Banner topo

CONSTATAÇÃO DE PADRÕES: TENDÊNCIA CEREBRAL?

Neste interessantíssimo e polêmico vídeo do TED, Michael Shermer (psicologo e fundador da revista Skeptic Magazine) nos apresenta pesquisas e estudos que demonstram como e porque nossas mentes são levadas a encontrar padrões que acabam por ditar nosso comportamento, ações e crenças, sejam tais padrões verdadeiros ou apenas fruto de um complexo processo mental natural o qual não temos como controlar, tais como o fenômeno da pareidolia dentre tantos outros.




Interessante notar como isso pode se aplicar ao fenômeno OVNI, e como a exposição à cultura ufológica criada a partir dos anos 1940 (abduções, seres cincentos de grandes olhos negros, discos voadores, etc) pode servir como matéria prima neste processo mental de criar padrões diante de situações pobres em informação ou anormais ao indivíduo, o que por sua vez explicaria de forma natural a maioria das alegações de avistamentos e contatos imediatos.

O mesmo se aplica, segundo Michael, à fé (o que me incomoda bastante, por ter minha crença religiosa).

Isso é algo que foi bastante trabalhado no livro "Reflexões sobre uma Mitopoética" de Carlos Reis, onde a hipótese psico-social é usada para explicar o fenômeno OVNI, a religião e o sobrenatural de uma forma geral como sendo uma mitologia, ou uma necessidade orgânica da mente em acreditar em panoramas criados mental e psicologicamente com base em poucos detalhes factíveis.

Como sempre tento colocar neste blog, não afirmo e nem nego. Apenas observo pela maior quantidade possível de pontos de vista diferentes.

Postar um comentário

0 Comentários