco tempo se passaria entre a descoberta das tecnologias mais arcaicas para transmissão de informação e a percepção do risco de não usar criptografia arcaica para protegê-la. Tanto a tecnologia de propagação de informação quanto as técnicas de criptografia avançariam exponencialmente pelo decorrer do tempo.

Além da possibilidade de que tais civilizações, se existirem, usem outros meios que não os conhecidos por nós para a propagação da informação (por exemplo espectros de radiação desconhecidos ou até mesmo espaços pan-dimensionais) há a possibilidade de que usem uma criptografia tão imensamente avançada que ela se mascare na própria radiação de fundo da galáxia, permanecendo indetectável para nós por muitos e muitos anos ainda.

De fato faz todo sentido do Universo. Se você se preocupa em manter o anonimato de suas informações bancárias aqui mesmo na Terra a fim de evitar problemas, imagine então alienígenas pensando na possibilidade de que qualquer outra civilização (conhecida ou desconhecida) possa interceptar suas comunicações.

Postar um comentário

1 Comentários

Todos os comentários serão moderados e publicados o mais breve possível.