Banner topo

HOLE PUNCH CLOUDS

Em decorrência dos relatos mais constantes deste tipo de fenômeno atmosférico (um na Rússia e outro na Romênia) resolvi colocar uma pequena matéria a respeito.

Hole Punch Cloud: a “não-nuvem”.
Fonte: http://weatherthings.com/holepunch.html
Tradução: Dogma Cooler


“Hole Punch Cloud” (ou “Furo de Nuvem”em tradução livre) é um nome não técnico dado a uma nuvem formada pela passagem de uma aeronave que consequente dissipa a integridade do vapor condensado, gerando o aspecto de um círculo ou furo. Ao invés de se estender como uma linha, as “Hole-Puch” aparecem como buracos circulares ou ovais, ou como meras camadas mais finas em nuvens de água super gelada que congelam causando o “furo”.

Elas não são incomuns e costumam surgir nas camadas de altocumulus ou cirrocumulus quando as mesmas são atravessadas por jatos. O que é raro neste fenômeno é que ele se manifeste como um círculo perfeito que persista por um longo período de tempo observável.

Em 11 de dezembro de 2003 foi exatamente isso que aconteceu ao longo da costa central do golfo do México. Um notável “Hole-Punch” de formato circular e persistente se formou ao longo de Mobile, Alabama na hora do almoço. Muitas pessoas curiosas fotografaram-na. O evento foi debatido e noticiado na localidade por todo o dia.

No site wkrg.com na seção Educação Meteorologica você encontrará um artigo sobre as “Hole Punch”. Verifique também o site do escritório móvel do Serviço Nacional de Meteorologia para um extenso artigo com links e quadros sinópticos do dia. Imagens MODIS da Universidade de Wisconsin também podem lhe dar uma melhor perspectiva do fenômeno.

As “Hole Punch Clouds” não são novas. Elas tem sido vistas ao redor do mundo e mais imagens delas podem ser vistas no website Project Atmosphere Australia.

Postar um comentário

0 Comentários