Banner topo

2012

Tem muita gente falando sobre os grandes eventos que ocorrerão no mundo em 2012. Tem gente falando alinhamento do Sol com o centro da galáxia, sobre a mudança do campo magnético terrestre, sobre a vinda de um cometa, etc. E tem gente que diz que este é o motivo do porque os alienígenas visitam a Terra: estão aqui para nos salvar ou então apenas para observar o fim de toda uma espécie.

Não existe de fato nenhuma indicação científica de que algo desta magnitude venha a acontecer em um espaço curto de tempo. O que existem são variações em nosso meio-ambiente cujos mecanismos ainda estamos tentando compreender. Nada além disso. O resto é puro sensacionalismo de pessoas que na verdade gostariam que o mundo virasse de cabeça para baixo em breve, e que se utilizam de textos e histórias antigas tratando-as como profecias que se aplicam ao nosso tempo.

Não sei se você se lembra da virada do milênio, entre os anos 2000 e 2001. Não faz muito tempo, mas muita gente se esqueceu de que havia uma história muito forte também de que o mundo acabaria. Na verdade essa parece ser uma história recorrente no imaginário humano, fruto de uma catástrofe global que ocorreu em nossa pré-história e que foi descrita em muitos textos antigos, sendo a mais conhecida provavelmente a Bíblia, na história de Noé e sua família.

Outra coisa a se levar em conta neste sensacionalismo é uma coisa chamada de “pós-visão”. A pós-visão é o inverso da pré-visão (ou simplesmente previsão). Na previsão você decifra sinais que indicam uma condição futura. Na pós visão você vê um evento e busca em fontes do passado indícios para aquele acontecimento.

Foi o que fizeram com o atentado das Torres Gêmeas, com o aquecimento global e com outras ocorrências importantes no mundo. Utilizaram-se da pós-visão para dizer que tais eventos estavam sendo previstos desde o passado, e que tais fontes, estando provado que eram fidedignas, deviam ser levadas em consideração nas outras previsões que fizeram e que ainda não ocorreram. Mas isso é meramente uma falácia.

Por exemplo: existe um estudo realizado no pentateuco que ganhou o nome de “O Código da Bíblia”. Utilizando-se uma fórmula matemática de computador os pesquisadores fizeram várias pós-visões sobre eventos históricos passados e futuros. Porém as mesmas previsões e pós-visões foram obtidas com outros livros, como “Mob Dick” e “Guerra e Paz”. Isso demonstra que as previsões são meras casualidades neste caso, e que em todos os demais é fácil para a mente humana encontrar indícios de previsões sobre eventos.

Outro exemplo mais simples: você está na casa da pessoa que ama, e ao ir embora esta pessoa te abraça e pede para que você fique. Você diz que tem que ir e, no meio do caminho, sofre um acidente. Você pode então pensar: ao pedir que eu ficasse ela teve uma premonição! Mas você não pensa que esta pessoa sempre pede para você ficar, e que nas outras centenas de vezes nada ocorreu. Estatísticamente uma hora ela acertaria, mas isso não significa que ela sabia que algo lhe aconteceria. na verdade seu cérebro é quem estabeleceu esta ligação, porque somos criados para encontrarmos este tipo de conexão. Nossos cérebros não suportam o caos, então tentam organizar o mundo o tempo todo, ou melhor, traduzí-lo para nós de uma forma organizada, o que muitas vezes criam ilusões como esta.

O que quero dizer é que eu duvido muitíssimo que algo realmente fantástico ocorra em 2012, a não ser as olimpíadas em Londres.

O que eu acho é que o ser humano vive cansado de si mesmo e de seu mundo, e não tendo motivação ou energia para mudá-lo, acha que seria mais fácil que ele simplesmente acabasse. Mas não vai acabar, pelo menos não tão cedo. Ainda vamos amargar muito tempo por aqui, e não entender que sofremos pelos nossos próprios atos é nossa maior falha. Porque tanto o bem quanto o mal que assolam nossa coletividade partes de nós mesmos.

Maias, egípcios e outras povos antigos sempre são citados como fontes de que em 21/12/2012 algo terrível ocorrerá e mudará o mundo e a humanidade para sempre. Tudo está na verdade baseado mais no fato de que o calendário Maia termina nesta data. Mas se você parar para pensar, vai entender que o calendário deve terminar nesta data porque a partir dela poderá se utilizar o mesmo calendário a partir do início, como um calendário fixo. Usamos isso em nossas agendas atualmente, não? Porque eles não poderiam reutilizar seus calendários astronômicos dento de ciclos idênticos, regidos astronomicamente? Que um novo ciclo astronômico começará é fato, mas isso não quer dizer que as mudanças radicais que citam por ai vão de fato ocorrer.

Bem, no natal de 2012 veremos...

Postar um comentário

0 Comentários