Banner topo

CASOS FALSOS


Não desejo prestar nenhum tipo de desserviço à comunidade ufológica ou a seriedade do assunto e dos investigadores que nele trabalham. Eu, pessoalmente, enxergo evidências suficientes no sentido de racionalizar que OVNI's são reais (mesmo que eu não saiba o que exatamente eles são) e que seres alienígenas entre nós, aqui na Terra, são uma possibilidade considerável.

Mas, há muito tempo, eu constatei que eventos ufológicos são - infelizmente - falsos em sua absoluta maioria. Esse é um dos motivos do porque este blog não tem tantas publicações: publico apenas posts sobre casos onde eu tenha uma duvida considerável sobre sua falsidade, e casos mais óbvios (onde a falsidade do caso ou o erro de interpretação que o elencou como "ufológico" é extremamente obvio para mim) eu simplesmente ignoro e não publico nada.

Mas, as vezes, temos que falar daqueles que são falsos por dois motivos:

  1. Para explicar que são falsos (pois muitos sites "requentam" notícias antigas e novos incautos são enganados);
  2. Para servir de exemplo e base para futuras análises.
Esses dias mesmo, vi um vídeo novo e fantástico de um OVNI sobrevoando uma região com árvores, que notei imediatamente usar os mesmos "patterns" de árvores daquele famoso vídeo viral de OVNI's sobrevoando o Haiti em 2007. Até a cor dos céus era parecida.

Esse novo vídeo, portanto, é apenas mais um vídeo 3D feito por alguém, quem sabe, até pela mesma pessoa de 2007. Quem viu o vídeo antigo imediatamente pôde identificá-lo como falso.

Por isso conhecer casos ufológicos é importante para quem se interessa pelo assunto e pretende fazer qualquer tipo de análise, mesmo que informal. E por isso é importante conhecer os casos falsos: para estabelecer correlações e comparações.

É claro que um trabalho de investigação é muito mais complexo do que isso, mas ao menos, com tal postura, a pessoa poderá ter uma opinião mais embasada e realista. E embasamento e realismo são urgentes ao meio ufológico.

Os propósitos que levam as pessoas a produzirem fotos, vídeos e relatos falsos é bastante diversificado. Variam de pessoas mentalmente instáveis à elaborados esquemas de desinformação e alienação das massas criados por governos e "think tanks", passando é claro pela grande maioria, que é a de pessoas que simplesmente observam algo natural e devido a falta de conhecimento (e em alguns casos um pouco de má fé) os interpretam como sobrenatural de alguma forma. Há ainda muitos que querem simplesmente chamar a atenção, serem especiais, ou que querem ganhar alguma fama e dinheiro (vendendo vídeos e fotos para canais de televisão e revistas, que por sua vez publicam e veiculam tal conteúdo simplesmente porque ele é polêmico e dá uma grande audiência, aumentando as cotas de publicidade e com isso ganhando dinheiro também).

Tendo em vista isso, estou inaugurando um novo marcador neste blog chamado "CASOS FALSOS" onde pretendo agrupar casos notoriamente falsos e que sejam relevantes dentro do ponto de vista que mencionei acima.

Espero ser útil a você, leitor deste blog.

Postar um comentário

0 Comentários