Banner topo

JFK CONTRA SOCIEDADES SECRETAS E ATOS SECRETOS DO GOVERNO

O assassinato de John F. Kennedy é um dos maiores mistérios da história moderna mundial, mas o discurso abaixo, proferido por ele menos de 1 mês antes de sua morte, é tido por muitos como a derradeira motivação.

Kennedy declara neste discurso o perigo que os EUA corriam diante de uma conspiração de escala global, que visavam dentre tantas coisas instaurar no governo aquilo que nos dias atuais é praxe: segredos. Ele fala abertamente sobre sociedades secretas, sobre o fim da liberdade sem que as pessoas se deem conta ao serem suprimidas de informação - e daí que a imprensa é protegida pela primeira emenda.

Segundo ele, os segredos, sob a justificativa da segurança e da estabilidade da sociedade e da nação não podiam ser usados por qualquer sistema verdadeiramente republicano, pois da plena divulgação da verdade surgiriam as divergências, e era nas divergências que a política seria exercida, e a sociedade dialogaria e com isso cresceria. Além do mais, os segredos eram perigosos demais, e sua adoção sistematizada era mais danosa do que qualquer dano causado pela divulgação da verdade.

Sua posição era impedir que isso viesse a ocorrer nos EUA durante seu governo. Veja o discurso abaixo.


Postar um comentário

0 Comentários