Banner topo

MANIPULAÇÃO DE OPINIÃO

Livros aprovados pelo MEC criticam FHC e elogiam Lula
fonte: folha/UOL


Os livros didáticos aprovados pelo MEC (Ministério da Educação) para alunos do ensino fundamental trazem críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e elogios à gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informam Luiza Bandeira e Rodrigo Vizeu na edição de hoje da Folha. A íntegra da reportagem está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL.

Exemplo disso é o livro "História e Vida Integrada", que enumera problemas do governo FHC (1995-2002), como crise cambial e apagão, e traz críticas às privatizações. Do outro lado, a respeito de Lula, a publicação cita a "festa popular" da posse e diz que o petista "inovou no estilo de governar" ao criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O Ministério da Educação não comentou o tratamento dado a FHC e Lula nos livros.

Veja só como a manipulação é uma coisa nojenta, ainda mais quando é na escola e com nossas crianças. Isso é lavagem cerebral aplicada diretamente nas escolas! Os professores, que infelizmente são petistas em sua maioria, deviam dar ouvidos a sua consciência e explicar a verdade para seus alunos como compromisso com o futuro delas e da sociedade na qual elas estarão inseridas. Explicar que muitas vezes os livros falam a verdade mas que neste caso o livro conta meias verdades descaradamente com a finalidade de manipular o que eles pensam.

Os fatos citados a respeito do governo FHC são reais, mas a crítica às privatizações simplesmente não deviam estar em um livro de história porque o conceito de que as privatizações foram algo ruim ainda é muito polêmico e divide muitas opiniões, tendo muita gente vendo nelas um bem enorme para a sociedade, e outros, um mal terrível. Ou seja, o livro foi tendencioso. Se você for adepto do Estado mínimo como eu achará a privatizações um avanço imenso, mas se for a favor do aparelhamento do Estado como o governo atual é, achará terrível. E eu nem vou entrar nos meandros sobre qual visão é a melhor. Isso não interessa neste post.

Da mesma forma, o que o livro fala a respeito do governo Lula também não é mentira, mas porque enquanto se fala das coisas ruins de um, se fala das coisas boas do outro? Cadê a citação à corrupção imensa do mensalão por exemplo, sem citar o aproveitamento populista e eleitoreiro de programas sociais, da censura velada, da patrulha ideológica, da truculência política?

Estas crianças vão aprender de uma forma bastante estúpida e manipulada que o governo de oposição (direita, se é que se pode chamar mesmo de direita) é ruim e maléfico, e o de situação (esquerda) é bom e justo, o que é uma mentira que trará consequencias devastadoras para o futuro do país.

Todos os governos tiveram algumas coisas boas e muitas ruins. Os livros didáticos não precisam emitir opiniões sobre isso, apenas fatos. E fatos equilibrados, coisa que este livro não apresenta.

Postar um comentário

0 Comentários