Banner topo

PARTES DO DNA HUMANO NÃO VIERAM DE NOSSOS ANCESTRAIS


Seres humanos tem genes "alienígenas" que não foram herdados de seus ancestrais, como alguns pesquisadores descobriram. Partes do nosso DNA não podem ser rastreados em nenhum de nossos ancestrais conhecidos.

Uma pesquisa que demonstrou que a espécie humana  tem o que parecem ser "genes alienígenas" - que não nos foram transmitidos por nenhum de nossos ancestrais conhecidos - propõe que estes genes tenham sido herdados em um passado muito distante, quando diferentes organismos (micro-organismos) coabitavam o mesmo meio-ambiente que nossos antepassados. Este achado desafia o paradigma da evolução animal baseada na transmissão de genes passados apenas de forma direta pelas linhagens ancestrais.

O estudo foi publicado no periódico científico "Genome Biology" e é focado na transferência horizontal de genes — entre organismos que vivem ao mesmo tempo no mesmo meio-ambiente.

Os autores do estudo desafiam firmemente a visão tradicional da evolução baseada na transmissão de genes apenas da forma vertical, sugerindo que em pelo menos algumas linhagens esse processo ainda está em curso.

A transferência de genes entre organismos vivos coabitando o mesmo ambiente ao mesmo tempo é chamada de transferência horizontal de genes (ou Horizontal Gene Transfer - HGT). Esse processo é bem conhecido em organismos unicelulares e é um processo extremamente importante que explica por exemplo como bactérias conseguem adquirir resistência a antibióticos tão rapidamente.

"Este é o primeiro estudo a demonstrar o quão amplo pode ser o HGT em animais, incluindo humanos, dado origem a dezenas de centenas de 'genes estrangeiros'" disse o autor principal, Alastair Crisp, da Universidade de Cambridge.

"Surpreendentemente, longe de ser uma ocorrência rara, parece que o HGT vem contribuindo para a evolução de muitos, talvez até de todos os animais, e o processo continua a ocorrer, o que significa que nós devamos reavaliar tudo o que achamos que sabemos sobre a evolução".

Crê-se que o HGT desempenha um papel importante na evolução de algumas espécies e animais, incluindo vermes nematoides que adquiriram genes de outros micro-organismos e plantas, e até mesmo besouros que pesquisadores creem ter adquirido genes de bactérias que lhes permite produzir enzimas para a digestão de grãos de café.

De qualquer forma, é altamente questionável e debatível a afirmação de que o HGT ocorre em animais mais complexos, como por exemplo, humanos.

No novo estudo, os pesquisadores foram capazes de confirmar que cerca de 17 genes que previamente acreditavam ter sido transmitidos de forma horizontal de fato o eram, e listaram cerca de outros 128 "genes alienígenas" que não haviam sido vistos anteriormente.

Curiosamente, em outro estudo, o Dr. Eugene M. McCarthy afirma que o Homo Sapiens é resultado de hibridização. O Dr. McCarthy afirma que, ao mesmo tempo em que os seres humanos tem grandes similaridades com os primatas, também tem uma grande quantidade de características que não são vistas em nenhum deles.

Essa teoria revolucionária mudará muitas coisas na comunidade científica, e forçará os estudiosos da área a repensarem a própria origem da vida de uma forma totalmente diferente.

Em declarações interessantes, o ganhador do Nobel e pesquisador do DNA, Francis Crick, acreditava que um sistema tão intrincado e elaborado (o DNA) não podia ser o resultado de um processo natural de evolução, e que "algo" a mais havia por trás disso tudo.

Crick acreditava que a vida na Terra havia sido semeada por uma "panspermia direcionada". Ou seja: sua revolucionária e controversa teoria era a de que uma espécie alienígena, encarando provavelmente a sua própria destruição, desejou preservar a essência da vida e suas espécies, e decidiu enviá-las à Terra por meio de alguma espaçonave. Ele defende isso pois a teoria de micro-organismos a bordo de um meteoro não parece ser possível, já que uma rocha flutuando no espaço ficaria exposta a radiação por longos períodos de tempo, matando qualquer forma de vida.


Ambas as teorias acima sugerem apenas uma coisa: temos muito o que descobrir sobre a maioria dos aspectos que fazem de nós o que somos, e ainda temos muito conhecimento a adquirir para compreender os mistérios da vida.

Nota deste blog: seria este artigo algo planejado para ajudar na aceitação de transgênicos? Notaram que o estudo afirma que todos os organismos são de certa forma transgênicos e que portanto a histeria em torno de alimentos que recebem genes de forma horizontal não faz sentido já que nós mesmos somos organismos transgênicos por receber genes de forma horizontal de outros organismos?

Livre tradução do artigo em www.ancient-code.com

Postar um comentário

0 Comentários