Banner topo

SINAL EXTRATERRESTRE OU APENAS SENSACIONALISMO?


Eu não pretendia escrever nada a respeito dessa notícia porque não acho relevante para este blog. É um assunto muito relevante no âmbito científico, é claro, mas não é elevante para a ufologia. Porém, como o assunto tem ficado nos "trending topics" ligados a ufologia por alguns dias, creio não ter muita opção a não ser comentar algo.

A "versão básica" da notícia é a de que um gigantesco radiotelescópio russo, em alguma região do Caucaso, detectou a emissão de um "misterioso" sinal de rádio original de algum lugar do espaço que aparentemente remete a uma estrela parecida com o Sol, locada na constelação de Hércules, estando a exatos 94.4 anos-luz da Terra - o que significa que o sinal estaria viajando pelo espaço desde 1922.

Há notícias dizendo que "especialistas" calculam uma probabilidade de apenas 0,02% de que o sinal seja aleatório (ou seja, batem na tecla de que há chances de 99,98% de que seja um sinal artificial oriundo de uma inteligência alienígena). Há outras notícias que dizem que um cientista russo calculou que a energia necessária para enviar o sinal seria equivalente a toda aquela produzida por todo o planeta Terra. Enfim, há diversas notícias que vão enriquecendo a "mitologia" do caso.

Trata-se de algo semelhante ao caso do "sinal wow!", onde o astrônomo Jerry Ehman, em 15 de agosto de 1977, em seu trabalho de monitoramento de um radiotelescópio do projeto SETI nos EUA detectou e analisou um sinal de 72 segundos de duração originado de um agrupamento de estrelas chamada "Chi Sagittarii".


A questão é que tanto o caso de 1977 quando este atual não tem, de forma alguma, qualquer confirmação de sua origem alienígena. Na verdade, há fortes indícios de que o sinal tem uma explicação bastante simples e monótona: é terrestre.

Eu não gosto muito do "The Guardian" porque é parte de conglomerados de mídia bastante duvidosos do ponto de vista político e social. Mas este artigo deles sobre o assunto exemplifica muito bem a possível origem do sinal, que pode ser aplicada ao caso de 1977 também. Campos gravitacionais geram fenômenos muito estranhos em diversos espectros de radiação.

Outra possibilidade é um efeito descrito e previsto pela Teoria da Relatividade quanto a distorção que campos magnéticos e gravitacionais provocam no espectro luminoso causando comportamentos anômalos na luz e gerando distorções fantásticas no que um dado observador vê, que pode muito bem se aplicar também às ondas de rádio, causando leituras que fogem ao "esperado", gerando interpretações fantásticas como essa.

Enfim, como eu disse no início, não achava um assunto relevante para o foco deste blog, mas ai está o que descobri.

Postar um comentário

0 Comentários